Qual o piercing que mais demora para cicatrizar?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Tempo de cicatrização de alguns dos piercings mais populares

  • Língua: 4 a 8 semanas.
  • Lóbulo (orelha): 1 a 2 meses.
  • Lábio, Bochecha e Sobrancelha: 2 a 4 meses.
  • Septo, Hélix: 6 a 8 meses.
  • Nuca, Mamilo, Nariz, Tragus, Conch, Rook: 6 a 12 meses.

Quais são os piercings mais dolorosos de colocar?

  • Daith.
  • Microdermal.
  • Mamilo.
  • Transversal.
  • Lóbulo da orelha.
  • Lábio.
  • Umbigo.
  • Nariz.

Portanto, se você não pouca ou “nenhuma” dor, você deve começar por piercings nos seguintes lugares: lóbulo da orelha, lábio, sobrancelha e o piercing smiley. Essas partes do corpo doem menos, devido a quantidade de pele nessas regiões. Logo, será mais confortável para você perfurar.

Não há perigo furar a orelha (furo comum no lóbulo) mas para outros locais, é indicado buscar um profissional qualificado, que siga todos os protocolos de higiene e cuidados. Ele poderá indicar a melhor forma de cuidar da cicatrização e limpar o furo.

Uma perfuração não cicatriza em trinta dias, inclusive, esse processo pode se estender de quatro a seis meses. E como eu vou saber se meu piercing já está cicatrizado? Sua perfuração não tem mais vermelhidão e nem inchaço, também, não tem mais secreções e ela sempre está sequinha, tem ausência de dor.

A inflamação é causada como uma reação do corpo à perfuração, e pode apresentar vermelhidão, dor e inchaço nas primeiras semanas. Esse processo acontece por um processo de erradicar qualquer microrganismo ou corpo estranho do corpo, e nos primeiros dias, a joia do piercing é vista como ameaça.

Esse processo inflamatório é uma reação normal do nosso corpo ao novo adorno. Essa reação vem acompanhada de dor moderada, inchaço e vermelhidão (e em alguns casos, leves sangramentos). Sendo assim, é preciso acalmar a região com compressas geladas de soro fisiológico.

É recomendável tirar, mas, muitas vezes, a própria pessoa não consegue por conta da infecção”, explica a profissional. De acordo com um estudo publicado na Faculdade de Ciências da Saúde (UFP), de Portugal, em casos de inflamação ou dor aguda, o piercing bucal deve ser removido imediatamente.

O piercing no umbigo, também conhecido como belly button piercing, é um dos mais populares quando se trata de sensualidade. Ele chama a atenção para a região da cintura e do abdômen, podendo ser extremamente atraente quando combinado com as roupas certas.

A orelha é o local mais popular para colocação de piercing, eles mudam de modelo de acordo com o local, como tragus, antitragus, lóbulo, snug, cartilagem, helix e anti hélix, e muitos outros. O helix, a parte superior externa, costuma contar com argolas ou piercing de pressão.

Os piercings no nariz são os mais queridinhos, pois fazem muito sucesso tanto entre as mulheres, quanto entre os homens. Os modelos de piercing no nariz mais conhecidos são a argolinha e o piercing curvado com pedrinha de cristal.

Orelha e sobrancelha são os lugares menos arriscados. O risco mora nas partes do corpo mais atacadas por bactérias. Elas adoram lugares escuros, quentes e úmidos.

Existe um número limite de furos geralmente: três, mas pode variar. Depois de furar a sua orelha é preciso ter cuidado com a cicatrização. Limpe o furo com soro fisiológico e sabonete, mexa no brinco constantemente para não grudar a pele e opte por brinco de ouro no começo.

Assim, para amenizar a dor e tornar a experiência menos traumática você pode usar uma pomada anestésica. No caso das mulheres, outra dica para tentar diminuir a dor é evitar furar nos dias próximos ao período menstrual, pois o local tende a ficar mais sensível.

Você pode colocar pingentes em argolas, usar brincos com formatos diferentes, tudo pode ser feito! Apenas atente-se para possíveis alergias. Por isso, evite usar piercings e brincos de má qualidade, para não prejudicar a sua perfuração.

A colocação de um piercing na parte superior da orelha traz maiores riscos do que se feita em sua parte inferior, o lóbulo, pelo maior possibilidade de surgimento de infecções que não respondem a tratamento com antibióticos. Em um artigo publicado na semana passada na revista JAMA - Journal.

De acordo com a Anvisa, as farmácias estão autorizadas a realizar a perfuração apenas para a colocação de brincos. Além disso, só há como furar a orelha com pistola na farmácia, visto que é o único método permitido.