O que tem embaixo do planeta Terra no espaço?

Perguntado por: udomingues . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4 / 5 10 votos

Esse ambiente constitui-se de um vácuo parcial contendo baixa densidade de partículas, predominantemente plasma de hidrogênio e hélio, além de radiação eletromagnética, campos magnéticos, neutrinos, poeira interestelar e raios cósmicos.

O que é que faz todos nós ficarem presos sobre a superfície da Terra? A resposta a esta pergunta foi dada por um inglês chamado Isaac Newton. Ele disse que a Terra nos mantém grudados sobre a sua superfície por que existe uma força chamada força da gravidade.

O Universo é tudo o que existe fisicamente, a soma do espaço e do tempo e as mais variadas formas de matéria, como planetas, estrelas, galáxias e os componentes do espaço intergaláctico.

A região da Lapônia se estende por países como a Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia, mas é na Finlândia em que é chamada de terra do sol da meia-noite. No verão, a região recebe até mesmo festivais relacionados aos dias eternos, como o Festival de Cinema do Sol da Meia-Noite.

Você sabia que o volume total de água armazenada no subsolo do planeta é estimado em 23 milhões de km³ e que essa quantidade seria o suficiente para cobrir toda a superfície da Terra com uma camada de 180 metros de profundidade?

O espaço, por outro lado, não tem atmosfera nem pressão exercida pelas moléculas de ar; é essencialmente um vácuo.

Você vai morrer no espaço se não estiver usando um traje espacial. Isso é fato. Contudo, o que acontece com o corpo humano sem vida no vácuo? Seu corpo não irá se decompor da forma habitual na Terra, já que não existe oxigênio no espaço.

O espaço é um lugar muito frio. A temperatura certa no vácuo e longe de qualquer astro é de cerca de -270 graus C. Essa temperatura seria suficiente para congelar o hidrogênio na Terra – mas ainda está alguns poucos graus acima do que é considerado o “zero absoluto” – o ponto mais frio possível.

O que protege o planeta? A camada de ozônio é um dos componentes mais importantes que formam a estratosfera do nosso planeta. Ela é uma fina camada formada pelo gás ozônio (O3) que protege você, sua família e todos os outros seres vivos da Terra contra os raios ultravioleta do sol.

Segundo o ranking do Global Peace Index de 2020, o país mais seguro do mundo é a Islândia.

A linha imaginária que separa a Terra do espaço é chamada por nós de linha de Kármán, nome dado em homenagem ao físico húngaro-americano Theodore von Kármán.

Milton Santos, em seu livro A Natureza do Espaço, afirma que “o espaço é formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como o quadro único no qual a história se dá”[1].

Mesmo as partes mais vazias do espaço contêm pelo menos algumas centenas de átomos ou moléculas por metro cúbico. O espaço também está repleto de muitas formas de radiação que são perigosas para os astronautas.

Além da Noruega, os outros países onde acontece o fenômeno da noite polar são: Estados Unidos (Alasca); Canadá; Dinamarca (Groenlândia);