Qual o principal fator responsável pela transformação do espaço geográfico?

Perguntado por: epereira3 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

O espaço está em constante transformação, sendo o homem um dos principais responsáveis por esse processo. As relações socioeconômicas estabelecidas em um determinado local configuram o espaço geográfico, alterando de forma significativa os elementos da natureza e, consequentemente, a paisagem.

O espaço geográfico corresponde ao espaço construído pelas atividades humanas e pelas sociedades, sendo por elas explorado e correntemente transformado. Ele difere-se do meio natural por ser o local onde imediatamente se observa a atuação do ser humano sobre o meio, com a geração de seus respectivos impactos.

A industrialização é um dos principais fatores de transformação do espaço geográfico, pois interfere nos fluxos populacionais, reorganiza as atividades nos contextos da sociedade e promove a instrumentalização das diferentes técnicas e meios técnicos, que são essenciais para as atividades humanas.

O espaço geográfico pode ser definido por todas as diferentes paisagens que existem. É determinado por sua formação, o motivo da sua aparência, a intervenção da sociedade, o modo de vida das pessoas, dentre outros. Uma vez que compreende a investigação do espaço é, assim, tema de estudo da geografia.

Por meio do desenvolvimento de atividades econômicas, o ser humano impulsiona a produção de bens de consumo para a sociedade, resultando em uma constante transformação do espaço geográfico. A medida que avança o processo de industrialização, a natureza é progressivamente utilizada e modificada.

O Espaço Geográfico é o resultado do processo de transformação do espaço natural. Ele é composto pelas cidades (meio urbano) e as fazendas e propriedades do campo (meio rural). A Geografia é justamente a ciência que estuda o espaço geográfico.

O espaço geográfico reúne os resultados das atividades humanas, sendo produto e agente do processo de construção e transformação das sociedades. O espaço geográfico é o meio utilizado e transformado pelas atividades humanas.

As transformações nos espaços são motivadas e definidas especialmente pela necessidade de expansão das atividades humanas, quando as cidades precisam crescer e se desenvolver, significando a substituição de paisagens fundamentalmente naturais para a edificação dos espaços urbanos.

Elementos que formam o espaço geográfico
Diante da definição e dos exemplos apresentados anteriormente, temos que o espaço geográfico é formado pela interação de dois elementos principais, são eles: A natureza (ou espaço natural); A sociedade.

São quatro categorias principais: território, região, paisagem e lugar. As categorias da Geografia são conceitos-chave utilizados para a análise e a compreensão do espaço geográfico. As categorias da Geografia são os conceitos-chave dessa ciência e são empregadas no estudo e análise do espaço geográfico.

Capitalismo e Espaço geográfico
Assim, o capitalismo se relaciona com o espaço geográfico no sentido de que o trabalho acontece no espaço geográfico. Para se obter lucro, foram criados vários métodos de trabalho e de exploração, e todos eles acontecem no espaço geográfico.

O trabalho humano transforma o espaço geográfico, cria paisagens e determina as diferenças na qualidade de vida das pessoas. É por meio do trabalho que as pessoas modificam a natureza e constroem o espaço geográfico.

Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.

A industrialização é um dos principais fatores de transformação do espaço geográfico, pois interfere nos fluxos populacionais, reorganiza as atividades nos contextos da sociedade e promove a instrumentalização das diferentes técnicas e meios técnicos, que são essenciais para as atividades humanas.

A AÇÃO DO VENTO E DA ÁGUA, AS ERUPÇÕES VULCÂNICAS E OS TERREMOTOS, POR EXEMPLO, MODIFICAM AS PAISAGENS. O VENTO E A ÁGUA DESGASTAM OS MATERIAS QUE COMPÕEM AS ROCHAS DA SUPERFÍCIE TERRESTRE. OS MATERIAIS ORIGINADOS DESSE PROCESSO ACUMULAM- SE EM OUTROS PONTOS DA SUPERFÍCIE.

Cidades, pontes, estradas, grandes edifícios são exemplos de paisagens culturais, que também podem ser classificados como paisagens humanizadas ou paisagens modificadas.

maior circulação de pessoas em escala global, com o crescimento das migrações internacionais e das atividades turísticas; criação de novos vínculos territoriais e adensamento das redes geográficas.

Como o objeto da geografia é o espaço (geográfico), o contexto estudado é chamado de lugar. Assim, o lugar, diferente de outros conceitos, não possui uma demarcação completamente definida, é marcado pela interação humana como o ambiente a partir da cultura, costumes e relações de pertencimento.

Podem explicitar a quantidade de habitantes, a localização, a densidade de ocupação ou os fluxos migratórios.

A paisagem modifica-se ao longo do tempo, seja por meio da ação de elementos naturais, como a chuva e o vento, seja pela intervenção antrópica, por meio da modificação do espaço. Essas variações são constantes, de diferentes ritmos, e marcam a adaptação do homem ao espaço geográfico.