Qual o melhor boldo para se tomar?

Perguntado por: icampos . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

O boldo brasileiro é o melhor do mundo", assegura Amaury Jr., engenheiro agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

O Boldo do Chile (Peumus boldus) é o verdadeiro boldo, muito indicado para se ter em casa nessa época de festas, pois muitos ainda acabam exagerando na ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos, congestionando o fígado. O boldo é originário da região dos Andes do sul, principalmente nos Andes chilenos.

Já o falso boldo, que dá em moita e tem cheiro forte e folhas miúdas e carnudas, não deve ser ingerido.

O boldo de moita se distingue do boldo de jardim por ter um tamanho menor, uma moita de no máximo 1 m de altura. Quando plantado direto no solo, possui folhas mais pontudas e serrilhadas e sua penugem é menos espessa. Suas flores são rosadas ou liláses, suas hastes têm por vezes tons arroxeados das bases das folhas.

Chá de boldo
O chá de boldo é um excelente remédio caseiro para tratar fígado gorduroso, porque estimula a secreção da bile, um composto que ajuda na digestão dos alimentos, prevenindo sintomas como dor de cabeça, náuseas e mal estar. Ingredientes: 1 colher de sopa de folhas de boldo picadas; 200 ml de água.

chá verde

Alguns estudos publicados em revistas científicas apontam possíveis benefícios do chá verde no tratamento de quadros de esteatose hepática, popularmente conhecida como fígado gorduroso não alcoólico.

2 Chá de alcachofra
Além disso, ele estimula o crescimento de novas células saudáveis no fígado, ajudando a combater o acúmulo de gordura no fígado.

O falso-boldo é uma planta arbustiva perene, muito aromática e semi-suculenta. Possui caules e folhas felpudas e as flores crescem em inflorescências e são de um forte azul-arroxeado. A infusão das folhas e flores desta planta são usadas no tratamento de distúrbios do fígado e da azia.

O boldo é uma planta muito utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos, e o chá de boldo é inclusive um aliado dos atletas porque é bom para combater má digestão e gases em excesso, que podem atrapalhar o desempenho.

Originário do leste da Africa, pertencente família Lamiaceae, o boldo miúdo também conhecido como boldo chinês, tapete de oxalá, é uma planta rasteira, de folhas suculentas e sabor amargo. Usado em forma de chás ou macerados.

Apesar de seus efeitos medicinais o chá de boldo não deve ser consumido durante muito tempo. Enquanto a baixa dosagem protege o fígado altas dosagens possuem o efeito contrário. A literatura médica mostra que 15 dias de macerado de boldo desencadeia hepatite por excesso de princípios ativos no fígado.

Assim, ao acrescentar o manjericão ao chá de boldo, você também absorverá os benefícios da planta que contribuem para a manutenção dos ossos e dentes e ajuda a controlar a pressão arterial.

Foram observadas e/ou descritas em literatura as seguintes reações adversas: Queixas de espasmos intestinais devido a ação laxativa do produto, distorção ou diminuição do senso de paladar, irritação na garganta, dor abdominal, diarreia, indigestão, náuseas, vômitos e mal-estar.

As espécies variam entre boldo-brasileiro, boldo-gambá, falso-boldo e boldo-do-chile. O boldo-brasileiro se distingue do boldo-gambá pelo tamanho das folhas, mas ambos auxiliam nos problemas de gastrite e úlcera.

verdadeiro ele tem as folhas. pequenas e ele é nativo do Chile e pó você pode. crescer até 15m então é uma árvore. as flores são diferentes nos outros voos são flores pequenas e brancas na geralmente com a coloração mais esbranquiçada e elas não são entendam mais o interessante também é que esse boldo.

doenças do fígado o que muita gente não sabe é que existem quatro espécies de boldo e hoje nós vamos conhecer e falar de cada uma dela a primeira é o boldo do chile também. conhecido como o boldo.

Boldo

Boldo (Peumus boldus)
Suporta o funcionamento da vesícula e ajuda a proteger o fígado de várias toxinas e contra os efeitos negativos dos radicais livres.

Os primeiro sintomas de doenças no fígado, geralmente, são a dor abdominal do lado direito e o inchaço abdominal, entretanto, podem variar de acordo ao problema, como nos casos mais comuns a gordura no fígado ou uso excessivo de bebidas alcoólicas, hepatite, cirrose ou esquistossomose, por exemplo.