Qual o nome da fruta que Adão e Eva comeram?

Perguntado por: rcunha . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Simbologia. No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã.

Maçã: um pseudofruto da macieira
Nós explicamos: FRUTO: chamamos de fruto o ovário da planta fecundado e desenvolvido. PSEUDOFRUTO: órgão da planta que não é originado do ovário, mas sim de outro órgão da planta. No caso da maçã, a parte que consumimos é formada a partir do receptáculo floral.

De acordo com Gênesis 3:6, foi Eva quem comeu a fruta primeiro. “Quando a mulher viu que o fruto da árvore era bom para comer e agradável aos olhos, e também desejável para ganhar sabedoria, ela pegou um pouco e o comeu”. Entretanto, Gênesis 3:12 diz que foi Adão quem lhe deu o fruto.

Era uma das comidas mais importantes de Israel antigo, exportada pra todo Império Romano. No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras'. Eu tenho certeza de que Jesus comeu tâmaras - como todo mundo, naquela época.

Moisés nomeia apenas duas árvores desse jardim: a Árvore da Vida e a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, cujos frutos Deus proibira Adão e Eva de comerem...

Região do Médio Oriente situada entre os rios Tigre e Eufrates, na Ásia Ocidental.

A Árvore do Bem e do Mal figura na Bíblia como um simbolismo colocado, sob forma física, a Adão e Eva, onde a aceitação desta (isto é, o comer do seu fruto) seria o "assinar embaixo" da humanidade em aceitar o pecado, enquanto que o não-fazê-lo seria o aceitar estar com Deus.

A árvore da vida 'real'.
No meio do deserto do Bahraini, não muito longe do Djebel Dukhan (Montanha da Fumaça) e a 40 km de Manama, encontra-se uma árvore antiga. Parece estar aqui há mais de quatrocentos anos, crescendo em uma terra árida e desértica, desprovida de vegetação.

Abacaxi, marmelo, framboesa, figo e amora também são considerados pseudofrutos.

Qual é a fruta que nunca reprova? Resposta: Uva passa.

Foi desta última que – segundo os escritos – primeiro Eva, depois Adão, comeram (por influência de uma serpente) o fruto proibido e, assim, foram expulsos do Paraíso.

Fruto é uma palavra usada nas Escrituras que denota a produção em geral, vegetal ou animal.

Na mitologia céltica, esta fruta simboliza a magia, a imortalidade e o conhecimento. Para os medievais era confortante o sentido da maçã como Ilha dos Bem-aventurados, possibilitando o acesso dos indivíduos num mundo semelhante ao paraíso e que se localizava paralelamente ao mundo terreno.

Um guisado de feijão, carne de cordeiro, azeitonas, ervas amargas, um molho de peixe, pão sem fermento, tâmaras e vinho aromatizado provavelmente estavam no menu da Última Ceia, diz uma pesquisa recente sobre a culinária palestina na época de Jesus.

O Sacramento da Ceia do Senhor
Então, tomando um copo de vinho, deu graças e o abençoou, e lhes deu com a ordem: “Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.

Segundo o padre, “Não há nenhuma explicação teológica a respeito do consumo de frango nessa data, mas a tradição sempre pregou a troca da carne pelo peixe, que é um alimento bíblico.