Qual o nome da família real portuguesa?

Perguntado por: emata . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Nasceu em Lisboa, no Palácio de Queluz, a 12 de Outubro de 1798, recebendo o nome de Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Serafim de Bragança e Bourbon.

Portugal instaurou a república há 111 anos, mas se ainda tivesse um rei, hoje ele seria Dom Duarte Pio de Bragança, 76. Apesar de ser considerado "chefe da Casa Real", não tem status oficial no país, nem qualquer tipo de subsídio do governo.

Palácio Nacional da Ajuda

O Palácio Nacional da Ajuda foi a residência oficial da família real, desde o reinado de D. Luís I até ao fim da Monarquia.

No Brasil a rainha é chamada de "Elizabeth" ou "Elizabete". Em Portugal é chamada de "Isabel".

Duarte Pio de Bragança GMNSC (Berna, Suíça, 15 de maio de 1945) é um monarca inerte e pretendente português. É o atual Duque de Bragança e pretendente à Coroa de Portugal enquanto Rei de Portugal, como bisneto de Miguel I de Portugal.

Em 2008 foram comemorados os 200 anos da mudança da família real portuguesa para o Brasil, onde foi instalada a sede do reino. Uma sequência de eventos importantes ocorreu no período 1808-1821, durante os 13 anos em que D. João VI e a família real portuguesa permaneceram no Brasil.

João VI trouxe toda a estrutura de poder de Lisboa para o Rio de Janeiro, incluindo importantes obras de arte e literárias e os recursos dos cofres reais etc. D. João VI chegou à cidade de Salvador em janeiro de 1808 e em março do mesmo ano desembarcou na cidade do Rio de Janeiro.

A esquadra portuguesa com o príncipe regente aportou, assim, em Salvador, em 22 de janeiro de 1808, após 54 dias de viagem. A colônia era vista pela metrópole (o Reino de Portugal) como um espaço que possibilitaria a realização dos interesses comerciais e religiosos – objetivos da expansão marítima.

Seu nome foi escrito durante sua vida como "Pedro Álvares Cabral", "Pero Álvares Cabral", "Pedr'Álváres Cabral", "Pedrálvares Cabral", "Pedraluarez Cabral", entre outros.

1143

Portugal foi fundado em 1143, ano da celebração do Tratado de Zamora. O Tratado, assinado entre D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, e Afonso VII de Leão e Castela, reconhece o estatuto jurídico de Portugal como reino independente. Em 1179 esse estatuto foi confirmado pelo Papa Alexandre III.

Isso porque Portugal estava prestes a ser invadido pelo líder militar francês Napoleão Bonaparte. Apoiado pela Inglaterra, rival da França, essa foi a estratégia de Dom João VI para assegurar a soberania portuguesa: vir para sua colônia além-mar e proteger a vida da família real.

A vinda da família real trouxe como benefício a abertura dos portos as nações amigas; instalações de fábricas; criação da imprensa régia; criação do banco do Brasil; casa da moeda, do jardim Botânico, da Biblioteca e do teatro Real, e das escolas de medicina na Bahia e no Rio de Janeiro.

A família real britânica pertence à monarquia britânica, que começou a surgir, ainda na Idade Média, com base no reino de Wessex. A monarquia constitucional inglesa se consolidou por meio da Revolução Gloriosa e de um documento chamado Bill of Rights, que limitou os poderes reais.

No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º proclamou o grito de independência às margens do rio Ipiranga e o Brasil se consolidou como uma nação independente. Desde 1946, por lei federal, a data é feriado nacional.

Isabel II, em inglês: Elizabeth II (nascida Elizabeth Alexandra Mary; Londres, 21 de abril de 1926 – Castelo de Balmoral, Aberdeenshire, 8 de setembro de 2022), foi Rainha do Reino Unido e dos Reinos da Comunidade de Nações de 1952 até sua morte em 2022.

Segundo a Vulgata, seu nome seria Elisabeth, do hebraico "Eliseba", significando Deus é plenitude. Dos Evangelistas, somente Lucas a ela se refere, assinalando ser descendente de Arão.

Primeira filha do rei George VI e da rainha Elizabeth Bowes-Lyon, o casal decidiu dar-lhe o nome de sua mãe: Elizabeth. Logo, a princesa Elizabeth tornou-se rainha após a morte de seu pai.

Quem é Maria Berklian
Ela tinha, em agosto de 2023, 546 mil seguidores no Instagram e 2,4 milhões no TikTok – gente que acompanha a rotina da milionária e o passatempo preferido dela.