Qual o masculino da Pomba Gira?

Perguntado por: dfurtado . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Nas religiões de matrizes africanas, a figura da Pomba Gira surge a partir de Bombogira, um Exu masculino.

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", que são sete, e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá.

Certos nomes de Exu revelam suas qualidades: Eru (O Grandioso); Lalu (O Famoso); Obasin (Rei Venerável); Odará (Benevolente, Bom, Belo, Razoável). Outros apresentam seus campos de atuação: Latopa (Orixá da ordem e da disciplina, que conduzem à perfeição; Orixá que zela pela obediência a princípios).

Seriam aqui a analogia que ela pode atuar com causas da fé (Oxalá), com prosperidade e conhecimento (Oxossi), com amor (Oxumaré), com a lei e quebra de demandas (Ogum), com a justiça (Xango), com a cura (Obaluaê) e a morte (Omolu) = Sete maridos / sete Orixás.

No começo, Maria Padilha era apenas um nome nas fórmulas mágicas das feiticeiras da Europa. Mas no Brasil, com o passar do tempo, foi-se criando o ambiente certo para que ela se mostrasse em toda a sua glória.

A atriz, no entanto, segue casadíssima com o designer Brenno Souza. Os dois foram fotografados juntinhos ao deixar a sala de cinema de um shopping no Leblon, na Zona Sul do Rio. Maria Padilha, de 62 anos, e Brenno, de 35, estão juntos desde 2014.

Por conta de sua história de vida, a pombagira protege aqueles que sofrem no relacionamento amoroso. Mas não faz amarrações: apenas orienta mulheres e homens apaixonados e ajuda a desmanchar feitiços.

Olokún é um dos Orixás mais perigosos e poderosos do culto aos Orixás. Pela falta de conhecimento real, não há fundamento litúrgico sobre esse Orixá nem tão pouco inicia-se pessoas para Babá Olokún, porém fazemos oferendas a ele. Alguns o fazem através de Iemanjá e de Oxun.

Divindade africana que aportou no Brasil junto aos negros, Exu é conhecido como o orixá da comunicação, guardião das ruas e do comportamento humano. O curta metragem de não-ficão Exu Rei dialoga com a influência desse arquétipo pela cultura negra a e sua assimilação pela arte brasileira.

Conforme a Umbanda, o Exu Caveira tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas. Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.

Pomba gira é uma entidade espiritual da Umbanda e do Candomblé, considerada um Exu feminino e a mensageira entre o mundo dos orixás e a Terra.

Gato - com seu jeito cativo e astuto é protegido pelo imprevisível Exu. Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum.

Omolu é o orixá da saúde, da doença e da morte. Anda sempre envolto em um manto de palha-da-costa que o cobre dos pés à cabeça, visando a ocultar as deformidades em seu corpo. Foram estas mesmas deformidades que o levaram a ser abandonado por sua mãe, Nanã, quando ainda bebê.

Pombagira é mulher de Sete Maridos!

A Pomba-Gira é uma entidade que já esteve em vida no plano terreno. Enquanto um Exu, ela já foi mundana, na definição do Pai Marcelo, então suas expressões de roupas e língua são mundanas.

Num entardecer de inverno, ele esperou pela Cigana na porta do puteiro e, na penumbra, lhe deu sete facadas. Assustado, olhou o corpo ensangüentado da morta estirado no chão e reconheceu, no piscar do néon do cabaré, o rosto desvelado de Elisa. Um enfarto o matou ali mesmo.

Essa Pombagira tem o visual mais diferente entre todas, pele vermelha e uma postura exageradamente erotizada. Ela é muito popular por suas imagens de gesso e resina que são facilmente encontradas nas casas de artigos religiosos (geralmente na entrada onde as pessoas depositam moedas).

De acordo com as pesquisas de Reginaldo Prandi, “Maria Padilha, talvez a mais popular pombagira, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.”