Qual o principal objetivo da Psicologia Aplicada a enfermagem?

Perguntado por: orosa3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Identificar e discutir a importância das relações entre enfermeiro-paciente-família e enfermeiro-outros profissionais. Discutir a necessidade de cuidar do cuidador. Refletir o papel e as emoções do enfermeiro frente a dor e a morte. Discutir os aspectos psicológicos do contato do enfermeiro com o corpo do paciente.

Entre os principais objetivos da psicologia estão descrever, explicar, prever e melhorar o comportamento humano. O trabalho dos psicólogos é altamente variado, mas todos compartilham um objetivo primordial. Esse objetivo é ajudar as pessoas a terem uma vida melhor.

“A Psicologia é uma ciência e tem fortes contribuições no campo da gestão de pessoas. A interdisciplinaridade no ambiente de trabalho e a participação de profissionais de diversas áreas enriquecem o aprendizado e potencializam os resultados da organização”, frisa a psicóloga.

A Inteligência Emocional é um fator de relevância na relação entre o paciente e o profissional; com ela desenvolvida entre os profissionais de saúde, muitos pacientes afirmam se sentir mais seguros e confiantes, o que é vantajoso para todos no processo.

A Psicologia Hospitalar tem o objetivo de promover a atenção total ao paciente e à sua história de vida. Este atendimento pode ser realizado em ambulatórios, pronto-socorros, unidades de internação e unidades de terapia intensiva.

Os tipos de Psicologia

  • Psicanálise. Considerada uma das 3 forças da Psicologia, a psicanálise surgiu por meio do estudo de Freud. ...
  • Análise Junguiana. ...
  • Psicologia Cognitiva Comportamental. ...
  • Psicodrama. ...
  • Gestalt.

O profissional atuando no hospital foca mais no processo saúde-doença e na adaptação do paciente frente ao diagnóstico, enquanto o psicólogo clínico trata mais de questões pessoais, acrescenta. O tempo de atendimento também tem suas diferenças. No hospital, é indeterminado e depende de vários fatores.

A atuação do psicólogo da saúde pode ser centrada na promoção da saúde e prevenção de doença, nos serviços clínicos a indivíduos saudáveis ou doentes e em pesquisa e ensino. A maioria dos profissionais atua em hospitais, clínicas e departamentos acadêmicos de faculdades e universidades.

Dentre elas, a Psicologia foi inserida no currículo de cursos de Enfermagem a partir do decreto/lei 775, datado de 1949, quando estes ainda eram cursos de nível médio.

Assim, a Psicologia pode contribuir para uma análise profunda das relações de trabalho e das relações sociais, portanto da relação do sujeito com o mundo, na indissociabilidade entre cultura e trabalho, sociedade e trabalho, sujeito e trabalho.

As principais abordagens da psicologia

  • Psicanálise. ...
  • Behaviorismo ou Analítico Comportamental. ...
  • Humanismo. ...
  • Psicoterapia Corporal ou Reich. ...
  • Cognitivo-Comportamental ou TCC. ...
  • Gestalt-terapia.

A psicologia na enfermagem está presente em um fator crucial para qualquer pessoa se sentir respeitada: o direito de ser ouvido. Se o técnico em enfermagem mostra interesse no que o paciente tem a dizer, é um passo valioso para iniciar uma boa parceria entre ambos.

O que é a Psicologia? A Psicologia é o estudo de todos os aspetos do comportamento e processos mentais. A psicologia estuda a mente do ser humano e como a atuação dela pode influenciar no comportamento e abrange os aspetos que vão desde o desenvolvimento infantil até a terceira idade.

A Psicologia é a área que estuda o comportamento e as questões que perpassam a vida do ser humano. Trata-se da ciência que visa compreender os sentimentos, as emoções, as impressões e outras questões inerentes a uma pessoa. O psicólogo é o profissional responsável por se aprofundar nessa ciência.

Para tanto, o enfermeiro deve analisar a complexidade da situação, levantar possíveis causas da atitude do paciente, intervir com pequenas ações e discutir com os indivíduos esses aspectos. Para cada intervenção, é preciso analisar a aceitação ou propor novas abordagens até atingir o propósito definido do cuidado.

A empatia na enfermagem se constitui a partir da ferramenta de comunicação no processo de trabalho do cuidado, prestando assistência na integralidade do sujeito, suas crenças, em um tratamento digno, por meio do diálogo entre o enfermeiro e o paciente e seus familiares, escutando e compreendendo os sentimentos, emoções ...

Como já dissemos anteriormente, a saúde mental está diretamente ligada à produtividade e à eficiência do trabalhador. Um funcionário com a saúde mental abalada se engaja menos nas suas atividades, tem a comunicação com o resto da equipe prejudicada e até mesmo a resistência física abalada.

Em geral, o trabalho do psicólogo hospitalar mantém o foco no sofrimento e nas repercussões decorrentes da doença e a hospitalização, associando este aspecto com outros fatores, como história de vida, forma como de lidar com a doença e seu perfil de personalidade.

A Psicologia Hospitalar realiza atividades como: atendimento psicoterapêutico; grupos psicoterapêuticos; atendimentos em ambulatório e unidade de terapia intensiva; pronto atendimento; enfermarias em geral; psicomotricidade no contexto hospitalar; avaliação diagnóstica; psicodiagnóstico; consultoria e Inter consulta.

A função do psicólogo hospitalar
Enquanto o objetivo dos médicos é curar a doença, o psicólogo hospitalar auxilia os pacientes e seus familiares a lidarem com a situação, prevenindo a evolução de problemas psicológicos causados pela dificuldade enfrentada.