Qual o grande risco do capital especulativo?

Perguntado por: aescobar5 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Ao atingir um ponto auge, pode levar a uma quebra, o que podemos entender como o estouro da bolha especulativa. Isso significa que haverá a desvalorização repentina de valores dos ativos e isso trará consequências para a economia como um todo.

O capital especulativo é aquele utilizado exclusivamente para operações de especulações. Ou seja, aquelas em que o investidor acredita que ocorrerá um movimento no mercado.

A atividade especulativa é por natureza uma atividade com risco, na medida em que estão normalmente em causa previsões relativamente à evolução de preços. Neste contexto, as operações especulativas servem como contrapartida em operações de cobertura de risco levadas a cabo por outros.

O capital especulativo está ligado e restrito a operações do mercado financeiro. Ou seja, ele não pode ser materializado na economia real e possui uma rentabilidade a curto prazo.

Os países emergentes não atraem capital especulativo porque adotam juros baixos, a economia é instável e a legislação proíbe remessas de capitais para outros países.

O capital- -produtivo (p) é constituído por meios de produção e força de trabalho.

O capitalismo financeiro, ou monopolista, tem como objetivo a obtenção de lucro por meio dos ativos financeiros, investimentos e especulação. Caracteriza-se pela integração entre as grandes empresas e o mercado financeiro, com a maior atuação dos bancos e das bolsas de valores.

Capital financeiro é soma da reserva de capital, que se refere ao dinheiro armazenado, com o capital produtivo, que são os investimentos, ações, força de trabalho e outros.

A especulação financeira é um tipo de investimento que busca lucrar com as flutuações dos preços dos ativos, como ações, moedas ou commodities. Os especuladores geralmente compram ativos quando eles estão subvalorizados e vendem quando os preços estão em alta.

Significado de Especulativo
Em que há especulação, pressuposição: câmbio especulativo. Curioso; que está sempre buscando aprender ou conhecer algo: mente especulativa. Que tira proveito de algo ou de alguém para obter grandes lucros ou vantagens pessoais: acordo especulativo.

Especular x investir: veja as diferenças
De forma geral, podemos dizer que investir significa aplicar o dinheiro em um projeto com potencial de crescimento com a expectativa de um retorno futuro enquanto o objetivo da especulação é um resultado de curtíssimo prazo.

A especulação pode ser definida como o ato de negociar um ativo ou realizar uma transação com o objetivo de lucrar no curto prazo com as variações de preços. Por exemplo, alguém que especula na posição comprada, espera que o ativo se valorize. E o oposto ocorre em uma posição vendida.

Em poucas palavras, especular significa buscar os maiores rendimentos possíveis em um curto espaço de tempo, diante de um alto risco.

O ambiente de atuação de um especulador financeiro é a Bolsa de Valores. Neste ambiente, é possível especular a variação de preços de vários ativos, como ações de empresas, contratos futuros de commodities, minicontratos de moeda e de índice.

De forma resumida, o mecanismo da Bolsa de Valores funciona assim: as empresas emitem as ações para atrair investidores, essas ações são negociadas dentro do ambiente da B3, as corretoras fazem a intermediação entre empresas e investidores que compram e vendem os ativos para lucrar com os resultados obtidos.