Qual o melhor shampoo para sarna negra?

Perguntado por: udamasio3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Remédio para sarna negra

  • Antipulgas Zoetis Simparic.
  • Antisséptico Sept Clean.
  • Aerossol Sarnicida Duprat Tiuran.
  • Sabonete Sarnicida Duprat Tiuran.
  • Shampoo Agener União Dr. Clean.

É indicado para uma eficaz higienização e no controle da sarna (escabiose) em cães adultos, causadas por Sarcoptes scbiei var. canis.

Não existe um remédio caseiro para tratamento de sarna e o mais indicado é recorrer aos medicamentos de laboratório. A sarna é muito incômoda para seu cão e, no caso da demodécica generalizada, pode evoluir para feridas mais sérias.

Remédio para sarna negra

  • Antipulgas Zoetis Simparic.
  • Antisséptico Sept Clean.
  • Aerossol Sarnicida Duprat Tiuran.
  • Sabonete Sarnicida Duprat Tiuran.
  • Shampoo Agener União Dr. Clean.

- Sarna sarcóptica, sarna otodécica e verminoses: 0,2 a 0,4 mg/kg, por via oral, a cada 7 dias, em um total de 2 a 4 administrações. - Sarna demodécica: 0,5 mg/kg de peso, por via oral, a cada 24 horas, durante 2 a 3 meses.

Para a escabiose e a sarna otodécica, são recomendados medicamentos tópicos, ou seja, pomadas e cremes a serem aplicados diretamente na pele, nas áreas afetadas. Também é importante fazer banhos com sabonetes e shampoos anti ácaros, que matam os parasitas, eliminando a sarna.

A indicação é ir ao médico-veterinário para começar o tratamento. Uma dica é adquirir produtos próprios para o tratamento dessa doença, como o sabonete para sarna em cachorro. A composição do item é pensada para lidar com o acúmulo de ácaros na pele do cachorrinho.

A ivermectina veterinária é um medicamento veterinário usado para tratamento da sarna sarcóptica, sarna demodécica, verminoses gastrointestinais e do verme do coração, condições essas causadas pelos parasitas Ancylostoma sp, Toxocara canis e Trichuris sp.

Benzoderm pode ser utilizado no tratamento de piolhos, lêndeas e da sarna por adultos e crianças.

Um exemplo de doença muito comum em cães é a sarna, que pode ser tratada com o Mectimax 12 mg. Desenvolvido pela Agener União, o Mectimax ivermectina 12 mg cuida da saúde e ainda traz diversos benefícios para seu cachorro.

A permetrina 5% tópica é o tratamento de primeira escolha para tratar escabiose [1,2,3,4].

A permetrina 5% tópica é o tratamento de primeira escolha para tratar escabiose. Deve-se aplicar a loção do pescoço para baixo, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés, regiões interdigitais, periumbilical, genital e áreas sob as unhas. Faz-se a remoção do produto, no banho, 8 a 14 horas após a aplicação.

Sarna Demodécica, ou Sarna Negra
Diferentemente dos outros tipos de sarna, a demodécica não coça, exceto quando, além da sarna, o cão desenvolve infecção secundária por bactérias na pele, que conhecemos por piodermite. Esse tipo de sarna é hereditário, ou seja, ela é transmitida da mãe aos filhotes.

Ao pesquisar sobre a doença, é comum se deparar com dicas de remédios caseiros para curar sarna, como vinagre, bicarbonato e óleo queimado. Mesmo que algumas práticas possam ser benéficas em situações específicas, como o vinagre, nunca aplique produtos sem indicação do veterinário.

Passe o sabonete ou shampoo de sarna nas zonas afetadas pelos ácaros, formando uma espuma e ensaboando com cuidado o pet. Após ensaboar o cachorro, deixe o produto agindo por alguns minutos e retire a espuma do corpo do animal em água corrente morna.

Sarna demodécica
Também conhecida como sarna negra em cachorro, ela é causada pelo ácaro Demodex canis, um parasita que, normalmente, está presente na pele dos animais. Quando o pet está com baixa imunidade, o que ocorre em caso de estresse ou doença, o ácaro pode se proliferar, provocando os sintomas típicos da sarna.

Ela também pode ser conhecida como lepra canina, sarna negra ou demodiciose e consiste em uma dermatopatia parasitária inflamatória, que é causada pelo ácaro Demodex canis. Este ácaro faz parte da microbiota da pele canina saudável, presente em pequena quantidade, dentro dos folículos pilosos (raíz dos pelos).

Cães das raças Collie, Old English Sheepdog, Pastor de Shetland, Pastor Alemão, Afgan Hounds, ou seus mestiços são particularmente sensíveis, o que torna a barreira hematoencefálica desses cães mais permeável a ivermectina, ocasionando depressão do sistema nervoso central (MEALEY et al., 2006).

Em geral, o remédio começa a fazer efeito a partir de 4 horas de seu uso.

A ivermectina e/ou seus metabólitos são excretados quase exclusivamente nas fezes em um período estimado de 12 dias e menos de 1% da dose administrada é excretada na urina na forma conjugada ou inalterada.