Qual o melhor antisséptico para mau hálito?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.6 / 5 11 votos

No geral, o Enxaguatório Bucal Cool Mint, Listerine é uma ótima opção para quem busca manter a higiene bucal completa e o hálito fresco. Se você está procurando por um produto eficiente e confiável, este enxaguante bucal da Listerine pode ser a escolha certa para você.

“É fundamental escovar os dentes e língua após as refeições e usar o fio dental diariamente, para evitar a formação da placa bacteriana entre os dentes e na gengiva, fator que além de causar mau hálito dá origem a gengivite”.

Beber bastante água durante o dia e evitar café, refrigerantes e bebidas alcoólicas podem fazer milagres pelo seu hálito. A água remove resíduos alimentares e evita formação de placa bacteriana na língua.

Champorus® possui importante efeito desodorante, atuando sobre os componentes tóxicos causadores de maus odores corporais, das fezes e mau hálito.

A razão para isso é que o enxaguante pode ser visto como uma espécie de medicamento. E seu uso não deve ser feito de maneira indiscriminada, apenas quando houver recomendação de dentistas. Isso porque sempre que você bochecha um desses produtos ele, de certa forma, está provocando alterações na flora da sua boca.

Para casos de doença periodontal como a periodontite, a amoxicilina tem sido o medicamento mais indicado. Mas sempre você deve seguir a orientação do(a) dentista. Isso porque antibióticos sistêmicos como esse são usados para diminuir ou interromper a progressão da periodontite, sendo muito eficazes nos tratamentos.

Podem ocorrer manchas nos dentes e restaurações observáveis após uso por tempo prolongado do produto. Este tempo varia de pessoa para pessoa. Estas manchas são externas ao esmalte dental, não afetam a saúde e podem ser removidas por profilaxia em consultório odontológico.

Além disso, quando a halitose sai pela boca e pelas narinas na mesma intensidade ou muito semelhante com odor de fezes, há que se investigar algum transtorno gastrointestinal. Os compostos orgânicos indol, escatol e sulforados como o dimetilsulfeto e a metilmercaptana, podem sair pela respiração nasal e/ou bucal.

Quando o conteúdo do estômago, eventualmente, volta até a boca, seu odor também é ácido, assim como no arroto, muito diferente do cheiro característico do mau hálito, e dura poucos segundos, ao contrário ao odor da halitose, que pode persistir por períodos muito mais prolongados ou, até mesmo, ser constante.

Limão e bicarbonato de sódio
A acidez do limão ajuda a reduzir os efeitos das bactérias que causam mau hálito. Basta adicionar uma colher de chá de bicarbonato de sódio com o suco de um limão em meio copo de água. Depois de fazer o gargarejo com a mistura, lave a boca com água.

Trata e previne irritações da boca e garganta. Possuem ingredientes antissépticos. Combatem o mau hálito.

O remédio Champorus é desenvolvido através de uma substância encontrada em um cogumelo branco comestível em que 20% de sua composição consiste em polissacarídeos.

Os primeiros são usados para reduzir ou acabar temporariamente com o mau hálito. Já os segundos têm agentes específicos para combater cárie, placa bacteriana e gengivite. Vamos entender a seguir como a composição da fórmula do enxaguante bucal pode oferecer o resultado desejado e quais as restrições.

O produto pode oferecer risco de fluorose dentária devido à sua concentração de flúor. Os itens indispensáveis para o cuidado dos seus dentes são a escova, o creme e o fio dental.

Frequência e como usar
O uso do enxaguante bucal deve ser realizado após a escovação e o uso do fio dental. Normalmente, a aplicação do antisséptico é realizada duas vezes ao dia, em uma quantidade de 10 a 20 ml, com tempo de aplicação de 30 a 60 segundos.