Qual o maior tempo que uma pessoa fica embaixo da água?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Qual o recorde de tempo embaixo d'água sem respirar? Em 27 de março de 2021, Budimir Šobat, da Croácia, estabeleceu um novo recorde mundial de 24 minutos e 37 segundos.

Passe cinco minutos inspirando e expirando lentamente. Fique em pé ou sentado na parte rasa da piscina e relaxe o corpo. Vá para debaixo d'água lentamente. Respire fundo pela boca e afunde, mantendo a boca e o nariz tampados.

Uma pessoa comum consegue ficar apenas entre dois e três minutos sem ar antes que a falta de oxigenação no cérebro provoque um desmaio, ativando um mecanismo de proteção do corpo que faz o indivíduo voltar a respirar espontaneamente.

Até hoje, apenas um mergulhador conseguiu ultrapassar os 20 minutos. Em 2012, o dinamarquês Stig Severinsen, de 42 anos, entrou para o Guinness Book após ficar 22 minutos debaixo d'água. Entenda a seguir como é a técnica.

Uma subida rápida pode gerar bolhas de nitrogênio grandes demais, que podem obstruir a circulação sanguínea e gerar uma síndrome de descompressão.

Dependendo do tempo de mergulho e da profundidade, parte do nitrogênio presente no sangue do mergulhador passa a ficar em estado líquido. Caso o mergulhador suba rápido demais à superfície, esse nitrogênio muda de forma súbita novamente para o gasoso, formando bolhas, o que pode causar embolias.

Aos 39 anos, a atleta eslovena Alenka Artnik acaba de quebrar o recorde mundial de mergulho livre. Após puxar o ar uma única vez, ela nadou até chegar a 114 metros de profundidade – o equivalente a mais do que a altura da Estátua da Liberdade.

A camada de gordura que envolve a cútis e serve como barreira é a primeira a ser afetada. “Quanto mais tempo ficarmos debaixo d'água, mais fina essa camada fica, porque a gordura se dissipa”, explica a dermatologista Jorgeth de Oliveira Carneiro da Motta, professora da Universidade de Brasília (UnB).

Mantenha sua cabeça acima da água e tente regular lentamente sua respiração. Desacelerar a respiração irá ajudá-lo a se acalmar, conservará energia e lhe permitirá boiar por mais tempo. Mova seus braços horizontalmente. Seu corpo subirá e descerá caso você mova os braços para cima e para baixo.

Anualmente morrem em ruas e estradas do Brasil mais de 30 mil pessoas.

Olá, a apneia não causa morte diretamente, mas influencia para o descontrole de outras doenças como hipertensão (pressão alta), diabetes, obesidade e dislipidemia (aumento das gorduras no sangue), ou seja, influencia em todo o metabolismo.

O ideal também é não falar durante a prática, para que não saia e não entre mais ar do que preciso. Uma prática que não pode ser feita em hipótese alguma é a de prender a respiração, o que pode gerar aumento de pressão arterial e risco de infarto e AVC.

Depende muito do local dos tiros, em média, 3/4.

Rins

Rins: 60% de água
Tão importantes para filtração do sangue e sendo um órgão que literalmente possui uma ação detox no organismo a pequena dupla é composta por pouco mais de 60% de água. Em casos de desidratação os rins são os primeiros órgãos a ser afetados.

Desenvolvidas pela startup Shark Attack Mitigation Systems, as roupas usam uma espécie de camuflagem que confunde o instinto dos animais. O problema das tradicionais roupas pretas de mergulho é que elas fazem os humanos parecerem focas para os tubarões, o que faz com que eles fiquem mais confiantes para atacar.

Embaixo d'água, o processo ocorre exatamente da mesma forma. O equipamento de mergulho chamado de cilindro armazena o ar sob pressão e o regulador, outro equipamento de mergulho, transforma a alta pressão desse ar em uma pressão mais baixa para o mergulhador respirar.

(Mal da descompressão; doença do caixão; doença dos mergulhadores) A doença da descompressão é um distúrbio no qual o nitrogênio dissolvido no sangue e nos tecidos devido a uma pressão elevada forma bolhas quando a pressão diminui. Os sintomas podem incluir fadiga e dor nos músculos e articulações.

Certamente mergulhar e depois voar não é uma combinação boa para saúde. Porque quem faz isso experimenta dois extremos, pressão maior e menor, sofrendo as consequências de receber nitrogênio no sangue e correndo o risco que ele saia de maneira danosa caso esteja em um ambiente de pressão menor do que a superfície.