Qual o legado da geração Z?

Perguntado por: eourique4 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

Também chamados de nativos digitais, quem nasceu na geração Z tem uma íntima relação com o mundo digital, com a internet e com a informática. São pessoas que cresceram jogando videogames, que acompanharam de perto as inovações tecnológicas e que gostam de consumir essas inovações quando possível.

Ambientados com a tecnologia e preocupados com o futuro do planeta, a geração Z tem ambições próprias refletidas nos hábitos de consumo, formas de se comunicar e projeções de carreira diferentes de seus antecessores.

Os jovens dessa geração valorizam a comunicação e o diálogo, assim como a transição entre diferentes comunidades. Para isso, a internet e, em especial, as redes sociais desempenham um importante papel para eles. Os dispositivos móveis também ganham destaque com a gen Z.

Eles nos dão uma bela lição de inclusão. Os jovens da Geração Z transitam facilmente entre várias comunidades sem se preocupar com ideologias ou correntes de pensamento. São pessoas mais livres de preconceitos e se conectam de forma ampla com a diversidade.

Esta geração é marcada pela inovação e liberdade, principalmente como consequência do avanço da tecnologia e do crescimento da qualidade de vida. A Geração Z, como visto, é constituída por pessoas que nasceram entre os primeiros anos da década de 90 até 2010.

Os jovens dessa faixa etária valorizam uma comunicação rápida e assertiva, garantindo o espaço para tomada de decisões com agilidade. Essa postura é verificada desde um anúncio da empresa nas redes sociais até uma interação com a companhia via chat.

As reclamações se iniciaram na forma de memes que eram compartilhados através do TikTok, e logo começaram a ganhar contornos críticos mais sérios. Uma das principais reclamações que a Geração Z tem sobre os Millennials é por conta da falta de confiança às vezes excessiva deles.

A grande nuance dessa geração é zapear, tendo várias opções, entre canais de televisão, internet, videojogos e smartphones. Muitos membros da generação Z são os filhos da geração X.

Conheça os #4 grandes desafios da geração Z e saiba como lidar com todos eles!

  • O desafio da produtividade. De acordo com a pesquisa, 54% dos trabalhadores da Geração Z relatam ser menos produtivos quando trabalham em casa. ...
  • O desafio do Tédio. ...
  • O desafio da saúde mental. ...
  • O desafio do desenvolvimento de habilidades.

Segundo as previsões, a Geração Z, que agrupa os nascidos entre 1995 e 2010, irá se tornar o maior grupo populacional do planeta em 2019. Em 2020, eles ocuparão mais de 20% dos postos de trabalho, demandando mudanças contundentes tanto nas estruturas e nos processos corporativos quanto nas relações profissionais.

Do que eles gostam de verdade? São três os principais assuntos: música, games e smartphones. Destes, o celular tem uma importância ainda maior por ser tanto um meio como um fim.

Também chamados de nativos digitais, quem nasceu na geração Z tem uma íntima relação com o mundo digital, com a internet e com a informática. São pessoas que cresceram jogando videogames, que acompanharam de perto as inovações tecnológicas e que gostam de consumir essas inovações quando possível.

Nascidos entre 1994 e 2005 (FERNANDEZ DEL CASTRO, 2010), a Geração Z é a primeira composta por nativos digitais em sentido estrito, pois chegaram ao mundo em pleno ápice do consumismo. Usam a comunicação instantânea para interações (comunidades online).

Espectadores da Internet: de programas de TV e vídeos online até música e podcasts, a Geração Z gosta muito de assistir e ouvir coisas vindas da web. O grupo consome em média 23 horas de conteúdo em vídeo por semana. Varejo do mundo real: esse público valoriza o varejo do mundo real para experiência e descoberta.