Qual o principal papel desempenhado pelos aedos na cultura grega antiga?

Perguntado por: idorneles . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

As epopeias eram narradas pelos aedos e rapsodos. Os aedos cantam e os rapsodos narram histórias de antepassados. Ao escutar essas histórias, os gregos pensavam nas imagens e ensinavam a arte da narrativa mediante um conteúdo prático e teórico. A palavra, aedo-(aidós) significa cantor.

As epopéias eram histórias contadas de geração em geração, e descreviam os fatos cotidianos na Grécia antiga. Elas são a base fundamental para as primeiras obras de literatura grega. E foram com base nas epopéias que foram traçados os perfis da civilização grega da época para as futuras gerações.

As epopeias eram narradas pelos aedos e rapsodos. Os aedos cantam e os rapsodos narram histórias de antepassados. Ao escutar essas histórias, os gregos pensavam nas imagens e ensinavam a arte da narrativa mediante um conteúdo prático e teórico. A palavra, aedo-(aidós) significa cantor.

Era a pessoa que divertia o rei ou o povo. Enquanto os trovadores frequentavam os ambientes das cortes, os jograis eram artistas populares, presentes em praças, feiras e tavernas. Eram contadores de histórias, mas também participavam do universo do canto, da música e da dança.

Aedos é o plural de aedo. O mesmo que: poetas, cantores, menestréis, trovadores.

Seu instrumento de acompanhamento tradicional era o forminx, da família da cítara, mas também era acompanhado por liras, por outros instrumentos e por outros músicos. O aedo mais famoso em sua época foi Homero, escritor da Ilíada e da Odisseia, onde se narra a guerra de Tróia.

Homero foi um famoso poeta grego responsável por compilar dois dos mais famosos poemas épicos da Grécia Antiga: Ilíada e Odisseia. Homero foi um poeta grego a quem foi atribuída a compilação da Ilíada e Odisseia, dois dos maiores poemas épicos da Grécia Antiga.

A literatura grega é uma das primeiras da humanidade e tem, basicamente, a mesma origem da poesia. Ela surgiu na Antiguidade, aproximadamente no século V a.C. As duas obras mais antigas conhecidas são os poemas épicos Ilíada e Odisseia, compostos por Homero, o “pai da poesia”.

A literatura antiga é dividida em período arcaico, clássico e helenístico, e apresenta elementos épicos, mitológicos e trágicos. Durante a dominação romana, os autores latinos foram influenciados pela cultura grega. A literatura bizantina retoma a língua grega e apresenta elementos profanos e cristãos.

Entre os gregos, a História foi desenvolvida por meio de relatos que diziam sobre eventos considerados importantes ou que explicariam a origem das coisas.

A epopéia apresenta as mesmas espécies que a tragédia, as mesmas partes, com exceção da melopéia e do espetáculo cênico. Ela requer partes do mito — peripécias, reconhecimentos e ca- tástrofes —, sendo que pensamento e linguagem devem ser excelentes, a exemplo de Homero.

A arquitetura grega tem como princípios a racionalidade, a ordem, a beleza e a geometria, não sendo tão funcional quanto outros modelos antigos. O seu traço mais marcante é o uso de colunas, que podem ser divididas em três diferentes ordens características: dórica, jônica e coríntia.

Homero e Hesíodo foram os poetas mais importantes para a mitologia e cultura da Grécia Antiga. Isso porque eles deixaram os registros mais completos sobre o que a sociedade grega pensava e acreditava.

De origem grega, epopeia ou poesia épica designa um gênero poético predominantemente narrativo, dedicado à exaltação de feitos históricos, lendários ou míticos considerados representativos de uma determinada cultura.

Os trovadores criavam cantigas, as quais marcaram a produção literária da época. O Trovadorismo é um movimento literário medieval que tem representações principalmente nas regiões onde hoje estão localizados a França, a Espanha e Portugal. As produções literárias do Trovadorismo são chamadas de cantigas.

Trovadorismo é um estilo de época surgido na Idade Média. Nesse período histórico, predominava o teocentrismo (a ideia de que Deus é o centro de tudo), pois a Igreja Católica, com poderio econômico e político, exercia total domínio no Ocidente.

Dom Dinis (1261-1325): foi rei de Portugal e importante trovador. O marco inicial do Trovadorismo foi a “Cantiga da Ribeirinha” (conhecida também como “Cantiga da Garvaia”), escrita por Paio Soares de Taveirós, no ano de 1189.