Qual o prato que não quebra?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Porcelana. O prato de porcelana é o melhor e mais utilizado pelos restaurantes. Ele apresenta mais resistência à altas temperaturas da lavadora de louças e sua higienização é fácil, já que o material é totalmente impermeável. A porcelana deixa qualquer mesa posta super elegante!

Prato de risoto
Também conhecido como prato chapéu por ser fundo e ter uma borda mais comprida do que outros tipos de pratos, esse modelo vai deixar sua receita ainda mais apresentável. Apesar do nome, o prato chapéu também pode ser utilizado para servir massas.

Pratos Rasos. O prato raso é ideal para se colocar a refeição principal. Alguns modelos de pratos possuem as bordas um pouco mais altas, a fim de que nada escorregue para fora no momento de cortar os alimentos, como as carnes, por exemplo.

Qual o prato para massa ideal? O melhor prato para massa é o prato fundo. Como o nome sugere, ele possui a base funda e as bordas mais altas. Nele, pode-se servir todo o tipo de pasta, como espaguete, penne, ravióli etc.

Para escolher o prato certo é preciso pensar em todas as características do alimento que será servido, dando atenção a experiência que a pessoa terá ao se alimentar. Por exemplo: Não é nada prático servir uma massa com molho em um prato raso, uma vez que a comida pode cair e até mesmo sujar a roupa do convidado.

feijoada

No entanto, se levarmos em conta a popularidade do prato em todo o país, é possível destacar alguns pratos que são amplamente apreciados em todas as regiões brasileiras. Um desses pratos é a feijoada, considerada por muitos como o prato nacional do Brasil.

A louça para servir risotos ideal é aquela que tem sua borda bem larga e o fundo bastante delimitado, como se fosse realmente uma cumbuca com bordas.

Pratos. Os pratos são dispostos na mesa posta simples na seguinte ordem, de cima para baixo: prato raso, prato fundo e sousplat. No prato raso são servidos a salada e o prato principal.

O prato de pão deve ser posicionado acima e à esquerda do garfo, cerca de 2,5 cm de distância da borda da mesa. Ele pode ser colocado diretamente sobre o prato principal ou sobre um sousplat, que é um prato maior que serve como base para os outros pratos da mesa.

Principais benefícios da cerâmica
As louças em cerâmica vão à mesa do café ao jantar, sempre com muita harmonia. Você pode utilizá-las para montar o prato principal do seu almoço ou para servir a sobremesa. Qualquer prato vai ganhar em apresentação e maior preservação do alimento.

Legal, né? No prato raso você pode servir a refeição principal, se for aquele clássico arroz, feijão, bife e fritas, ou um filé com um macarrão alho e óleo, por exemplo.

Arrumando a mesa com sousplat
Olha, a primeira dica é escolher uma toalha de mesa bem bonita e, em seguida, colocar o sousplat embaixo de cada prato. Depois, use o prato raso pra servir a sobremesa e, em cima, o prato fundo, pra refeição principal.

Com grande resistência, a cerâmica costuma ser mais pesada e ter maior porosidade que a porcelana. Além das peças que tanto fazem sucesso na cozinha e à mesa, a cerâmica tem ampla utilização, como azulejos e objetos decorativos, isoladores elétricos, fibra ótica e até estátuas de jardim.

Vamos explicar: a peça de cerâmica acabou ficando mais tempo que o normal no forno e, então, resultou em um material duro e translúcido. Por não apresentar porosidade, tem um aspecto refinado e delicado. Essa característica faz com que a porcelana não absorva água e nem resíduos de alimentos.

A brasileiríssima picanha foi eleita pelo site gastronômico TasteAtlas como o segundo melhor prato do mundo, ficando atrás apenas do karê, que é a versão japonesa do curry.