Qual o pássaro consegue parar no ar?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

beija-flor

O beija-flor é o único pássaro que consegue voar em marcha à ré e ficar parado no ar enquanto bate as asas.

Beija-Flor
O beija flor tem a incrível capacidade de voar em todas as direções, inclusive para trás, graças a três fatores que são determinantes para essa agilidade.

Um beija-flor praticamente flutua no ar enquanto se alimenta do néctar de uma flor. Com cada batida de asas, os membros dobram, se flexionam e mudam de forma. Estes movimentos sutis controlam com precisão a estabilidade que as asas geram, tornando o pequeno pássaro um mestre na arte de "parar no ar".

andorinhão-preto

O andorinhão-preto, o pássaro que dorme voando, tem muitos comportamentos além do seu modo de dormir que são dignos de menção. São aves migratórias que passam o inverno na região do Saara e se reproduzem durante a primavera na Europa. Como outros pássaros, eles são um exemplo de monogamia no reino animal.

cuco-jacobino

Como o cuco-jacobino anuncia as monções
Uma dessas histórias é sobre o pássaro Chataka ou cuco-jacobino. Existe uma lenda de que esse pássaro vive muitos meses sem água e, quando tem muita sede, chama as nuvens que trazem a chuva. Segundo a lenda, o pássaro só bebe a água enquanto ela está caindo, e nunca do chão.

Não só a galinha, como os galos também não conseguem voar. Isso acontece pois os frangos não possuem ossos pneumáticos. Ou seja, seus ossos são ocos e possuem um peso que não permite que as galinhas voem. Outra razão que impede essa ave de voar é sua musculatura pouco desenvolvida.

Quando grandes aves, como gansos, pelicanos e os próprios íbis-eremitas, levantam voo, costumam se agrupar no céu formando um desenho que lembra a letra v.

Voam debaixo d'água
Ao contrário do que muita gente pensa, os pássaros não deixam de sair do ninho nem voar quando chove. Eles adoram tomar banho de chuva e sabem quando isso vai acontecer. E não são só as gotinhas que os deixam alegres.

Grifo-de-Rüppell

O grande campeão é o Grifo-de-Rüppell, encontrado em planícies e desertos do continente africano. Ele voa a 11.270 metros de altitude, graças à abertura das asas.

Confira, portanto, quais são elas.

  1. 1 – Shoebill ou cegonha-bico-de-sapato. O shoebill é, sem dúvida alguma, um dos pássaros mais assustadores que habitam nosso planeta. ...
  2. 2 – Papagaio-drácula. ...
  3. 3 – Abutre-fouveiro. ...
  4. 4 – Casuar-do-sul. ...
  5. 5 – Marabu. ...
  6. 10 ensinamentos de 'Meninas Malvadas'

Então, se você olhar pela janela ou pelo jardim, encontrará um pequeno beija-flor para visitar, regozije-se! É uma mensagem direta de um ente querido que em breve estará a caminho do paraíso e descanso.

O beija-flor, que também é conhecido como colibri ou guanambi, é o único pássaro capaz de voar para trás. Pode, ainda, proceder voos para baixo, para cima, em sentido reto e para as laterais. Além disso, consegue parar e ficar no ar pelo tempo desejado.

humming bird [noun] a small brightly-coloured/-colored American bird which makes a humming sound with its wings.

Quando um beija-flor aproxima de você ele traz boas notícias. São verdadeiros mensageiros espirituais, então quando receber essa famosa visita, prepare o seu coração que boas coisas estão por vir.

Fragata-grande (Fregata minor)
Essa ave passa a maior parte da sua vida no ar, voando de um continente para outro. Precisa cobrir grandes extensões e não pode parar para descansar, por isso é capaz de dormir com uma parte do cérebro enquanto a outra permanece acordada. Dessa forma, continua voando enquanto descansa.

Bacurau

Bacurau. Sabe qual pássaro canta à noite? O Bacurau! Essa espécie é bastante conhecida como Curiango ou Amanhã Eu Vou, como citado na música de mesmo nome, composta por Beduíno em parceria com o grande Luiz Gonzaga.

águia-pescadora

Os Pesquisadores indicam que apenas uma espécie, a águia-pescadora usa as térmicas do ar ascendente e os chamados ventos horizontais para economizar energia, quando sobrevoam o oceano.

bacurau

O bacurau é uma ave caprimulgiforme da família caprimulgidae. Conhecido também como curiango, curiango-comum, ju-jau, carimbamba, amanhã-eu-vou (em Minas Gerais), dorminhoco (Rio Grande do Sul), ibijau, mede-léguas, acuraua (em alguns locais da Amazônia) e a-ku-kú (nomes indígenas - Mato Grosso).