Qual o hábito de leitura dos jovens brasileiros?

Perguntado por: udias . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Relatório Jovens na Ibero-América 2021: 67% dos jovens brasileiros afirmam gostar de ler, mas leem apenas dois livros em média por ano. Foi divulgado em 22 de setembro o Relatório Jovens na Ibero-América 2021, produzido pelo Observatório da Juventude na Ibero-América e promovido pela Fundação SM.

A Bíblia Sagrada continua sendo a obra mais lida, sendo considerada uma categoria à parte e incluída no gênero "Religioso", com 42% da preferência. Na sequência, aparecem os livros religiosos, contos e romances, cada qual com 22%.

"Os jovens estão desenvolvendo uma impaciência cognitiva que não favorece a leitura crítica. Deixamos de estar profundamente engajados no que estamos lendo, o que torna mais improvável que sejamos transportados para um entendimento real dos sentimentos e pensamentos de outra pessoa", pontua.

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil indica a falta de domínio da habilidade de leitura como um dos principais desafios para a formação de leitores. “Não ter paciência para ler” e “ler muito devagar” estão entre as principais dificuldades apontadas, citadas por 24% e 20% dos entrevistados, respectivamente.

Crianças representam 23% da população geral e costumam ler diariamente. A última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil revelou que 31% dos brasileiros nunca compraram um livro e quase metade da população não tem o hábito de ler.

Os jovens não leem, principalmente porque não são estimulados. Esse hábito deve vir, em primeiro lugar, de casa. Pais que tem o hábito de ler estimulam seus filhos, e isso passa de geração para geração. O avanço da tecnologia também contribui para que o número de leitores caia cada vez mais.

O desinteresse pela leitura pode ter origem na pré-escola ou momento da alfabetização e, pode estar atrelado em grande parte, ao tipo de literatura que é oferecido às crianças, não considerando o seu interesse, contexto e a faixa etária, tornando assim o primeiro contato com o livro “pouco prazeroso”.

Romance

Romance é o gênero mais lido pelos brasileiros durante a pandemia. A quarentena está fazendo as pessoas ficarem em casa, trabalharem de casa e até as compras estão sendo feitas de dentro do lar.

Confira algumas delas.

  1. Aceitar os interesses do adolescente. Muitos pais podem pensar que essa faixa etária precisa ter o hábito de ler livros mais “sérios”, mas essa cobrança pode afastá-los da leitura. ...
  2. Aproveitar a tecnologia. ...
  3. Clube do livro. ...
  4. Trabalho coletivo.

Descobrir novos mundos, conhecer personagens, estimular a criatividade. Essas são algumas habilidades que podem ser desenvolvidas através da leitura. O hábito de ler deve ser cultivado no dia a dia das crianças para se tornar uma rotina comum e familiar.

A pesquisa aponta que 67% dos jovens brasileiros de 15 a 29 anos afirmam gostar de ler, mas leem apenas dois livros em média por ano – patamar inferior quando comparado com Espanha, Chile, Argentina, Colômbia e República Dominicana.

Livros didáticos, técnicos ou universitários, religiosos, de autoajuda e mesmo enciclopédias entram na conta. A pesquisa apontou que a Bíblia é o gênero mais lido no país, alcançando 42% dos leitores. Em seguida, aparecem obras religiosas, contos e romances (22% cada).

#4740. Os livros estão cada vez mais distantes do dia-a-dia dos jovens no Brasil, isso se deve a inúmeros fatores, tais como a influência de terceiros, o lançamento de novas tecnologias e a falta de interesse do indivíduo pela leitura.

O Brasil iniciou tardiamente o seu processo de escolarização, e isso se deu no início dos anos 1960. Na mesma época, o país entra na era do audiovisual, com TV e cinema. Ou seja, o país pula do analfabetismo direto para o audiovisual, não consegue formar uma cultura de leitura.

Dificuldade de escrever palavras complexas, texto escrito pouco elaborado, constante uso do corretor ortográfico e até mesmo lentidão na hora de ler algo em público, são alguns sintomas causados pela falta do hábito de leitura.

Segundo esse estudo, 80% dos jovens na faixa de 11 a 17 anos (24,3 milhões) leem para cumprir tarefas escolares. A grande maioria, 13 milhões, afirma que ler é um tédio e que o fazem por obrigação, enquanto 6,5 milhões não leram nenhum livro em um período de três meses.