Qual o remédio caseiro para dor nos testículos?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Pode ser tratada com analgésicos como Paracetamol ou Dipirona. Pode ser preciso fazer uma pequena cirurgia caso a dor não passe, para fazer reparos nas veias afetadas e o sangue circule pelos vasos saudáveis.

A orquite é a infecção dos testículos, mais frequentemente provocada por um vírus como o da caxumba. A orquite é geralmente causada por um vírus. O testículo incha e fica dolorido. A orquite é diagnosticada por meio de exame médico e exame de urina.

A torção testicular é uma emergência médica que pode levar a perda do testículo, quando não tratada a tempo. Ocorre especialmente em crianças e adolescentes, podendo também atingir a fase adulta. A dor é intensa e aguda, e pode irradiar para o abdômen e virilha.

Os sintomas da hérnia escrotal são semelhantes ao da hérnia inguinal:

  1. Aparecimento de protuberância ou inchaço da região da virilha ou testículos;
  2. Dor ou desconforto na região ao carregar peso ou se levantar;
  3. Sensação de peso na região dos testículos ao caminhar.

Suporte do escroto: se seus testículos estão inchados, você pode querer usar um suspensório escrotal ou uma cueca apertada. Isso ajuda a aliviar seu desconforto até o inchaço diminuir. Gelo e calor: Colocar bolsa de gelo no escroto pode ajudar a diminuir o inchaço.

Como a epididimite é uma doença causada, normalmente, por bactérias, o tratamento é feito à base de medicamentos antibióticos prescritos pelo médico. Todo o processo dura cerca de três meses para tratar completamente a doença.

A orquite é uma infecção que ocorre nos testículos dos mamíferos, provocada por bactérias ou vírus que chegam ao local através do canal deferente, por meio do sangue ou da linfa. Também pode ser provocada por traumas.

Também chamada de orquite, a inflamação testicular costuma causar os seguintes sintomas nos homens:

  1. Dor e inchaço nos testículos;
  2. Urina turva ou com sangue;
  3. Ejaculação escura ou com sangue;
  4. Sudorese testicular;
  5. Dor abdominal, cansaço e mal estar em casos mais graves.

A vitamina D consegue atuar nos testículos e auxilia na manutenção da sobrevivência e das funcionalidades dos espermatozoides já maduros. Sua deficiência provoca redução do volume de gametas e diminuição da fertilidade masculina. Ela auxilia na espermatogênese, processo de produção de espermatozoides no organismo.

Dor que aumenta com o movimento, inflamação e inchaço que podem começar em um dos testículos e alcançar o outro, febre, mal-estar, calafrios, vômitos, náuseas, taquicardia, pele avermelhada (edema) na região do escroto, sinais de sangue no sêmen e na urina, dor durante o ato sexual, dificuldade de ereção e secreção ...

Pode ser tratada com analgésicos como Paracetamol ou Dipirona. Pode ser preciso fazer uma pequena cirurgia caso a dor não passe, para fazer reparos nas veias afetadas e o sangue circule pelos vasos saudáveis.

Portanto, o urologista trata as doenças que acometem os rins, ureteres, bexiga, próstata, uretra, pênis e testículos.

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.

Normalmente, as pessoas referem-se à hérnia toda vez que sentem dor no baixo abdômen após levantarem algum peso. Na maioria dos casos, porém, não se trata de hérnia já que sua principal característica é a ocorrência de inchaço. Se perceber inchaço no abdômen, acompanhado ou não de dor, procure assistência médica.

Em geral, a hérnia pode manifestar-se sem causar nenhum sintoma, dificultando o diagnóstico, mas dentre os principais sintomas da hérnia estão: Dores intensas, intermitentes ou contínuas; Protuberância na região abdominal; Vermelhidão no local.

"Se a dor for muito forte é importante procurar ajuda médica e evitar consequências mais sérias". Já a dor testicular crônica é aquela que tem duração de vários dias, mas em intensidade menor do que a outra. Segundo o médico, ela pode estar associada a atividades físicas, posição ou esforço recente.

Para preparar uma compressa fria em casa, coloque gelo em um saco, envolto em uma toalha ou pano, e aplique na região dolorida durante 15 a 20 minutos. Já para a compressa quente, coloque água morna em um saco especial, enrolado em uma fralda de pano ou outro tecido fino para não queimar a pele.

Por exemplo, em caso de dor nos testículos e abdômen, a causa pode ser apendicite, mas quando existe sangramento na urina, pode ser litíase urinária. Já dor nos testículos e na barriga, ou nas costas, pode indicar uma hérnia inguinal.

A inflamação é uma reação normal do sistema imunológico a uma agressão no organismo que deve ser neutralizada ou eliminada. Pode ser gerada por infecções de bactérias, vírus e outros parasitas, além de outros fatores como calor, traumas físicos e exposição à radiação e a produtos químicos irritativos.