Qual o prazo para pagar o cheque especial?

Perguntado por: eourique . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

10 dias

4. Qual o prazo para pagar o Cheque Especial? Os bancos costumam dar em torno de 10 dias para quitar essa dívida sem qualquer acréscimo. Depois desse prazo, os juros começam a correr e o valor devido vai aumentar.

Se eu não pagar o cheque especial, o que acontece? Se o correntista não pagar o cheque especial, o banco pode cobrar juros e encargos sobre o valor utilizado, além de incluir o nome do devedor nos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC.

Lembre-se: a isenção de juros do cheque especial não se aplica para o IOF, o qual será cobrado no primeiro dia útil do mês seguinte a utilização do seu limite. Além disso, caso você ultrapasse os 10 dias de utilização, serão cobrados os juros de todo o período.

Quais as vantagens e desvantagens do cheque especial? O cheque especial combina duas características básicas, que costumam diferenciá-lo de outras linhas de crédito disponíveis no mercado: a vantagem de ser de fácil acesso, e a desvantagem de ter um dos juros mais altos do mercado.

O que fazer quando há dívidas no cheque especial?

  1. Tente negociar a dívida do cheque especial. Em contato com o banco, é recomendado tentar negociar uma melhor condição de pagamento da dívida. ...
  2. Peça ao banco para reduzir o limite do cheque especial. ...
  3. Troque a dívida do cheque especial por outra mais barata.

Um exemplo: se o seu banco cobra 7% ao mês no cheque especial, será aplicada uma taxa diária de 0,23% sobre o valor que você utilizou (saldo devedor). Ou seja, o valor aumenta um pouquinho a cada dia. E, no dia seguinte, os 0,23% serão cobrados sobre o novo valor da dívida.

Se você ainda não estourou todo o limite do seu cheque especial, quitar a dívida do seu cartão pode ser o melhor caminho para que você comece a eliminar suas dívidas. Isso porque os juros do cheque especial são mais baixos.

O Cheque Especial é um crédito emergencial para ser usado no curto prazo. Caso necessário, você pode parcelar o saldo devedor através do BB Crédito Parcelamento Cheque Especial e contar com juros menores e prazo maior.

“O parcelamento do saldo devedor do cheque especial é mais uma oferta de crédito que pode ser uma grande cilada. Mesmo a juros mais baixos, é uma nova dívida que o consumidor pode não ter condições de pagar”, alerta a economista e planejadora financeira Paula Sauer.

Neste sentido, é importante que se saiba que a emissão de cheques sem fundos com freqüência, o não-pagamento de dívidas contraídas e o não-comparecimento para a atualização de dados cadastrais podem implicar da redução no limite do cheque especial.

1. Nome negativado. O cliente que não paga pelo cheque especial terá uma dívida em aberto com o banco. Caso ele não faça o pagamento da quantia que utilizou do limite e não tente uma negociação com o banco, os riscos do correntista ter o nome negativado e registrado nas listas da Serasa e do SPC são grandes.

Parcelamento e Renegociação do Cheque Especial
Se você tem dívidas por causa do uso do LIS no banco Itaú, sugerimos que você procure o banco para uma renegociação do valor devido. Os telefones da Central de Renegociação são: 4004 5533 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 7225 533 (demais localidades).

4.5 - O Bradesco, por mera liberalidade, poderá conceder ao Cliente, que possuir limite de Cheque Especial disponibilizado em conta-corrente em vigor, isenção da taxa de juros pela utilização do limite de crédito disponibilizado, pelo período máximo de 10 (dez) dias, na forma descrita abaixo.

Já no cheque especial, a taxa média dos bancos pesquisados foi de 7,96% ao mês, sem alteração das taxas praticadas pelas instituições. Desde fevereiro de 2021 a taxa média de cheque especial permanece a mesma.

Se você contratar qualquer quantia e passar do prazo dado pelo banco (10 dias sem juros), a cobrança de juros será diária; Contratar por impulso: a facilidade do cheque especial pode pesar contra ele.

Nome negativado. O cliente que não paga pelo cheque especial terá uma dívida em aberto com o banco. Caso ele não faça o pagamento da quantia que utilizou do limite e não tente uma negociação com o banco, os riscos do correntista ter o nome negativado e ...

Cada cliente terá, a princípio, um limite pré-aprovado de R$ 500 por mês para o cheque especial sem pagar tarifa. Se o cliente pedir mais que esse limite, a tarifa incidirá sobre o valor excedente. O CMN determinou que os bancos comuniquem a cobrança ao cliente com 30 dias de antecedência.

O limite da conta é um limite de crédito que fica disponível na sua conta corrente para você usar em imprevistos, quando não tiver saldo em conta. O valor disponível é calculado mensalmente e pode variar, de acordo com as suas condições de crédito. Você paga juros e encargos proporcionalmente ao valor que usar.