Qual o momento mais crítico de um voo?

Perguntado por: rperes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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6 - Qual é o momento mais perigoso de um vôo? Se o avião estiver em voo, há muito pouca chance de um acidente, mas sim, no momento da decolagem e especialmente no pouso, É quando ocorre a maioria dos acidentes aéreos. “Por estatísticas, esse momento ocorre entre a aproximação final e a corrida de pouso.

Segundo pesquisas divulgadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a probabilidade de um avião comercial cair é de cerca de 1,27 por milhão de voos, enquanto nos táxis aéreos esse número é, em média, de 19,95 por milhão de decolagens.

Em 2017, uma mulher foi morta pela explosão de um motor a jato enquanto ela e outros turistas com roupas de banho se penduravam na cerca do aeroporto. Para quem está a bordo, decolar é um pouco mais assustador do que pousar — já que você segue direto para a montanha que se ergue atrás do aeroporto.

A cada 100 horas de voo realizadas durante a madrugada, os comandantes de jato cometem, em média, 9,5 erros de nível 3, o mais perigoso para a segurança da aeronave. Nos demais períodos do dia a probabilidade de haver um sério equívoco operacional se reduz praticamente à metade.

Os assentos na parte de trás do avião são, definitivamente, os piores lugares do avião. Por estar longe das asas, esta área é muito suscetível a turbulências. Além disso, alguns aviões têm motores traseiros que geram muito barulho durante a viagem.

Existe um lugarzinho para você onde as turbulências serão menos perceptíveis, e esse lugar é no meio do avião, quanto mais próximo às asas, mais tranquilo será o seu voo! Isso porque as asas do avião ficam localizadas justamente no meio, oferecendo um pouco mais de estabilidade.

Os controladores checam seus radares e verificam se os desvios podem ser realizados, dado que podem haver outros aviões em sentido contrário, por exemplo, e autorizam os desvios: “LATAM 1234, desvios autorizados”. Já ouvi muito também que os pilotos reduzem a velocidade para a chamada velocidade de penetração.

Por mais severa que seja a situação, uma turbulência não costuma ultrapassar 15 minutos. Então, é importante lembrar porque tem turbulência no avião para conseguir manter a calma durante esse período.

Não, turbulência não derruba avião! (falando pela milésima vez). A estrutura é projetada com um fator de segurança de 1.5, ou seja, pegue a maior força que um avião sofrerá em voo e acrescente 50% de margem de sobra.

Agora você já sabe que as melhores companhias aéreas do Brasil são:

  • Companhia Aérea Azul.
  • Companhia Aérea LATAM Airlines.
  • Companhia Aérea Gol.

O avião pode perder uma asa, leme ou outra parte vital quando está no ar. Quase sempre, o motivo é manutenção malfeita - a estrutura acumula desgaste até quebrar. Mas isso também pode acontecer com aeronaves em perfeito estado.

9) Quanto maior a aeronave menor a nossa percepção da turbulência? Verdade! Bom, quanto maior o peso da aeronave, menor será a sensação de turbulência. Então, você vai sentir mais efeitos num avião pequeno do que num avião enorme.

Todas as aeronaves – aviões e helicópteros – devem decolar e pousar com vento de frente para garantir a segurança das operações. "Deve-se decolar sempre com vento de proa (frente) para diminuir a distância de decolagem e aumentar o ângulo de subida.

Uma dica é respirar profundamente e segurar o ar por cerca de 2 segundos. Você ainda pode abrir e fechar a boca repetidamente durante voos e decolagens (momentos de maior mudança na pressão interna do avião). Bocejar, engolir ou mascar chiclete também podem ser soluções.

Entretanto, diferente do que se possa imaginar, o avião é o meio de transporte mais seguro que existe. Ainda de acordo com as estatísticas, as chances de uma pessoa sofrer um acidente aéreo é de 1 em 8 milhões — um número bem menor se for comparado com o de acidentes de carros, ônibus ou até mesmo bicicletas.