Qual o máximo de idiomas que uma pessoa pode aprender?

Perguntado por: icaetano . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

De acordo com o britânico, uma pessoa consegue falar de 50 a 100 línguas, mas o mais comum é que sejam aprendidas, no máximo, seis.

Quem fala 3 línguas é poliglota? Não. Quem fala 3 línguas, incluindo o idioma nativo, é chamado de pessoa trilíngue.

O que é poliglota? Por definição, a palavra poliglota é nome que se dá para pessoas que falam vários idiomas. O significado do termo tem origem na junção de duas palavras gregas: polý, que significa “numeroso”, e glossai (ou glottai), que quer dizer “línguas”.

“Um hiperpoliglota é alguém que fala mais de seis línguas.” Há até uma Associação Internacional de Hiperpoliglotas que você pode checar clicando aqui, caso tenha interesse. “E quem fala entre 4 e 6 idiomas, Haniel?” Eles entram na categoria de poliglota.

Agora vou assumir que exista uma proporção entre dados mundiais com dados do Brasil para estimar o número de poliglotas no Brasil. Isto é, 0,0059%, que equivale a 11.918 pessoas.

A língua acádia é conhecida como o idioma mais antigo do mundo — seu registro data de 14 a.C.

Francês – a mais bonita língua na conversação
Se existe uma língua que todo o mundo reconhece como bonita é o Francês. De acordo com diversos inquéritos feitos online, existe uma admiração por esta língua a nível mundial. O Francês é descrito como suave, fluido, elegante e agradável de ouvir.

Considerando as previsões demográficas e de mercados para 2050, conclui-se que as Línguas mais importantes serão o Chinês, o Hindi, seguidas do Bengali e Urdu. O Português surge em sétimo lugar, logo a seguir ao Espanhol.

Desde 1998 instalado na Ásia, Júlio César Pereira da Silva, se destacou na TV japonesa por falar mais de 14 idiomas e atualmente integra a Associação Internacional de Hiperpoliglotas.

Carlos Amaral Freire, o maior poliglota vivo do mundo, mora num sítio discreto na entrada do Morro das Pedras, Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, muito freqüentada por turistas argentinos durante das temporadas de verão. Seus vizinhos não imaginam que ele conhece nada mais nada menos que 118 idiomas.

Chinês mandarim: o idioma com mais falantes nativos
Com 918 milhões de falantes nativos, é a língua com mais falantes nativos do mundo, embora se somarmos a esta cifra os falantes de mandarim como língua estrangeira, este número chega a 1,12 bilhão, o segundo idioma mais falado no mundo.

Mas, hoje, listamos alguns dos idiomas mais importantes e que podem exercer influência na sua vida acadêmica e profissional:

  • Inglês. ...
  • Espanhol. ...
  • Chinês. ...
  • Alemão. ...
  • Francês.

Júlio tem fluência em japonês, alemão, inglês e espanhol. É um estudioso entusiasta do mundo das línguas, com capacidade de comunicação também em francês, mandarim e coreano. Através de seu canal no Youtube, o “Gengotaku”, o carioca divide com seus 40 mil seguidores a rotina no Japão e os estudos de novos idiomas.

Labaxúria não tem tradução, é uma palavra dita em reuniões pentecostais, pelas pessoas que sentem o "poder de Deus" durante um culto religioso. Além de Labaxúria, as pessoas podem, ou não, falar outras palavras, consideradas como "língua dos anjos". Normalmente dita em reuniões evangélicas.

De acordo com o britânico, uma pessoa consegue falar de 50 a 100 línguas, mas o mais comum é que sejam aprendidas, no máximo, seis.