Qual o PSA normal para homem de 60 anos?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Até aos 50 anos: até 2,5 ng/ml. Entre os 50 e os 60 anos: até 3,5 ng/ml. Entre os 60 e os 70 anos: até 4,5 ng/ml. Acima de 70 anos: até 6,5 ng/ml.

Em geral, um PSA maior que 4 ng/ml é considerado alto, e o seu médico urologista deverá solicitar a repetição do exame e a realização de exames complementares conforme sua idade e quadro clínico.

Qual é a relação entre PSA livre e total? A relação entre PSA livre e total faz toda a diferença no resultado do exame. Geralmente, pacientes com maior proporção de PSA livre, quando comparado ao PSA total, não têm câncer de próstata. Ainda que não haja um consenso, essa proporção costuma ser igual ou maior que 15%.

Os alimentos à base de soja contêm isoflavonas, que podem retardar o crescimento das células cancerígenas e reduzir os níveis de PSA em homens com câncer de próstata. Os países com elevado consumo de soja têm níveis muito mais baixos de câncer de próstata que nos Estados Unidos. Tente comer mais cogumelos.

PSA Total - R$25,00 - Labi Exames.

Qual o valor normal do PSA? Os valores de PSA total até 4,0 ng/mL são considerados normais. Pacientes com níveis maiores que 10 ng/mL têm um risco elevado de câncer de próstata, tornando-se candidatos à biópsia retal diagnóstica.

Agência FAPESP – Homens que ingerem regularmente aspirina ou outros medicamentos antiinflamatórios não-esteroidais apresentam níveis de PSA (antígeno prostático específico) significativamente menores.

A próstata aumentada por si só não causa impotência, a não ser quando ocorre uma compressão dos nervos responsáveis pela erecção. Alguns dos tratamentos para as doenças deste órgão, no entanto, podem causar impotência.

Carnes processadas, como presunto, linguiça e salsicha, são alimentos que irritam a próstata ainda mais e, por isso, devem ser evitadas.
...
Entre os principais, estão:

  • carnes com muita gordura;
  • manteiga;
  • laticínios;
  • alimentos ultraprocessados;
  • amêndoas;
  • nozes;
  • castanhas e.
  • ostras cruas.

Então, cerca de 50% dos homens já podem ter a próstata aumentada nesta faixa etária, e o peso normal da próstata aos 60 anos passa a ser de até 38 gramas, ou seja, aos 90 anos, praticamente 90% deles terão HPB. Veja também: RTU próstata.

Quais são as causas da próstata aumentada ? Geralmente a hiperplasia benigna da próstata (HPB) é a principal causa da próstata aumentada. Porém a próstata aumentada também pode ser causada por doenças mais graves como por exemplo, prostatite ou câncer.

Se a relação entre o PSA livre e total é superior a 15% o indicativo é aumento de próstata, ou seja, o homem está desenvolvendo doenças benignas, como hipertrofia benigna da próstata ou infecção urinária, por exemplo. Se, esta relação é menor que 15%, normalmente o indicativo é de câncer de próstata.

O PSA total é um marcador tumoral. Portanto deve ser avaliado em conjunto com o exame físico e clínico. Por exemplo: paciente pode ter sintomas de dificuldade para urinar, mas o PSA está “normal”, ou o paciente teve Câncer de Próstata e após a cirurgia faz o PSA total, nesse valor, não estaria “normal “.

Ter um PSA baixo significa não ter câncer próstata.
Os níveis do PSA podem ser úteis no diagnóstico do câncer de próstata, mas eles são apenas uma peça do quebra-cabeça. Assim como um valor alto não significa necessariamente que um homem tenha a doença, um valor baixo não significa não ter a doença.

A cirurgia da próstata – a prostatectomia radical – é indicada quando o paciente é diagnosticado com um câncer nessa glândula. Segundo dados do Ministério da Saúde, sabe-se que o câncer de próstata é a segunda causa de mortalidade masculina, perdendo apenas para o câncer de pele.