Qual o melhor horário para caminhar para perder peso?

Perguntado por: rresende4 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Um estudo recente sugere que o melhor momento para a saúde metabólica é o fim da tarde — mais especificamente às 18h30, ao anoitecer.

Uma meta razoável é caminhar por 30 minutos, pelo menos quatro ou cinco vezes por semana, para se obter o máximo de benefícios de um programa de caminhada. Uma pessoa de 68 kg, andando entre 5,6 a 6,4 quilômetros por hora pode esperar para queimar cerca de 300 calorias.

Como um exercício aeróbico, a caminhada promove queima calórica, que poderá sim ser eficiente para a perda de peso. Essa atividade faz parte das indicações da Organização Mundial da Saúde, que sugere que as pessoas pratiquem atividades leves e moderadas por pelo menos 150 minutos por semana.

Como um exercício aeróbico que promove queima calórica, a caminhada permite perder a barriga e é eficiente para a perda de peso. Essa atividade faz parte das indicações da Organização Mundial da Saúde, que sugere que as pessoas pratiquem atividades leves e moderadas por pelo menos 150 minutos por semana.

Caminhada em jejum faz emagrecer mais rápido
A prática de atividade física aeróbica em jejum auxilia no processo de emagrecimento, porque a fonte de energia usada é a gordura acumulada no corpo. Desse modo, é possível queimar gordura e aumentar o gasto calórico.

Andar faz bem a qualquer hora do dia ou da noite, mas estudos indicam que caminhar de manhã traz benefícios adicionais. O que está em jogo aqui não é apenas o valor do movimento, mas também da luz.

"Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de apenas 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana", explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp.

Um plano feito pela professora de educação física Adriana Piacsek, da assessoria esportiva TPM, mostra que é possível, sim, emagrecer 1kg por semana caminhando só meia horinha por dia! Você pode perder cerca de 1.000 calorias em uma semana alternando três dias de caminhada com dois dias do seguinte plano: 10 min.

Se for caminhar ao ar livre, adote um ritmo confortável, que não impeça você de conversar normalmente e não aumente muito a transpiração.

A caminhada rápida pode queimar até 400 calorias em 1 hora, o que significa que a pessoa pode perder até 0,5 kg por semana somente com este exercício. Quando além da caminhada é associada uma dieta hipocalórica é possível perder até 8 kg por mês.

Se você quer perder gordura abdominal, terá que se movimentar e isso significa fazer uma atividade aeróbica, como correr, andar de bicicleta, nadar ou caminhar. É a única maneira de acelerar o metabolismo. Também experimente o pilates e a ioga.

Logo ao acordar, 30 a 40 minutos antes do exercício, aposte nos carboidratos de baixo índice glicêmico – aqueles que liberam o açúcar no sangue de forma gradativa – garantindo energia por toda a atividade. Pão integral, iogurte desnatado sem açúcar e frutas com aveia são boas opções.

Alimente-se bem após a caminhada
O ideal é o consumo de carboidrato com proteínas de fácil digestão, como sucos naturais, torradas, queijo branco, água de coco e peito de frango.

Segundo o médico, iniciantes devem andar de 30 minutos a 1 hora em pelo menos três dias da semana. Para quem quer perder peso e gordura corporal, o ideal é se exercitar por no mínimo 1 hora. Interromper a atividade por mais de três dias, porém, já causa perda do condicionamento físico.

Fazer alongamentos
Se o esforço foi ligeiro durante a sessão de Caminhada, faz o alongamento dos músculos imediatamente após a sessão. Caso contrário, mais vale fazê-lo após várias horas, ou até no dia seguinte, para favorecer uma melhor recuperação.

Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento.

Conclusão, a caminhada não é treino para emagrecer. A caminha é um método jurássico e ultrapassado de emagrecimento, pois além de não ajudar a emagrecer ela ainda aumenta a fome favorecendo o efeito sanfona. Depois dos 40 anos o seu corpo muda, o seu metabolismo se torna mais lento com o passar dos anos.

É sempre bom lembrar que beber água durante a atividade física (e também em outros momentos do dia, claro) é essencial. Durante o exercício, o aumento excessivo do suor leva à desidratação, com perda de líquidos do corpo e redução do volume sanguíneo.

A nutricionista Letícia Mazepa, que faz parte do Conselho de Nutricionistas do Paraná, explica que antes da caminhada é preciso fazer uma refeição ou lanche que contenha fontes de carboidratos, pois esse nutriente será uma importante fonte de energia ao longo do exercício. “Evite alimentos ricos em gordura.

Para quem busca emagrecer, fazer atividades físicas entre o meio dia e à meia noite pode apresentar melhores resultados. Os aspectos analisados pela pesquisa, que podem ser associados com o emagrecimento, são o teor de gordura no fígado e a resistência à insulina, que, podem levar ao ganho de peso.