Qual o maior coração?

Perguntado por: dvidal . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Baleia-azul

Imagina um coração que pesa nada menos que 430 quilogramas? Pois é essa a realidade da baleia-azul, que tem o maior coração de todos os animais vivos atualmente. Para se ter uma noção, só as paredes da aorta, a artéria principal, podem ter mais de 15 centímetros de diâmetro.

Origem e curiosidades. O maior coração do mundo pertence a um exemplar da baleia-azul encontrado na costa do Canadá, com 180 quilos e 1,5 metros de comprimento. Em primeiro lugar, o maior coração do mundo pertence a uma baleia-azul, o maior mamífero aquático da Terra.

minhocas

Dependendo do seu comprimento, as minhocas podem ter até 5 corações para bombear o sangue por todo o corpo.

Ele possui um coração sistêmico, que é responsável por bombear sangue por todo corpo, e outros três operam de forma auxiliar, ajudando com o sistema circulatório no bombeamento de sangue.

polvo

É o caso do polvo, que conta com dois corações braquiais de cada lado do corpo, responsáveis por oxigenar o sangue bombeando-o através dos vasos sanguíneos das brânquias, e o coração sistêmico, que fica localizado no centro do corpo e bombeia sangue oxigenado das brânquias para o resto do organismo.

minhocas

As minhocas, que vivem debaixo de terra, tem um fino e longo corpo formado por anéis, podendo o seu tamanho variar entre os poucos centímetros e os dois metros de comprimento. Da mesma forma, há algumas que têm quatro corações e outras podem chegar aos trinta.

Possuem um coração muito grande, capaz de bombear o sangue por todo o extenso corpo: 11 quilogramas, 60 centímetros de comprimento e 8 centímetros de espessura nas paredes, 43 vezes maior que o coração humano. O período de uma gestação é de 14 a 15 meses, dando origem a apenas um filhote.

Cada galinha possui apenas um coração, assim como a esmagadora maioria dos animais.

O bombeador de titânio colocado no bebê pesa apenas 11 gramas, pode suportar um fluxo sanguíneo de 1,5 litros por minuto e foi inventado pelo médico americano Robert Jarvik.

Os polvos são moluscos marinhos, possuem oito braços, dois olhos e três corações. Os braços possuem fortes ventosas capazes de agarrar animais e sentir o gosto do que tocam. Os olhos são muito sensíveis, mas a visão das cores varia de espécie para espécie.

Essa 'estranha' estrutura cardíaca desse bicho é importante para manter o sangue circulando pelos seus oito braços. Desses três corações, dois recebem o sangue não oxigenado de todas as partes do corpo, mandando o líquido às brânquias, nas quais é oxigenado. Já o coração principal bombeia sangue através do corpo.

Poríferos (esponjas), cnidários (água-viva), platelmintos (planária) e nematódeos (lombrigas) não possuem sistema circulatório. As trocas de gases, de nutrientes e de excretas, nesses animais, são realizadas pelo processo de difusão.

3.6 kg

O coração equino é uma bomba muscular que circula o sangue pelo corpo. É mais arredondado que o coração humano e consiste de em quatro câmaras: os átrios esquerdo e direito e os ventrículos esquerdo e direito. O cavalo adulto médio tem um coração de 3.6 kg, embora possa ser até duas vezes esse peso.

formigas

As formigas têm cinco narizes e cada nariz tem a sua função. É na Austrália que existe o maior número de espécies de formigas.

O coração das aves apresenta quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos) que se encontram completamente separadas; e suas hemácias são nucleadas (apresentam núcleo) e ovais, diferentemente dos mamíferos.

Mas nem a baleia nem a tartaruga detêm o título de animal com a maior expectativa de vida da Terra. Este título cabe a um molusco bivalve da espécie Arctica Islandica, que entrou para o livro Guiness dos Recordes quando pesquisadores descobriram, em 2013 que ele tinha 507 anos.

No entanto, o tamanho de seu coração surpreende. Ele tem 180 quilos, 1,5 metro de comprimento e, quando estava em ação, bombeava cerca de 60 galões de sangue (220 litros) por batimento cardíaco. Para vias de comparação, o coração humano tem, em média, 12 cm e pesa cerca de 340 gramas.