Quanto maior a potência maior a corrente?

Perguntado por: spaz9 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Na prática, correntes maiores sempre precisam de uma tensão menor para atingir a potência em questão, mas o contrário também é verdadeiro. Equipamentos de 220V apresentam uma tensão maior mas, por outro lado, uma corrente menor. Já com os aparelhos de 127V, ocorre exatamente o contrário.

Sendo assim, de acordo com a primeira lei de Ohm, em um condutor ôhmico, quando a voltagem aumenta, a corrente elétrica aumenta na mesma proporção.

A Potência é calculada multiplicando a tensão (volts) pela corrente (amperes), ou seja, com volts e amperes temos a potência em watts. Em termos práticos, um chuveiro elétrico de 8000 watts é mais potente que um de 5000 watts, o que permite esquentar mais água.

Não há diferença técnica entre as duas tensões.
O consumo de energia não depende da tensão elétrica, mas, sim, da potência e do tempo de uso do equipamento. O produto da tensão pela corrente elétrica define a potência elétrica de um equipamento, e não o consumo.

Quanto maior for a potência elétrica do aparelho, maior será a energia consumida por ele.

Pela Lei de Ohm, temos que a diferença de potencial U é dada pelo produto da resistência R do resistor pela corrente elétrica i, então U = R * i. Nesse caso, podemos colocar a equação da potência da seguinte forma: Pot = U * i = R* i * i = R* i².

A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).

Transformadores são dispositivos usados para abaixar ou aumentar a tensão e a corrente elétricas.

Em um circuito, diminuir a resistência pela metade e deixar a voltagem constante irá dobrar a amperagem.

Resposta. O sentido real da corrente elétrica depende da natureza do condutor. A corrente elétrica não é exclusividade dos meios sólidos - ela pode ocorrer também nos gases e nos líquidos. Nos sólidos, as cargas cujo fluxo constitui a corrente real são os elétrons livres.

1 Ampere vale quantos WattsWatts = Amperes × volts, logo 1 Ampere x 12V é igual a 12W. No caso de ser uma voltagem de 120V em corrente alternada, os Watts serão iguais ao fator potência multiplicado pelos Amperes e pelos Volts.

Por exemplo: um computador ligado em uma tomada de 127 volts, que "puxa" uma corrente de 1 ampere, trabalha com uma potência de 127 watts e, consequentemente, consome 127 watts-hora de energia. Em 20 horas esse computador consumiria 2540 watts, ou 2.54 kW (um Quilowatt [kWh] corresponde a 1000 watts).

Exemplo: um aparelho de som pode funcionar em 110 volts e a potência do som do aparelho é de 35 watts.

Potência dos equipamentos
O consumo de energia é definido pela soma das potências de todos os equipamentos utilizados durante determinado período. Quanto maior for a potência do aparelho, mais ele consome.

A amperagem de bateria é a medida da sua energia e é baseado em relação ao seu consumo em relação a gasto/hora. É a força que a bateria tem que fazer para distribuir eletricidade para vários componentes do automóvel. Portanto, quanto mais completo for o seu carro, mais alta será a amperagem de bateria.

Esse trabalho é o que chamamos potência do equipamento, medida em Watts. E, quanto maior a potência, maior a interferência direta no consumo de energia, já que a conta é nada mais que o cálculo da potência dos equipamentos multiplicada pelo tempo de uso dele em horas.