Qual o melhor número no basquete?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Os números mais utilizados por jogadores da NBA!

  • 6 - Número 15, 346 jogadores. ...
  • 5 - Número 20, 348 jogadores. ...
  • 4 - Número 3, 350 jogadores. ...
  • 3 - Número 5, 361 jogadores. ...
  • 2 - Número 11, 384 jogadores. ...
  • 1 - Número 12, 421 jogadores.

O número 6 será o primeira aposentado em toda a história da NBA. Liga fará outras homenagens ao longo da temporada. A National Basketball Association (NBA), liga estadunidense de basquete, decidiu aposentar um número em toda a franquia pela primeira vez na história.

No basquete, a camisa número 23 carrega uma mística própria. Similarmente à 10 no futebol, a camisa 23 ficou eternizada pelo maior nome do esporte, e desde então muitos atletas passaram a adotar o número, seja como homenagem ou inspiração.

LeBron James adotou a camisa 6 na NBA depois que o proibiram de utilizar a 23 no Heat. A razão é que a franquia aposentou o número por causa de Jordan, que nunca jogou pela equipe. No entanto, essa camisa seguia sendo utilizada por James nos treinos.

Michael Jordan e LeBron James encabeçam a lista
Sem surpresas, Michael Jordan e LeBron James encabeçam o ranking, enquanto Kareem Abdul-Jabbar completa o pódio. Em 2022, a liga completou 75 anos de sua inauguração e preparou homenagem especial a ser feita durante o Fim de Semana das Estrelas.

Tempo da partida
Cada partida é disputada em 4 quartos de 10 minutos cada. Intervalos de 2 minutos após o primeiro e terceiro quartos e de 15 minutos no final do segundo quarto (final da primeira metade de jogo).

Todos os jogadores de basquete recebem, por norma, um número que os identifica durante o jogo. Muitas vezes, os números são escolhidos por superstição ou por carregarem algum significado especial, como a data de nascimento de um ente querido ou a conquista de uma premiação.

Pelo menos nas últimas temporadas, "Go Spurs Go" é um dos gritos mais ouvidos nas arquibancadas do AT&T Center. Tradição mantida, assim como já é comum ver a franquia brilhando na NBA.

Desde essa época, adotou o número 35 na camisa, em homenagem ao seu treinador Charles Craig, morto aos 35 anos.

Triplo-duplo é quando um jogador atinge dígitos duplos em pelo menos três das estatísticas registradas em uma partida de basquete: pontos, rebotes, assistências, roubos de bola e tocos. O mais comum é um triplo-duplo de pelo menos 10 pontos, rebotes e assistências, como o feito por Doncic.

Plus-minus (+/-) – Índice +/- – Índice individual que mostra o impacto, em pontos na partida, de um determinado jogador. Ele mostra o saldo de pontos (diferença entre os pontos que seu time e o adversário fizeram) que ocorreu enquanto o jogador em questão esteve em quadra.

Na temporada 2022/2023, 13 jogadores estão listados com a camisa 6: LeBron James, Alex Caruso, David Durke, Jalen McDaniels, Hamidou Diallo, Kenyon Martin Jr, Luca Vildoza, Jordan McLaughlin, Quentin Grimes, Jaylin Williams, Keon Johnson, Nickeil Alexander-Walker e Kristaps Porzingis.

No futebol moderno, Camisa 8 é o maestro que conduz o time ao ataque. No futebol, o número da camisa que cada jogador utiliza carrega um peso simbólico, uma história, uma mística, capaz de eternizar atletas que utilizaram essa numeração ao longo da careira.

O que é Camisa 9:
Do futebol, geralmente o jogador que recebe a camisa de número 9, é o centroavante. Tem como características o chute, o cabeceio e a colocação da bola dentro da área.

Em suma, LeBron James detém mais finais e fez mais pontos em sua carreira em relação ao Michael Jordan. Contudo, Jordan atuou com menos estrelas e se manteve no Bulls em quase toda sua carreira. Além disso, Jordan tem um recorde perfeito em Finais, sem nunca ter sido derrotado.

O astro deixa a 23, uma homenagem a Michael Jordan, e volta com a numeração de seus tempos de Miami Heat, onde conquistou dois títulos da NBA em quatro temporadas. A camisa 6 já será a utilizada no filme Space Jam: Um Novo Legado, previsto para estrear no dia 15 de julho nos cinemas brasileiros.