Qual o máximo de filhos que uma pessoa já teve?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

No entanto, a história fala de uma mulher que deu à luz 69 crianças no século XVIII. Segundo algumas fontes, seu nome era Valentina Vassilyeva, e ela tem o recorde do Guinness como a mulher que teve o maior número de filhos. No Incrível.

Este artigo foi útil? Ouça este artigo: Lina Medina, uma peruana nascida em 27 de Setembro de 1933, é conhecida mundialmente por ter dado a luz a um filho precocemente, com apenas cinco anos de idade. Por este fato, Lina Medina é a mãe mais jovem já confirmada na história da medicina.

Chefe de uma família diferente dos padrões tradicionais, José de Paula Almeida, o Zé do Baião, se considera o melhor pai do mundo. Aos 76 anos, ele diz ter tempo para dar atenção não só aos seus 57 filhos e 69 netos, mas também às seis esposas e quatro namoradas - todas atuais.

Do ponto de vista biológico, estudos científicos apontaram a faixa etária entre 20 a 29 anos como a ideal, já que mulheres abaixo ou acima dessa faixa etária estão mais suscetíveis a complicações ao engravidar.

Joanna Krzysztonek, da Polônia, teve que passar por um complicadíssimo trabalho de parto para poder dar à luz seus gêmeos. Foram 75 dias em uma posição desconfortável e até risco de infecção no útero para salvar a vida de seus filhos.

Os nascimentos múltiplos são arriscados e as mães com mais de quatro fetos de cada vez são aconselhadas a interromper alguns em países onde o aborto é legal. Há também riscos de os bebês desenvolverem problemas de saúde devido ao nascimento prematuro, como sepse (infecção generalizada) e paralisia cerebral.

Sean Stewart, um garoto de 12 anos de idade, tornou-se pai de Ben Louis, nascido em 20 de janeiro de 1998. Ele tem cerca de 30 anos agora. Ele e a esposa se separaram. Um menino na Nova Zelândia tornou-se pai aos 11 anos.

O indiano Randy Ramjeet, de 96 anos, tornou-se novamente o pai mais velho do mundo. Sim, ele já havia ganhado o título antes, na ocasião do nascimento de seu primeiro filho quando ostentava nada menos que 94 anos. A esposa do agricultor, Shakuntala, está com 50 anos e deu à luz mês passado ao segundo bebê do casal.

Entre 2000 e 2020, o número médio de filhos passou de 2,08 filhos por mulher para 1,56. Estudo do Seade com base nas informações dos Cartórios de Registro Civil no Estado de São Paulo mostra que o número médio de filhos, entre 2000 e 2020, passou de 2.08 filhos por mulher para 1,56, significando redução de 25%.

Antigamente, era comuns as famílias gigantes, com muitos filhos. Hoje, até um parece demais. Se em outros tempos vários rebentos eram sinônimo de casa cheia e um quadro que mais simbolizava alegria do que preocupação, agora, ter mais de dois filhos geralmente é visto como sinônimo de despesa e pouca qualidade de vida.

Essa queda da natalidade está ligada ao alto custo de vida nas cidades e também aos gastos, cada vez maiores, que os pais têm para educar os filhos. As famílias brasileiras estão menores, muitas vezes, por imposição da economia.

Embora mais de um terço dos casais saudáveis engravide no primeiro mês de tentativas1, também é perfeitamente natural que demore até um ano para um casal com menos de 35 anos e com boa saúde engravidar.

É possível engravidar a partir do momento que ocorre a primeira menstruação (menarca), o que normalmente acontece entre 11 e 14 anos de idade. No Brasil, a média é de 12 anos. A vinda da primeira menstruação é sinal de que a mulher já está ovulando e por isso já é possível engravidar.

Teoricamente, não há limite para o número de filhos que um indivíduo pode gerar.