Qual o peso ideal de uma grávida?

Perguntado por: ramorim . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Como calcular o peso que pode engordar

IMC (antes de engravidar)Classificação do IMCGanho de peso recomendado (até ao final da gestação)
< 19,8 kg/m2Abaixo do peso12 a 18 Kg
19,8 a 26 kg/m2Normal11 a 15 Kg
26 a 29 kg/m2Excesso de peso7 a 11 Kg
> 29 kg/m2ObesidadeMínimo de 7 Kg

Perder peso na gravidez pode ser normal na fase inicial, altura em que perder ou manter o peso anterior à gestação não influência a saúde nem o desenvolvimento do bebé. Contudo, a partir do 2º trimestre, o bebé precisa de nutrientes suficientes para engordar a um ritmo constante e regular.

A alimentação na gravidez tem que ser rica em cereais integrais, legumes, frutas, leite e derivados, leguminosas, peixe e carne magra, como peru e frango, dando preferência a preparações culinárias com pouca gordura, como cozidos e grelhados.

Para aumentar o ganho de peso do bebê durante a gravidez, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas, como carnes, frango e ovos, e de alimentos ricos em gorduras boas, como castanhas, azeite e semente de linhaça.

Quem não estiver ganhando nenhum peso durante a gravidez porque está comendo menos do que o recomendado: saiba que você está em risco de ter um bebê com baixo peso que, neste momento, não está recebendo nutrientes adequados. Isso pode acarretar sofrimento fetal e falta de líquido amniótico.

Após o parto normal é comum que mulher sinta que a vagina está mais larga que o normal, além de sentir um peso na região íntima. No entanto, a musculatura do assoalho pélvico volta ao normal após o parto, de forma que a vagina permanece com o mesmo tamanho de antes e durante a gestação, não havendo "alargamento".

Alongamento dos músculos do abdômen
Com o crescimento do útero e o desenvolvimento do bebê, a barriga pode começar a ficar dura logo no início da gravidez, principalmente devido ao alongamento excessivo dos músculos do abdômen.

O peso de um bebê geralmente varia de 2,600kg a 4,000kg. Mas pode nascer de parto vaginal se ele passar de 4,000kg? Sim! O peso como fator isolado não é o suficiente para indicação de cesárea e não aumenta as chances de laceração.

Em tese, as grávidas podem comer todas as frutas que desejarem, inclusive é indicado que elas façam parte da sua dieta para gestante, pois são fontes de importantes nutrientes. A indicação, no entanto, é para não comer frutas e vegetais mal lavados.

Postado em 30/04/2020
O ganho de peso durante a gestação é algo comum e natural. Estima-se que, em média, durante uma gestação de 40 semanas uma mulher engorde de 7 a 15 kg, porém esse valor varia de acordo com o peso que a mãe tinha antes de engravidar.

Frutas, como abacate, abacaxi, banana, caqui, laranja, maçã e morango, são indispensáveis à dieta da gestante. O abacate é a fruta que apresenta maior teor de folato quando comparado às demais frutas. Além disso, ele é rico em fibras, colina e vitaminas B, C, K.

Olá! A digestão demora de 2 a 4 horas; não é normal ele vomitar alimentos não digeridos tanto tempo depois da ingestão. Procure seu Pediatra para uma investigação e tratamento.

No primeiro mês, o bebê pode chegar a ganhar 1kg. No mês seguinte, 800g. No 3º e 4º, 650g por mês. Se ele continuasse a ganhar 1kg mensalmente, em muito pouco tempo estaria obeso.

15ª e 20ª semanas – o bebê começa a crescer, fazendo com que a mamãe comece a sentir os “chutes”. Alguns deles são bem fortes! 20ª e 24ª semanas – a atividade é menos intensa durante o dia. Geralmente, nessa fase, o bebê fica mais enérgico quando a mamãe repousa, ou seja, à noite.

Não engordar na gravidez é normal até certo ponto. No primeiro trimestre algumas grávidas podem não engordar ou ganhar menos peso do que o recomendado, mas não é preciso se preocupar. Isto não causa qualquer tipo de problema.

A maioria das grávidas, no entanto, vê a barriga despontando entre as 12a e a 16a semana. Quem já teve uma gravidez ou mais antes pode ficar barriguda mais cedo, devido ao afrouxamento do útero e dos músculos abdominais durante a gestação anterior.

Em geral, se você está acima do peso, pode ser mais difícil sentir o útero e sua barriga de 5 meses pode ficar visível apenas mais tarde. Mulheres com baixo peso podem sentir melhor o útero e reconhecer uma pequena protuberância da gravidez mais cedo.

Especialistas dizem que não há nenhuma necessidade de fazer a depilação antes do parto. Mas se a gestante quiser, pode sim se depilar como de costume. É importante ressaltar que o excesso de pelos não atrapalha em nada o nascimento do bebê, independente se for normal ou cesárea.

A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga. Nada disso.

Respeitando o resguardo de 40 dias, a única regra na primeira relação depois do parto deve ser ir com calma e aproveitar. Uma boa dica é usar sex toys que você goste e já tenha, bem como lubrificantes.