Qual o nome da imitação de couro?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

O corino é um tecido que imita as características do couro, porém não é de origem animal. A base é de tecido 100% algodão, composto de 70% de PVC, 25% de poliéster e 5% de poliuretano.

Não? Mas provavelmente você já tem ou ainda vai ter uma peça em Cirrê! Ele é aquele tecido que parece couro (o famoso couro ecológico) e que tomou conta das coleções Primavera Verão 2017, inclusive a nossa!

Vejamos cada um deles:

  • Poliuretano. Também conhecido como “PU”, é o mais comum na produção de couros sintéticos, principalmente para peças de roupas. ...
  • Polipropileno. Este processo é muito utilizado em bolsas e acessórios pela facilidade de manuseio e elasticidade. ...
  • Polivinílico.

Analisando o material em si, o sintético costuma ter um aspecto mais liso e homogêneo do que o couro. A peça tem um aspecto plastificado, afinal estamos falando de um plástico. Já o couro em geral possui uma rugosidade maior (pele um pouco mais áspera, com poros mais visíveis) e também é mais macio ao toque.

Couro Sintético
- Também conhecido como "courino", esse tecido sintético imita as características do couro, mas não é de origem animal. É criado a partir de componentes como algodão, PVC, poliéster e poliuretano.

Confira a etiqueta
as peças confeccionadas em couro legítimo vêm com uma etiqueta que traz a informação “100% couro”, “Couro legítimo” etc. Não podemos deixar de mencionar que existem também as falsificações que trazem em suas etiquetas informações que não são verdadeiras a respeito da composição dos produtos.

O tecido de couro de PVC é muito semelhante ao tecido de couro PU. Mas em vez de poliuretano, o tecido de couro de PVC é feito pela combinação de polivinilcloreto com estabilizadores (para proteger), plastificantes (para amaciar) e lubrificantes (para tornar flexível) e, em seguida, aplicando a um material base.

O corino é uma forma de couro ecológico. Feito com base em tecido 100% algodão, o tecido é feito em 70% PVC, 25% poliéster e 5% de poliuretano. O material possui tipos de plástico em sua composição para ficar mais semelhante em aparência ao couro natural.

Tecido cirrê é um tecido brilhoso que visualmente parece couro, mas é mais leve, maleável, não esquenta tanto no corpo e pode ser visto nos looks das mais diversas ocasiões. Da academia para o trabalho, do escritório para o happy hour, do barzinho para a balada, o tecido cirrê é pura versatilidade.

Para os mais leigos a diferença da napa em relação ao couro pode acabar passando despercebido devido a forte semelhança entre eles. Inclusive, vale citar que até mesmo na composição eles são bem próximos, onde a principal diferença entre o courino e o napa é que o este possui algodão e aquele não.

Couro de origem bovina com acabamento Napa: Infelizmente o termo napa é entendido de maneira errada por muitos consumidores, entendendo napa como algo sintético. Segundo o CTCCA – Centro Tecnológico do Couro, Calçados e Afins/RS, napa é couro de origem bovina. Couro de baixa espessura, usualmente curtido ao cromo.

Couros semi acabado é o resultado da transformação do couro wet blue após recurtimento. Nesta fase, o couro já apresenta características do artigo final (estofamento mobiliar, automotivo, calçados ou artefatos), isto é, com várias possibilidades de cores, espessuras e maciez.

Feito com PVC, o courvin é o mais durável e resistente dos couros sintéticos, tem espessura maior e acabamento com um pouco mais de brilho. Sua base pode ser de sarja, algodão ou nylon. O tecido conhecido como Kouríssimo é na verdade uma marca de courvin, também de boa qualidade.

A versão sintética é feita de PVC, um material fabricado a partir do petróleo. É um laminado que possui uma espécie de substrato que pode ser de tecido ou não tecido.