Qual o objetivo da cultura popular?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

A cultura popular representa um conjunto de saberes determinados pela interação dos indivíduos. Ela reúne elementos e tradições culturais que estão associados à linguagem popular e oral. Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros.

- Exemplos de manifestações da cultura popular: carnaval, danças e festas folclóricas, literatura de cordel, provérbios, samba, frevo, capoeira, artesanato, cantigas de roda, contos e fábulas, lendas urbanas, superstições, etc.

A cultura popular é realizada de forma espontânea pelo grupo social que a produz. Geralmente, é transmitida de maneira oral e entre as famílias. Um exemplo são as festas populares em que determinadas funções passam de pai para filho ou de mãe para filha.

A cultura popular se manifesta em áreas diversas, pela literatura, artesanato, gastronomia e música, entre outras, tendo na interação entre as pessoas de diferentes locais e suas crenças a origem desta forma de cultura.

Sete manifestações culturais brasileiras: música, folguedos e danças populares. A diversidade e a riqueza da cultura popular brasileira são notórias nos quatro cantos do país. Manifestações ligadas à música, à dança e à religião são símbolo de resistência, da identidade e da história de diversos territórios e povos.

A cultura popular caracteriza-se pela participação ativa do povo na produção e expressão artística na literatura, na arte, na dança, no folclore, na música, nos ritos religiosos. Ancorada em tradições, ela é construída no seio de uma comunidade que é simultaneamente sua autora e seu público.

A cultura pop influencia no consumo desses jovens exercendo um poder que dissemina estilos e conceitos que tendem a formar grupos de associação internos. Onde estes, criam a necessidade de serem inclusos no grupo no qual se referenciam e, idealizam estilos que não estão de acordo com sua realidade.

A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.

Características da Cultura
possui um caráter simbólico; é adquirida por meio das relações sociais de um grupo; é transmitida para gerações posteriores; não é estática, sendo influenciada por novos hábitos.

A formação da cultura brasileira resultou da integração de elementos das culturas indígena, do português colonizador, do negro africano, como também dos diversos imigrantes. Foram muitas as contribuições dos índios brasileiros para a nossa formação cultural e social.

Muita gente confunde, mas a cultura popular e a cultura de massa são totalmente distintas. A primeira é fruto do povo, da identidade cultural de uma sociedade. Já a segunda é produto da Indústria Cultural e não tem a intenção de carregar ou transmitir valores simbólicos.

A cultura popular surgiu graças as interações e práticas compartilhadas entre pessoas de uma região, refletindo sua identidade e forma de viver. A sociologia e etnologia procuram identificar as manifestações permanentes e coerentes, analisando como elas acontecem em uma comunidade e passam a compor a cultura popular.

Como surgiu
A cultura popular tem múltiplas origens. É alimentada principalmente à custa das indústrias que têm lucros a inventar e promover material cultural. Entre elas, encontram-se a indústria da música popular, cinema, televisão, rádio, bem como editoras de livros e jogos de computador.

Ao que tudo indica, a cultura pop, tal qual a conhecemos hoje, começou com a geração dos baby boomers, ou seja, dos nascidos entre os anos de 1960 e 1970.

A cultura é parte do que somos, nela está o que regula nossa convivência e nossa comunicação em sociedade. Ao tratar do conceito de cultura, a sociologia se ocupa em entender os aspectos aprendidos que o ser humano, em contato social, adquire ao longo de sua convivência.

Para funcionar corretamente, a indústria cultural criou uma fórmula específica: pegar elementos da cultura erudita (a cultura de elite) e misturá-los à cultura popular (a cultura produzida pelo povo, nas periferias e fora da elite).

Podemos considerar como elementos da cultura o idioma, a religiosidade, as festas populares, as artes, a culinária, a maneira de se vestir, entre outras coisas. Como o termo cultura tem vários significados diferentes, podemos atribuir a ele várias formas de se pensar a organização intelectual humana.

A cultura popular surge da interação dos indivíduos e reúne tradições que são transmitidas de maneira oral. Portanto, ela é espontânea e acessível a todos os públicos. Alguns exemplos são o folclore, a literatura de cordel, o artesanato, etc.

Cultura popular, cultura erudita e cultura de massa: qual a diferença? Grande parte das pessoas podem sentir dúvidas em relação a esses três diferentes tipos de cultura, ou até mesmo não saberem de sua existência, por isso, é importante esclarecer: A cultura popular, assim como o nome já diz, vem do povo.