Pode levar perfume em voo nacional?

Perguntado por: eximenes . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

A resposta é sim, é-lhe permitido levar perfumes para a cabine do avião e levá-los consigo na sua bagagem de mão.

Outra dúvida muito comum é se pode levar desodorante aerossol no avião. A regra é que os frascos não ultrapassem 300 g ou 300 ml nas bagagens de mão e 0,5 kg ou 0,5 L nas malas despachadas, sem ultrapassar 2 kg ou 2 L. Tanto para os artigos de beleza quanto para aerossóis, é importante que o produto esteja bem lacrado.

Que tipo de objetos não podem ser levados na cabine? Em geral, os seguintes itens não podem ser transportados a bordo: líquidos, géis, aerossóis e armas de fogo de todos os tipos.

Pode levar perfume no avião? É permitido levar perfumes em voos nacionais, desde que a quantidade total de líquidos transportada na bagagem de mão não passe de 1,2 kg ou 1,2 litro. Cada frasco não pode ter capacidade maior do que 300 ml.

Quantos ml de perfume posso tomar num avião? A quantidade máxima de líquido que pode ser transportado a bordo de um avião na bagagem de mão não deve exceder 100 ml por item.

Aerossóis e sprays de higiene pessoal, como desodorante, espuma de barbear e protetor solar, também podem ser levados na bagagem de mão. Em voos nacionais o limite é de quatro frascos de até 300 ml e nos internacionais de até 100 ml.

Vamos começar por uma dúvida simples. E, sim, pode levar garrafinha de água em voos nacionais, mas com regras: a embalagem precisa ser de até 500 ml. Além disso, o limite de líquido para bagagem em voos nacionais é de 2 litros.

É permitido levar perfumes de até 50 ml, porém, o total transportado não deve ultrapassar 5 litros. Também é permitido levar até 4 frascos de aerossóis de higiene pessoal ou de uso médico de até 300 ml/g cada.

Líquidos, cremes e géis na bagagem de mão
As normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) preveem que cada item (shampoos, condicionadores e demaquilantes, por exemplo) deve ter no máximo 500ml, e cada passageiro pode levar itens que somem até 2 litros em sua bagagem de mão, ou seja, 4 embalagens de 500ml.

De acordo com a Anac, todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e juntos não podem exceder à capacidade de um litro. O turista pode conseguir uma dessas sacolas plásticas especiais no próprio aeroporto.

Pode levar copos e garrafas de vidro no avião? Qual é a alternativa mais segura? Como vidro é um item frágil e que pode ser perigoso se quebrado, não é permitido levar garrafas de vidro na bagagem de mão do avião.

Para diminuir os riscos, a dermatologista ensina a colocar os frascos de perfumes mais frágeis embrulhados em plástico bolha, para amortecer possíveis impactos. Também use um pedaço de fita adesiva na saída do spray para evitar saída involuntária do produto.

A restrição não é sobre o material, e sim sobre o limite de líquidos, que é de até 100ml. Se o perfume em questão for uma versão de 30ml, por exemplo, a embalagem de vidro não será problema, e o produto está liberado para voar na mala de mão. Já em voos nacionais, não há essa restrição de líquidos.

A quantidade líquida de qualquer artigo individual não ultrapasse 500 g ou 500 mL; A quantidade de aerossóis e atomizadores na bagagem de mão não exceda quatro frascos por pessoa. O conteúdo de cada um desses frascos também deve ser inferior a 300 mL ou 300 g (ANAC Resolução 207);