Qual o fonema da palavra hora?

Perguntado por: uferrari . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

Por exemplo, a palavra hora possui 4 letras (h/o/r/a), porém como não falamos o h, ela possui apenas 3 fonemas (ho/r/a/).

O que é fonema? Trata-se dos sons produzidos pelos falantes, os quais se articulam e formam as palavras. Eles representam as menores unidades sonoras que formam as palavras de uma língua. Os fonemas são os sons produzidos pelos falantes e representam as unidades sonoras que formam as palavras de uma língua.

1) Dadas as palavras, abaixo, escreva quantos fonemas e letras elas têm: Exemplos: a) travesseiro: t/r/a/v/e/s/s/e/i/r/o = 11 letras t/r/á/v/i/s/ê/i/r/u = 10 fonema b) amendoim: a/m/a/r/e/l/o = 7 letras a/m/a/r/e/l/u = 7 fonemas c) malhar: m/a/l/h/a/r = 6 letras m/á/l/i/á = 5 fonemas d) Filha: e) Molho: f) Guerra: g) ...

O fonema é uma unidade sonora da fala. A união de fonemas forma o som da sílaba e, por conseguinte, da palavra. Por exemplo, o termo “rato” é composto de duas sílabas (ra-to) e quatro fonemas ou unidades mínimas: /R/, /a/, /t/, /o/.

Os fonemas da Língua Portuguesa classificam-se em vogais, semivogais e consoantes.

O h é a única letra do alfabeto português sem valor fonético, ou seja, sem som. A consoante h pode aparecer no início, no meio ou no fim das palavras.

Os fonemas são as unidades sonoras que compõem o discurso ou a fala e são representados entre barras oblíquas (//). As letras, por sua vez, são os sinais gráficos que tornam possível a escrita. Juntas de forma ordenada, as letras constituem o alfabeto.

(E) manhã ( ) 7 letras, 7 fonemas.

Representam sons e sinais gráficos
Cada uma possui uma definição: enquanto o fonema é o som em si mesmo, a letra é a representação gráfica desse som.

A língua portuguesa tem 12 fonemas vocálicos e 19 fonemas consonantais.

pipoca – pi – po – ca (emissão de três fonemas sequenciais que estão ligados a vogais);

- Queijo: 6 letras e 5 fonemas, já que o “qu” tem um úni- co som.

Como você viu, na palavra 'HOJE', a quantidade de letras (4) não é a mesma de sons/fonemas (3), pois a letra 'H' sozinha não representa nenhum som/fonema. Na palavra 'AXILA', o número de letras (5) não é igual ao número de fonemas (6).

- Nascimento: 10 letras e 8 fonemas. O que acontece aqui são duas particularidades. O som “sc” é apenas um e o “en” também. Uma das primeiras lições que temos na escola é sobre as sílabas tônicas.

Na palavra “sapato”, temos: letras: s, a, p, a, t, o. fonemas: /s/, /a/, /p/, /a/, /t/, /o/

a) A palavra "aqui" tem um ditongo crescente, quatro letras e três fonemas.

O m, n, em determinadas palavras, não representam fonemas. Isso porque elas apenas indicam a nasalização das vogais que vem antes delas. Como exemplo, temos as palavras bomba e nunca. O h, quando aparece no início palavras, também não representa um fonema, pois não o pronunciamos.

O fonema /x/ pode ser representado pelo grafema x, ou pelo dígrafo ch. Veja os exemplos: Xícara, xarope, xereta.

Na palavra “vida”, por exemplo, há 04 letras /v/i/d/a/ e quatro fonemas.

Na língua escrita, representamos os fonemas por meio de sinais chamados letras. Portanto, letra é a representação gráfica do fonema. Na palavra sapo, por exemplo, a letra s representa o fonema /s/ (lê-se sê); já na palavra brasa, a letra s representa o fonema /z/ (lê-se zê).