Qual o poema mais famoso?

Perguntado por: abaptista . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 13 votos

Os 9 poemas mais importantes da literatura brasileira

  • 1 - Soneto da Fidelidade, Vinícius de Moraes. ...
  • 2 - No Meio do Caminho, Carlos Drummond de Andrade. ...
  • 3 - Canção do Exílio, Gonçalves Dias. ...
  • 4 - Vou-me embora pra Pasárgada, Manuel Bandeira. ...
  • 5 - Poema Sujo, Ferreira Gullar. ...
  • 6 - Saber Viver, Cora Carolina.

O Poema mais curto do mundo: Tu (autoria desconhecida) Memória, de Waly Salomão. Amor, de Oswald de Andrade.

no meio do caminho

no meio do caminho tinha uma pedra. Este é, provavelmente, o poema mais célebre de Drummond, pelo seu caráter singular e temática fora do comum. Publicado em 1928, na Revista da Antropofagia, "No Meio do Caminho" expressa o espírito modernista que pretende aproximar a poesia do cotidiano.

3 – Mahabharata é o poema mais longo do mundo. É um poema épico indiano que tem cerca de 1,8 milhões de palavras. Ele é dividido em 2 livros e mais de 100.000 versos. Tem por volta de 10 vezes o tamanho de “A Ilíada” e “A Odisséia” juntos.

a "Epopeia de Gilgamesh

Gilgamesh, a epopeia que vem da Mesoptâmia
O título de primeiro poema do mundo está a ser discutido. Há fontes que dizem que a "Epopeia de Gilgamesh" é o texto literário mais antigo. Este poema épico da antiga Mesopotâmia, composto em doze cantos com cerca de 300 versos cada um, e datado de cerca de 2100 a.

É aquela que Oswald de Andrade publicou no fim dos anos 20, com o título “Amor” seguido por uma palavra-poema, “Humor”. Humor.” Há poemas curtos de todo tipo, muitos dos quais tratam do mesmo tema de Oswald.

1. Carlos Drummond de Andrade (1902 – 1987) Carlos Drummond de Andrade é considerado um dos mais importantes e influentes poetas de toda a literatura brasileira.

O primeiro poema da literatura do Brasil é Prosopopeia, de Bento Teixeira, publicado em 1601 e que conta em estilo épico, inspirado em Camões, as façanhas da família Albuquerque, tendo sido dedicado ao então governador de Pernambuco, Jorge de Albuquerque Coelho.

Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc.

Por que a Polônia é considerada uma terra de poetas, o país da poesia? No campo das artes, o teatro também se destaca na Polônia. Para ficar só em dois nomes, cito Tadeusz Kantor e Jerzy Grotowski, figuras estelares da cena de vanguarda do século 20. Mas a riqueza da poesia polonesa é impressionante.

Amor & Filosofia Cultural - William Shakespeare
“De almas sinceras a união sincera Nada há que impeça: amor não é amor Se quando encontra obstáculos se altera, Ou se vacila ao mínimo temor.

Canto geral

Canto geral” é uma de suas obras mais famosas. Pablo Neruda, em 1963.

No site “o menor poema do mundo” (worldsshortestpoem.com), podemos encontrar um texto que é identificado como o menor poema documentado na história. O título é “Lines on the Antiquity of Microbes” (a tradução livre pode ser algo como “Linhas na Antiguidade dos Micróbios”) e não há um consenso sobre sua autoria.

Enreduana era o nome dela. Sacerdotisa, poeta, filósofa, considerada a primeira escritora do mundo. Nasceu em 2.300 a.C, na Mesopotâmia.

A história da poesia é anterior à história da escrita, aparecendo nos primeiros registros da maioria das culturas letradas. Essa forma de expressão foi utilizada em obras antigas, tais como os vedas indianos (1700–1200) e os Gathas de Zoroastro (1200–900 a.C.).

Os tipos de poesia são: elegia, écloga, ode, epitalâmio, sátira e madrigal. Já o poema é uma estrutura textual que apresenta versos, estrofes e, na maioria das vezes, rimas.

Canção do Exílio
Um dos poemas mais icônicos do Brasil de todos os tempos, a Canção do Exílio (1857) de Antônio Gonçalves Dias (1823-1864) é marcada por sua exaltação e sentimentalismo da terra.

As 5 melhores poesias de amor para todas as idades

  • Soneto da fidelidade | Vinícius de Moraes.
  • As sem-razões do amor |Carlos Drummond de Andrade.
  • Para elas | Alice Ruiz.
  • O Amor Bate Na Aorta | Carlos Drummond de Andrade.
  • Bilhete | Mario Quintana.