Qual o quarto segredo de Fátima?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Conhecido como "Quarto Segredo de Fátima", ele, na realidade, seria uma continuação do terceiro e último segredo revelado há 17 anos. Todos os papas que leram a terceira parte do segredo escrito pela única pastorinha ainda viva e que depois virou freira, Lucia, decidiram devolvê-lo aos arquivos do Santo Ofício.

Aos pastorinhos, em Fátima, Nossa Senhora revelou três segredos, mais tarde divulgados. O primeiro segredo diz respeito a cada um de nós, individualmente, e é sobre a nossa salvação eterna.

E na terceira ocasião, Nossa Senhora lhes disse: “Quando rezarem o Rosário, digam depois de cada mistério: 'Meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, especialmente as mais necessitadas'”. Para a quarta aparição, muitos já sabiam das aparições da Virgem aos pastorinhos.

Ao fazerem a pergunta, a senhora respondeu: “Minhas filhas, virão tempos calamitosos para o Brasil! Dizei a todo o povo que se aproximam três grandes castigos, se não fizer muita penitência e oração”. Logo a notícia se espalhou por toda a redondeza, chegando ao conhecimento do Pároco e do Bispo da Diocese.

Nossa Senhora das Graças começou a aparecer em Cimbres em agosto de 1936 e fez quase quarenta vezes. Sua mensagem era clara: “aproximavam-se tempos sérios” e, se o povo brasileiro não rezasse e fizesse penitência, “o comunismo chegará ao Brasil”.

O segundo segredo, ou segunda parte do segredo, relaciona-se com a devoção do mundo, incluindo a Rússia, ao Imaculado Coração de Maria. A referência à Rússia só é feita por Lúcia, na década seguinte, em 1929. Inicialmente, o texto de Lúcia fazia uma referência ao fim da guerra, no caso, a I Guerra Mundial.

Segundo a Igreja Católica, o primeiro segredo falava sobre uma visão do inferno e a perda das almas durante a Primeira Guerra Mundial. O segundo dizia que se os homens não se corrigissem viria um castigo sobre as nações em forma de Segunda Guerra, e a Rússia espalharia os erros pelas nações do mundo.

A Virgem Maria revelou três “segredos” aos pastorinhos em 1917. Apesar das aparições até hoje terem uma aura de mistério, seus segredos já foram revelados

  1. 1Primeiro segredo: visão do inferno. ...
  2. 2SEGUNDO SEGREDO: PRIMEIRA E SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. ...
  3. 3Terceiro segredo: tentativa de assassinato do Papa e penitência.

Cova da Iria era originalmente o nome dado a um vasto terreno que pertencia à família de Lúcia dos Santos. Nesse local foi inicialmente construída a Capelinha das Aparições, onde a Virgem Maria terá aparecido aos três pastorinhos de Fátima em 1917.

Em 1917, Nossa Senhora apareceu em Fátima (Portugal) para três pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta. A Virgem fez revelações que mais tarde ficaram conhecidas como O Segredo de Fátima. A 1ª e 2ª parte do Segredo foram escritas por Lúcia no ano de 1941 e conhecidas logo a seguir.

Hoje, a imagem original esculpida em 1947 está no Santuário de Fátima em Portugal e cinco réplicas idênticas viajam pelo mundo.

No dia 13 de maio de 1917, em um dia de domingo, em Portugal, por volta do meio-dia, enquanto três pastorinhos levavam o rebanho a pastar na Cova da Iria, eles foram surpreendidos pela aparição de “uma Senhora vestida de branco mais brilhante que o sol”, que lhes disse: “Não receeis. Não vos faço mal”.

“A guerra vai acabar, mas se eles não pararem de ofender a Deus (…) uma pior começará” (Terceira Aparição da Virgem: sexta-feira, 13 de julho de 1917).

Nossa Senhora Aparecida

Qual a data da aparição de Nossa Senhora Aparecida? Relatos históricos dizem que a imagem foi encontrada no rio na segunda quinzena de outubro de 1717. Então, ela não poderia ter sido achada no dia 12, data em que é comemorado o feriado.