Quem é o dono da Mate Couro?

Perguntado por: idantas . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

O Mate Couro surgiu da ideia de seis amigos mineiros, entre eles um farmacêutico, com desejo de se criar uma bebida gostosa a partir de extratos vegetais. Após muitas pesquisas, finalmente no dia 19 de setembro de 1947, foi fundada a Mate Couro e passaram a fabricar e vender o refrigerante Mate Couro.

O refrigerante tradicional Mate Couro, é composto por duas ervas tropicais naturais: o mate e o chapéu de couro, por isso a origem do nome.

História do Guarapan
Pouco tempo depois, o Guarapan passou a ser produzido pela REMIL. Desde 2000, o refrigerante foi comprado pela Coca Cola, que manteve o sistema de produção da bebida.

Atualmente, a marca pertence à AmBev e encontra-se entre as quinze marcas de refrigerantes mais vendidas no mundo.

Coca-Cola Brasil

Em 2001, o guaraná foi adquirido pela Coca-Cola Brasil e passou a fazer parte do nosso portfólio de produtos — mantendo sempre o sabor característico e a identificação com a cultura local.

Cadbury Schweppes

No Brasil, a Crush foi fabricada nos sabores laranja e uva pelas indústrias Golé e a Pakera, então franqueadas pela multinacional Cadbury Schweppes até o cancelamento da licença e a interrupção da produção.
...

Quando fabricado no Brasil, o que não ocorre mais, o foi por indústrias de refrigerantes como a Golé e a Pakera então franqueadas pela multinacional Cadbury Schweppes, atual detentora da marca na maior parte do mundo.

Os refrigerantes e sucos do Grupo Del Rey podem retornar ao mercado em breve. Após ter falência decretada em 2020, sem ao menos aprovar um Plano de Recuperação Judicial, a empresa teve os bens apreendidos para pagamento aos credores por determinação da Justiça.

Pode parecer até novidade para muitos, mas o Guaraná Charrua é uma marca de refrigerante sabor guaraná fabricado e comercializado apenas no Rio Grande do Sul desde 1994.

O mate é o nome dado à infusão das folhas de uma árvore nativa da floresta subtropical da América do Sul, conhecida por – não se surpreendam – erva mate. E os argentinos são obcecados por ele. É um dos mais importantes itens da gastronomia do país, tão parte da cultura argentina quanto o doce de leite.

Contudo, há dois países onde o rótulo Coca-Cola não entra. Cuba e Coreia do Norte são então os dois territórios no Mundo inteiro onde não há comercialização deste produto norte-americano.

James Quincey

Seu atual presidente e executivo-chefe é James Quincey. A Coca-Cola Company é o maior produtor e distribuidor de bebidas do mundo, seguido pela AmBev.
...

No Brasil, além do trio Coca-Cola, Fanta e Sprite, a empresa é dona do Guaraná Jesus, Mate Leão, Sucos Del Valle, Ades, Kapo, Powerade, Crystal, Schweppes, Verde Campo, entre outros.

O GUARANÁ KUAT é uma marca contemporânea que surgiu no final de 1997, lançado nos mercados do Rio de Janeiro, Juiz de Fora e São Paulo pela divisão brasileira da The Coca-Cola Company, para atender a um público jovem que estava vivendo uma fase de mudança e que, por um momento, queria escapar da pressão do dia-a-dia.

O grande destaque é Fruki Guaraná que se consolidou como a marca mais vendida no estado, com 30% de mercado (dentro do sabor guaraná). Outro fator que contribuiu para o crescimento na participação no segmento de refrigerantes foi o aumento do share nos mercados de tônica, citrus e uva.

"O Guaraná Jesus é um produto diferenciado e de forte tradição, que merece ser conhecido em todo o país. Por isso, não é mais restrito ao estado do Maranhão. O plano de expansão contempla praças onde há potencial de consumo, o que nos levou, neste momento, a iniciar a distribuição em São Paulo, Minas e Paraná.

Há 100 anos, o guaraná, fruto original da Amazônia brasileira, é utilizado para fabricação de um refrigerante que se tornou símbolo do Brasil nos mais de 50 países onde é comercializado: o Guaraná Antarctica.