Qual o melhor açúcar para quem quer perder peso?

Perguntado por: aalbuquerque3 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

— Escolher um açúcar saudável e que não tenha passado pelo refinamento pode fazer a diferença na alimentação, sendo os mais indicados: açúcar demerara, de coco ou mascavo, que têm menor índice glicêmico e mais nutrientes — explica Buzzini.

De acordo com uma publicação do Ministério da Saúde e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dentre o açúcar mais saudável para consumo é aquele que tiver o menor processamento, como o mascavo e o demerara.

Confira agora 8 opções saudáveis para substituir o açúcar em sua dieta

  1. Mel de abelha. O mel que é produzido pelas abelhas é um adoçante natural que substitui o açúcar. ...
  2. Stevia. ...
  3. Açúcar de coco. ...
  4. Xilitol. ...
  5. Melado de cana. ...
  6. Açúcar mascavo. ...
  7. Eritritol. ...
  8. Maple syrup.

Stevia, eritritol e xilitol são adoçantes low-carb
No caso da stevia, dizemos que ela é baixa em carboidratos por ser muito, muito doce — muito mais doce do que o açúcar. Então, nós usamos quantidades muito pequenas dela, que bastam para adoçar o suficiente.

Pelo fato de ainda possuir alguns dos minerais e vitaminas da cana-de-açúcar e não ter passado pelo refino, que adiciona aditivos químicos ao açúcar, o Mascavo é mais saudável, sendo o mais recomendado para as pessoas que buscam uma dieta mais saudável!

Tipos de açúcar x tipos de adoçante
Entre os mais comuns, estão a sacarina, sucralose e aspartame, por exemplo. A grande diferença entre esses dois tipos de ingrediente costuma ser a quantidade de calorias. Os adoçantes podem ser mais indicados para pessoas com diabetes, por exemplo.

“Dentre os diferentes tipos de açúcar, os que possuem menor processamento são sempre mais indicados, como o mascavo e o demerara. Os mais refinados, como o cristal, o refinado e o de confeiteiro, são os mais prejudiciais à saúde, pois passam por processamentos químicos em sua elaboração.

O açúcar demerara ou mascavo? A partir de um ponto de vista nutricional, o açúcar mascavo é apontado como o mais saudável entre todos os açúcares, já que, por não passar por tantos processamentos quanto as outras alternativas do ingrediente, não perde os seus nutrientes.

As 6 melhores alternativas naturais

  1. Açúcar mascavo. O açúcar mascavo, assim como o açúcar branco, também provém da cana-de-açúcar. ...
  2. Mel. O mel de abelha é um adoçante natural conhecido por todos nós. ...
  3. Xilitol. ...
  4. Açúcar de coco. ...
  5. Eritritol. ...
  6. Melado de cana.

Dito isso, o açúcar pode não ser o único vilão da dieta, mas reduzir (ou cortar) o seu consumo ajuda a evitar, principalmente, o ciclo vicioso de sua ingestão e, assim, reduz as calorias ingeridas. Nesse sentido, cortar o açúcar emagrece e ainda deixa o corpo mais saudável.

"Os resultados claramente indicam que consumir alimentos adoçados com sacarina pode levar a um aumento de peso e da taxa de gordura maior do que o consumo de açúcares calóricos", diz o estudo.

Na verdade, alimentos como arroz branco, pães, pizzas, batata inglesa, leite e derivados são fontes de carboidratos simples, que se transformam rapidamente em açúcar ao serem digeridos, elevando o índice glicêmico. "O arroz é rico em carboidrato, e no processo de digestão o carboidrato se transforma em açúcar.

Na verdade não existem frutas sem açúcar porque todas as frutas contêm frutose, que é um tipo de açúcar. No entanto existem várias frutas com baixo teor de açúcar que você pode incluir no seu cardápio. Confira a lista das frutas com menos açúcar3: Limão: em cada 100 g contém apenas 1-2 g de açúcar.

Olá! O açúcar contido nas frutas é a frutose, dentre eles os que mais possuem frutose é a manga, caqui, uva e banana.

"O arroz integral possui baixo índice glicêmico, ou seja, é convertido em açúcar no sangue lentamente, ao contrário do arroz branco. Ele prolonga energia e garante mais saciedade, sendo um grande aliado no processo de emagrecimento", esclarece Caroline.

O que acontece com o corpo após deixar de comer açúcar? De acordo com especialistas, após uma semana sem consumir várias “colheradas” de açúcar refinado, o corpo começa a melhorar os níveis de insulina na corrente sanguínea, melhora os processos de cicatrização de feridas e reduz a sensação de inchaço na barriga.

É importante saber que o açúcar mascavo e mel são mais saudáveis por conterem mais nutrientes, mas, assim como o açúcar branco, aumentam a glicemia e favorecem o ganho de peso. Passa por um leve processo de refinamento, porém, não recebe nenhum aditivo químico, preservando melhor seus nutrientes.

Reduzir o consumo de açúcar tem um impacto pequeno, mas importante, no peso corporal de adultos, segundo uma revisão de estudos publicada no British Medical Journal. A redução de peso observada pela análise foi de aproximadamente 0,8 kg.