Qual o papel do pensamento crítico na resolução de problemas?

Perguntado por: areal . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

O pensamento crítico é uma habilidade que permite que você tome decisões informadas e lógicas. Aprender a pensar criticamente ajuda você a analisar situações, fatos e informações, identificar problemas e criar soluções adequadas.

O pensamento crítico é uma das competências mais importantes para que a humanidade continue sempre avançando. Afinal, é a capacidade de refletir de forma autodisciplinada e profunda sobre as coisas que nos leva a ampliar cada vez mais a nossa visão de mundo e a evitar opiniões estreitas.

O pensamento crítico é a habilidade de pensar com clareza e racionalidade, de maneira reflexiva e independente, e compreender a conexão lógica entre ideias. Em essência, requer a nossa capacidade de raciocinar e de aprender ativamente, em contraste a ser apenas receptor passivo de informações.

Trata-se de um tema complexo, possuindo várias definições diferentes, que geralmente incluem a análise ou ponderação racional, cética, imparcial de evidências factuais.

7 principais idéias para desenvolver um pensamento crítico

  1. Distribua a sua atenção com sabedoria. ...
  2. Repasse informações significativas e acionáveis. ...
  3. Explique-se. ...
  4. Teste genuinamente as suas ideias. ...
  5. Dê espaço para a iteração. ...
  6. Priorize por importância e urgência. ...
  7. Desafie o status quo.

O pensamento crítico é uma habilidade fundamental na formação de cidadãos mais conscientes, oferecendo suporte para a tomada de decisões equilibradas e assertivas. Por tais características, ele se torna cada dia mais desejável, especialmente na esfera profissional.

Resolução de Problemas é uma abordagem sistemática para resolver um problema. O objetivo da resolução de problemas é determinar o motivo de algo não funcionar conforme o esperado e como resolver o problema. Determinadas técnicas comuns podem ajudar com a tarefa de resolução de problemas.

Exemplos de habilidades de pensamento crítico

  1. Pensamento analítico. Ser capaz de analisar as informações de maneira adequada é o aspecto mais importante do pensamento crítico. ...
  2. Boa comunicação. ...
  3. Pensamento criativo. ...
  4. Mente aberta. ...
  5. Capacidade de resolver problemas. ...
  6. Fazendo perguntas ponderadas.

Desenvolver o pensamento crítico na sua escola colabora para o crescimento de indivíduos que pensam de forma independente e convivem com consciência e responsabilidade na sociedade. Durante a vida escolar, as crianças e os jovens também aprendem sobre moral e ética, além das teorias das disciplinas.

Então o pensamento será um ato mental que nos permite alcançar entendimento sobre o que nos rodeia. Representamos e interpretamos o “mundo lá fora”, dando significado de acordo com as nossas necessidades, desejos, objetivos, etc.

Quais são as características do pensamento crítico? A característica mais marcante de um pensador crítico é o hábito de priorizar perguntas, mesmo se elas não possuírem resposta até um certo momento, já que as coisas sempre estão mudando e evoluindo, então sempre há algo a aprender.

O pensamento crítico tem como fundamento os conceitos categóricos, não tendo como base procedimentos ágeis, por exemplo. Nesse tipo de pensamento a lógica sempre é existente, no entanto existem mais elementos além dela, tais como recursos intelectuais, a exemplo disso podemos citar a precisão, a clareza e a relevância.

O conhecimento crítico é o que sustenta a vantagem competitiva da empresa (ou uma área, um processo ou até uma pessoa). Esta é a razão pela qual os seus clientes a escolhem e confiam em si. É o saber fazer que a distingue do resto.

Sete etapas para o pensamento crítico

  1. Identifique o problema. Antes de colocar essas habilidades de pensamento crítico em funcionamento, é preciso identificar o problema a ser resolvido. ...
  2. Pesquise. ...
  3. Determine a relevância dos dados. ...
  4. Faça perguntas. ...
  5. Identifique a melhor solução. ...
  6. Apresente a sua solução. ...
  7. Analise a sua decisão.

Usando esses modelos, desenvolveu-se o Critical Thinking Roadmap, uma estrutura que divide o pensamento crítico em quatro fases mensuráveis: a capacidade de executar, sintetizar, recomendar e gerar.

Em geral, o pensamento crítico colabora para o crescimento das pessoas enquanto indivíduos. Ele nos estimula a pensar de forma independente e avaliar nossas próprias experiências. Isso nos ajuda a tomar melhores decisões, a formar relações mais saudáveis e a mudar nossa sociedade para melhor.