Qual o objetivo da hipoplasia?

Perguntado por: nmorgado . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

A hipoplasia consiste na diminuição da população celular de um tecido ou de um órgão. Existem diversas formas de hipoplasia, dentre elas, durante a embriogênese, quando pode ocorrer um defeito na formação de algum órgão ou de parte dele (hipoplasia pulmonar, hipoplasia renal etc.).

A hipoplasia é a diminuição da atividade formadora dos tecidos orgânicos (pele, músculos, etc.). A diminuição de um tecido em um determinado órgão ou parte do corpo, afeta o local tornando-se menor e mais leve que o normal, mas os padrões básicos de sua arquitetura continuam os mesmos.

A hipoplasia do esmalte é uma formação incompleta ou deficiente da matriz orgânica do esmalte. Clinicamente, apresenta-se como manchas esbranquiçadas, rugosas, sulcos ou ranhuras, bem como, outras alterações na estrutura do esmalte, comprometendo a estética do sorriso.

A hipoplasia ocorre quando o corpo não é capaz de produzir a quantidade suficiente da camada dura de esmalte nos dentes. A formação dos dentes de leite se inicia no período intrauterino, dentro da barriga da mãe, e o desenvolvimento completo se dá por volta de 1 ano de idade.

Os tratamentos podem incluir cirurgia corretiva logo após o nascimento, administração de medicamentos para compensar problemas como distribuição anormal de hormônios no corpo ou uma abordagem de esperar para ver se o paciente precisa de intervenções médicas.

A hipoplasia cerebelar em felinos tem sido descrita com frequência como consequência da infecção pelo vírus da panleucopenia felina (JUBB et al., 1992; POLLOCK, 1984).

Em alguns casos de Anencefalia, o tecido cerebral pode estar exposto. As Causas Anencefalia estão relacionadas a fatores ambientais, infecções, drogas, radiações e até mesmo vírus e fatores genéticos que, provocam a ausência de ácido fólico no metabolismo materno levando à malformação.

A hipoplasia ou aplasia de medula óssea é uma enfermidade que afeta cães e gatos, caracterizada pela não produção suficiente de uma (anemia, trombocitopenia e leucopenia) ou todas (pancitopenia) as linhagens das células do sangue pela medula óssea.

Túbulo seminífero que não tem desenvolvimento celular: aplasia. Túbulo seminífero possuindo resquícios de crescimento celular: hipoplasia.

A síndrome da hipoplasia do coração esquerdo (ou Síndrome do coração esquerdo hipoplásico – SHCE) é uma malformação cardíaca rara e grave, constituindo um conjunto de anomalias cardíacas congênitas, que consiste em hipoplasia significativa ou ausência do ventrículo esquerdo e hipoplasia da aorta ascendente.

A melhor forma para evitar a hipoplasia no esmalte é mantendo a saúde bucal, seja das crianças e bebês mas também durante a fase adulta. Sendo assim, o aconselhado é realizar os hábitos de uma boa higiene bucal, escovando os dentes pelo menos três vezes ao dia e fazendo uso de enxaguantes bucais e do fio dental.

Blog > Síndrome de hipoplasia do coração esquerdo (SHCE) A SHCE é a anomalia cardíaca complexa mais frequentemente diagnosticada na vida fetal, correspondendo a aproximadamente 16% de todas as anomalias cardíacas no feto.

Sendo assim, a hipertrofia pode ser definida como aumento do volume da fibra muscular, enquanto a hiperplasia se resume ao aumento na quantidade de fibras musculares.

Alguns indivíduos apresentam aplasia ou hipoplasia do seio frontal, isto é, não têm esse seio ou ele é muito menor do que o do lado oposto. Embora mais raro, isso também pode ocorrer com os seios maxilares. As cavidades dos seios da face são revestidas por uma mucosa semelhante à mucosa do nariz.

Muitas pessoas com hidrocefalia de pressão normal desfrutam de uma vida relativamente normal, com a ajuda de uma válvula. Check-ups regulares e contínuos com o neurocirurgião ajudarão a assegurar que sua válvula está funcionando corretamente e que seu progresso está no bom caminho.

A anencefalia é uma malformação do sistema nervoso central em que há ausência parcial do cérebro e da calota craniana. Pode haver algum resquício do tronco cerebral funcionando, o que garante algumas funções vitais do bebê, como respiração e batimentos cardíacos.

O cerebelo está relacionado com diversas funções, sendo as principais a coordenação dos movimentos e a participação no equilíbrio do corpo. O cerebelo está também relacionado com o controle do tônus muscular.

Continuar lendo Como evitar hipoplasia?