Qual o nível mais alto da Administração?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 16 votos

Considerado como o nível mais alto da hierarquia, é nessa divisão que estão posicionados cargos como:

  • CEO;
  • Presidentes;
  • Diretores;
  • Gestores.

É o nível mais elevado da hierarquia, compreende presidentes, diretores e demais gestores da alta cúpula e decidem os objetivos globais da empresa.

Dentro das empresas, a hierarquia é o que define a organização de cargos e salários. Tudo parte da chefia, que pode ser o proprietário, diretor geral ou presidente. A partir disso, cria-se uma ordem de distribuição do poder para definir quem toma as decisões e quem as executa.

Níveis de planejamento e as Funções do Processo Administrativo. Há três níveis ou tipos de planejamento organizacional e são classificados em Estratégico, Tático e Operacional. Distinguem-se basicamente pelo prazo das ações a serem desenvolvidas, a abrangência dos planos e o seu conteúdo.

O nível hierárquico representa uma ordem que coloca as pessoas ou atividades em ordem de subordinação umas em relação às outras. O conceito de nível hierárquico também pode ser aplicado em outras áreas mais amplas e complexas, como é o caso da hierarquia das leis, urbana, entre outras.

As cinco etapas da Administração Estratégica são: a análise do ambiente, a diretriz organizacional, a elaboração da estratégia, a implementação da estratégia e o controle estratégico.

A administração do Estado brasileiro é dividida em três níveis de governo: federal, estadual e municipal. Todos os estados (incluindo o Distrito Federal) e os municípios são membros da Federação – estes últimos a partir da Constituição de 1988 – e, assim, tem suas administrações com diferentes níveis de autonomia.

Seja qual for o tamanho do seu negócio, você deve exercer essas quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas: Estratégico; Tático; Operacional.

O nível tático é o nível de execução de tudo que foi planejado no nível estratégico”.

Nível Operacional
Esse nível abrange cargos como chefes de equipe, supervisores, etc. Nesse nível serão colocadas em prática todas as estratégias desenvolvidas, desde o planejamento estratégico e objetivos globais no nível estratégico, passando pela formulação dos planos de ação no nível tático.

De modo geral, as pirâmides são construídas por três camadas principais. A base é formada pelo nível operacional, o meio pelo nível tático e o topo pelo nível estratégico.

Responsabilidades do Diretor Administrativo incluem:
Fornecer informações para o planejamento estratégico e a empresa. Definição de metas para os departamentos e gerentes individuais. Colaboração com os colegas para implementar políticas e desenvolver melhorias.

Os 3 níveis de gestão empresarial

  • Nível Estratégico de Gestão Empresarial.
  • Nível Tático ou Técnico de Gestão Empresarial.
  • Nível Operacional de Gestão Empresarial.

Existem 4 principais funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle (ou PODC). Juntas, elas servem de ferramentas para que o gestor possa administrar uma empresa e direcioná-la ao crescimento, mesmo em um mercado tão concorrido.

A ordem da hierarquia é determinada pelo momento do pertencimento. Aqueles que antes eram membros da família têm precedência sobre aqueles que vieram depois deles. Assim, os pais vêm antes dos filhos, o primogénito antes do segundo, e assim por diante.