Qual o pior Coca-cola ou energético?

Perguntado por: vjaques7 . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Mesmo as bebidas energéticas que se assumem sem açúcar, contém altos níveis de cafeína, que trazem outras patologias, como a tensão alta e a alteração do ritmo cardíaco. O 'website' refere que as bebidas energéticas podem ser piores do que refrigerantes pelos altos níveis de cafeína que apresentam, a par dos açúcares.

Comparação da cafeína nas bebidas
Para você ter ideia da comparação entre café ou energético, três xícaras grandes de café possuem cerca de 400 mg de cafeína. No caso de refrigerantes, você teria que tomar 2 L do sabor cola para ingerir essa mesma quantidade da substância.

Mais sobre o assunto
Para se ter ideia, os energéticos de marcas famosas podem ter as mesmas calorias que um refrigerante, já que também são ricos em sódio. Uma lata de 250ml, por exemplo, apresenta 114 calorias e 27g de açúcares, teor de carboidrato semelhante a um pão francês.

Se consumida em excesso, pode levar à morte. “O energético nada mais é que uma substância com associação de cafeína e taurina. E essa combinação pode causar a aceleração do coração, com palpitações, também aumentando a frequência cardíaca.

Insônia, ansiedade, dores de cabeça, hiperatividade, eventos cardiovasculares e até convulsões são alguns dos sintomas que podem ser desencadeados.

Um estudo publicado em 2019 do Journal of American Heart Association informou que 900ml de bebida energética — o equivalente a 4 latas — é capaz de causar problemas cardíacos, pois aceleram a atividade do coração. O álcool possui efeito relaxante, porém favorece o quadro de arritmia cardíaca.

O refrigerante mais consumido do mundo está na lista, para a tristeza dos fãs da coquinha gelada. O problema dele é o corante de caramelo, que não é nada saudável, por se tratar do tipo lV, que faz bastante mal para o organismo, podendo estar relacionado ao aparecimento de câncer.

O energético Monster tem 120mg de cafeína e o Red Bull tem 116mg. A mais alta concentração é a do Spiker Shooter, que contém 428mg de cafeína em cada 340 gramas, e o Wired X344, com 258mg. Steve ressalta que as bebidas energéticas mais conhecidas geralmente têm menos cafeína do que uma xícara de café.

INDICAÇÃO DE USO DO MONSTER ENERGY BLACK
Tomar 1 dose (60 ml) de Monster Energy Probiótica ao dia.

As autoridades de Saúde de todo o mundo concluíram que o Red Bull Energy Drink é de consumo seguro. Mais de 7,5 bilhões de latas foram consumidas em 2019 e mais de 82 bilhões desde que foi criada a Red Bull, em 1987. Uma lata de 250 ml de Red Bull contém 80 mg de cafeína, a mesma quantidade de uma xícara de café.

A dose recomendada de cafeína para adultos é de até 400mg por dia. Uma lata de energético de 250ml, por exemplo, já possui sozinha entre 80 e 90 mg de cafeína.

Pico de ação entre 30 a 60 minutos e duração de três a seis horas.

Esses energéticos, como foi mencionado, possuem elevada concentração de cafeína e outras substâncias, tais como taurina, além de glicose (fonte de energia) e algumas vitaminas que, juntos, possuem efeitos que reduzem a sonolência, diminuem a fadiga e aumentam a atenção e desempenho físico.

Sociedade Brasileira de Pediatria lança alerta sobre produtos estimulantes e diz que não são recomendados para menores de 18 anos. Saborizadas e com embalagens atraentes, as bebidas energéticas podem parecer inofensivas para crianças e adolescentes, mas não são.

Os energéticos são bebidas não-alcóolicas que estimulam o metabolismo humano fornecendo a energia a quem bebe através da ingestão de taurina. As bebidas energéticas têm em sua composição basicamente taurina e cafeína. Algumas contêm guaraná, e todas contém inositol e glucoronolactona.

Guaraná em pó
Por conter cafeína, teobromina e teofilina, substâncias que agem no sistema nervoso estimulando a concentração e aumentando o estado de alerta, o guaraná em pó é um excelente alimento para ajudar a tirar o sono e melhorar a concentração.