Qual o melhor remédio para próstata crescida?

Perguntado por: ndamasio . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Alfa-bloqueadores (doxazosina, tansulosina, entre outros): são medicamentos que provocam relaxamento da musculatura da próstata e bexiga, assim facilitando o fluxo de urina e o esvaziamento da bexiga. Agem imediatamente desde os primeiros dias de uso.

Normalmente os remédios mais prescritos para hiperplasia benigna da próstata são a Finasterida, Mesilato de Doxazosina e Tansulosina, alguns nomes de medicamentos comerciais são o Duomo®, Prostaflux®, Prós HP®, Finalop®, Propecia®, Tasulil®, Stub®, Combodart®, Tamsulon®, Secotex®.

Os alimentos indicados para prevenir o câncer da próstata são principalmente aqueles ricos em licopeno, como o tomate e mamão, assim como os ricos em fibras e outros antioxidantes, como as frutas, as verduras, as sementes e as castanhas, que devem ser consumidos de forma regular para que sejam capazes de atuar na ...

Tomates e outros frutos vermelhos
Isso acontece porque ele é muito rico em um componente chamado licopeno, que é um antioxidante muito poderoso e eficaz.

Sementes de abóbora: são fonte de ômega-3, vitaminas do complexo B, ferro e zinco, o que podem ser fundamentais para diminuir os sintomas de próstata aumentada. Em um artigo publicado em 2019, 60 homens com sintomas de HPB fizeram o uso do extrato da semente de abóbora uma vez ao dia antes de dormir por três meses.

A causa exata não é conhecida, mas provavelmente envolve alterações causadas por hormônios, incluindo a testosterona e, principalmente, a di-hidrotestosterona. Outros fatores podem estar envolvidos, como idade, história familiar e alterações genéticas.

Então, cerca de 50% dos homens já podem ter a próstata aumentada nesta faixa etária, e o peso normal da próstata aos 60 anos passa a ser de até 38 gramas, ou seja, aos 90 anos, praticamente 90% deles terão HPB.

O urologista pode recomendar também os anti-inflamatórios, como ibuprofeno ou os analgésicos para aliviar a dor e o desconforto. A utilização de alfa-bloqueantes, como Tansulosina, é uma opção para melhorar as queixas miccionais do doente.

O aumento benigno da próstata passa a ser um problema quando ela dificulta a passagem da urina, porque, ao crescer, a próstata pode obstruir a uretra, o canal que passa por dentro dela. Os sintomas que a HPB provoca quando há obstrução da uretra são: aumento das micções durante a noite.

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

  • dificuldade de urinar;
  • demora em começar e terminar de urinar;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

3 chás para próstata

  • Alguns estudos sugerem que o chá de urtiga pode ser uma opção de chá para próstata.
  • O chá verde se mostrou promissor para a saúde da próstata.
  • O chá de hibisco pode ajudar a desacelerar o crescimento de células cancerígenas na próstata.

A prostatite aguda é caracterizada por uma inflamação na próstata, que pode aparecer repentinamente. Os sintomas mais comuns são dor na região genital (e pélvica), febre, tremores, dor na virilha, mal-estar, urina com cheiro forte e aspecto turvo.

Caminhadas, corridas, pedaladas, até mesmo a prática de esportes são bem-vindos em todas as idades.

Os remédios caseiros para a próstata aumentada são o suco de tomate, o saw palmetto, a urtiga e as sementes de abóbora, já que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a diminuir a inflamação da glândula e prevenir o câncer.

1 Suco de romã para câncer de próstata
Geralmente, em pacientes com a doença, a duplicação do PSA leva 15 meses, mas nos pacientes que beberam o suco de romã, esse processo levou, em média, 54 meses . O suco de romã também é bom para doença cardíaca e na redução do mau colesterol.

Saiba que um alimento popular dos brasileiros tornou-se aliado dos homens nessa cuidado. Sim! O consumo de ovo ajuda na prevenção do câncer de próstata.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, os alimentos ricos em gorduras saturadas e zinco favorecem o crescimento da próstata. Por isso, devem ser evitados.