Qual o impacto social direto na educação?

Perguntado por: avelasques4 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

O impacto social da educação, através das instituições de ensino, pode ocorrer de forma positiva através de ações que envolvam tanto a extensão universitária, quanto o ensino e a pesquisa, inclusive, de forma simultânea. Esses três pilares que sustentam a universidade são dinâmicos e atuam em conjunto.

Socializar o saber sistematizado; Fazer com que o saber seja criticamente apropriado pelos alunos; Aliar o saber científico ao saber prévio dos alunos (saber popular);

A educação ajuda as pessoas a desenvolver habilidades, melhorar a sua condição social e ter acesso a redes que podem ajudá-las a terem mais conquistas sociais”, dizem os autores do estudo. De acordo com a pesquisa, as pessoas que estudam mais são mais felizes porque têm maior satisfação em diferentes esferas da vida.

Dentre tantos desafios da educação brasileira, listamos os cinco principais:

  • Acesso à escola e o processo de aprendizagem.
  • Modelo distorcido de formação de docentes.
  • Falta de investimentos generalizados e inovação.
  • Desinteresse por parte dos alunos.
  • Participação das famílias na vida escolar.

A educação brasileira, que em outros contextos históricos era muito mais precária, hoje apresenta avanços significativos no que diz respeito a fatores como infra-estrutura, formação de professores, material didático, inovações tecnológicas, entre outros aspectos que deveriam favorecer a aprendizagem.

Os impactos da Educação são extensos e profundos. Ela impacta no combate à pobreza, diminui a violência, garante o acesso a outros direitos, fortalece a democracia e a cidadania, além de contribuir com informações importantes que também impactam na saúde, economia e meio ambiente do País.

A educação é permeada de expectativa, como uma forma para alavancar o crescimento econômico dos países e como a forma mais exata de ascensão social dos indivíduos. Portanto, a relação entre educação e economia se dá de forma harmônica e recíproca: quanto mais educação melhor será a economia.

A educação é um fato social. A educação, em si, é um fato social no sentido em que atua como processo da preparação cultural dos indivíduos para a vida em sociedade e no sentido de que está presente, de maneira hegemônica, no interior de uma sociedade e em todas as sociedades.

O papel da educação é socializar os indivíduos e manter a sociedade suavizada e permanecer estável. Há seis funções manifestas de educação, como socialização, controle social, colocação social, transmissão da cultura, promoção da integração social e política e como agente de mudança.

Qual a importância da educação pública? Dessa forma, é dever do Estado assegurar o acesso à educação a toda a população brasileira. Isso porque o acesso à educação influencia diretamente na economia, na saúde, na segurança pública e entre outras áreas sociais.

O compromisso social e ético do professor se baseia também na formação cidadã do educando, e tem uma forte relação com a não neutralidade como ressaltado no livro Educação uma questão de politizar publicado pela Ícone em 2022, implicando na transformação social, no desenvolvimento individual como também no ...

Os benefícios sociais são ações de transferência de renda aos cidadãos que fazem parte de programas sociais criados pelo governo. Tais programas são fundamentais para o aumento da qualidade de vida e acesso a direitos básicos dos cidadãos, como saúde, educação e moradia.

Neste sentido, o pensamento social, vinculado a educação, poderia ser definido como um conjunto de idéias pensadas por intelectuais, externando desejos de aprimorar as relações entre os indivíduos e o contexto vivenciado pela coletividade, visando melhorar o ser humano e seu meio, garantindo progresso material e mental ...

Dessa forma, o papel da escola é formar cidadãos conscientes, que entendem o funcionamento da sociedade em que vivem e buscam formas de melhorá-la. Assim, a escola precisa ensinar ao aluno a importância das regras e leis para a convivência em sociedade, e qual a importância de respeitar os direitos do outro.