O que é a Otan e qual seu objetivo?

Perguntado por: upires9 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Otan significa Organização do Tratado do Atlântico Norte (em inglês, NATO, North Atlantic Treaty Organization) e é o nome da aliança político-militar que surgiu em 1949 e reúne mais de 30 países do hemisfério norte do planeta.

A Otan (sigla que significa Organização do Tratado do Atlântico Norte) é uma aliança formada por 30 países, incluindo EUA, Canadá, Reino Unido e França (veja lista completa abaixo). A organização foi criada em 1949, no período da chamada Guerra Fria, sob a liderança dos EUA em oposição à extinta União Soviética.

Ao mesmo tempo, em 1999, os russos desconfiaram das intenções da Otan, com o bombardeio de Kosovo", afirma o historiador, mencionando as guerras de independência e reconquista da zona separatista da Chechênia e a incursão militar humanitária da Otan contra os iugoslavos, que atacou a área sem agressão a membros da ...

Aliança militar ocidental criada há mais de 70 anos, no contexto da Guerra Fria, a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) é central para explicar a Guerra da Ucrânia e seus desdobramentos. O desejo de Kiev de se unir ao grupo foi a justificativa da Rússia para invadir o país vizinho, em 24 de fevereiro.

Segundo a narrativa defendida pelo Kremlin e seus apoiadores, a invasão à Ucrânia seria uma reação às ações tomadas pela própria Otan contra os interesses russos. Putin afirma que a aliança traiu a Rússia ao quebrar uma promessa feita à União Soviética ao fim da Guerra Fria.

As principais alianças militares atuais:

  • OTAN, PDSC.
  • OCX, OTSC.
  • 8 CDSA.
  • CPS.

Como faz para entrar na Otan? Para fazer parte da aliança, é preciso ser capaz de promover os princípios do Tratado de Washington de 1949 e ter capacidade e vontade de fazer uma contribuição militar para as operações da Otan.

Resposta verificada por especialistas. O principal temor da Rússia era ver a Ucrânia se aproximar das nações ocidentais (com a possível entrada deste país na OTAN). Com base nesse fato real, a gente pode observar que a Rússia acabou violando a soberania da Ucrânia.

Atualmente, a aliança tem em torno de 40 mil militares de prontidão. Os 260 mil soldados extras formariam uma reserva que a Otan poderia utilizar em caso de emergência.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) é uma aliança militar internacional fundada em 1949. No contexto de sua fundação, ocorrida durante a Guerra Fria, seu objetivo era estabelecer um pacto militar entre os países do Tratado do Atlântico Norte contra o avanço da influência socialista.

A Rússia exige que a Ucrânia: Cesse a ação militar; Mude sua Constituição para resguardar neutralidade – o que, na prática, significa que a Ucrânia se compromete a ficar fora da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan);

Após a II Guerra Mundial, a URSS converteu-se, lado a lado aos EUA, numa das maiores potências mundiais. Tem início um período de tensão mundial que ficou conhecido como Guerra Fria, que contrapôs por quase 45 anos os dois maiores arsenais do mundo, o norte-americano e o soviético.

jun. 2022) que qualquer invasão realizada por um país integrante da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na Crimeia pode resultar em uma 3ª Guerra Mundial. “Para nós, a Crimeia é parte da Rússia. E isso significa para sempre.

No contexto de um conflito como o da Ucrânia, isso provavelmente significaria uma zona na qual os aviões russos não poderiam voar, para impedir que eles realizassem ataques aéreos contra a Ucrânia. A Otan impôs zonas de exclusão aérea em países não membros antes, incluindo Bósnia e Líbia.

Bruxelas, Bélgica

"A aliança da Otan é mais forte e a Rússia é mais fraca devido ao que (o presidente russo Vladimir) Putin fez", disse Harris, enquanto seu anfitrião, o presidente Andrzej Duda, denunciou a invasão das forças russas, que descreveu como "barbárie com características de genocídio ".

1 - Capacidade nuclear da Rússia
Segundo uma pesquisa do Instituto Internacional da Paz de Estocolmo (SIPRI) realizada em 2019, os russos possuem mais de 6 mil ogivas nucleares. Em números absolutos, o arsenal coloca a Rússia como o país com o maior total de armamentos nucleares, de acordo com o SIPRI.

— Os sistemas de armas que estamos fornecendo, os ucranianos nos deram garantias de que não usarão esses sistemas contra alvos no território russo. O diplomático realizou a afirmação junto ao secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg.

Por que Putin se preocupa com a Otan
A Rússia diz que a entidade é expansionista, agressiva e lhe representa uma ameaça. A Otan aponta que jamais houve uma promessa feita à Rússia de expansão da entidade após a Guerra Fria.