Qual remédio caseiro para dor de barriga de cachorro?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 16 de maio de 2023
3.9 / 5 19 votos

Assim como acontece com os humanos, um bom chá natural faz milagres em casos de dor de barriga. Ervas como camomila, hortelã, boldo ou erva-doce fazem muito bem para o trato gastrointestinal dos cães e são bem fáceis de preparar e servir.

Como aliviar a dor na barriga? Dicas

  1. 1) Comer de forma saudável. Ter uma alimentação saudável, rica em fibras, é fundamental para um bom funcionamento do intestino e, consequentemente, ajuda a evitar dores na barriga². ...
  2. 2) Hidratação. ...
  3. 3) Realizar massagem no abdômen. ...
  4. 4) Compressa morna.

Assim que o primeiro sintoma de dor de barriga for percebido no cachorro, o tutor deve levá-lo ao veterinário para obter o diagnóstico e realizar o tratamento específico. Exames de sangue, radiográficos e de imagem poderão ser solicitados. Em alguns casos, pode ser necessária a realização de cirurgia.

Sintomas da gastroenterite canina

  1. Vômitos;
  2. Apatia e letargia;
  3. Falta de apetite;
  4. Fezes líquidas e/ou mais frequente que o habitual;
  5. Dor abdominal;
  6. Náusea (um sintoma que geralmente faz com que o cão fique babando e engolindo com maior frequência);
  7. Inquietação;
  8. Desidratação.

Como identificar um cachorro com dor

  1. Mudanças de comportamento;
  2. Perda de apetite;
  3. Vômitos (em alguns casos a dor de barriga deixa o cachorro com diarreia e vômito);
  4. Abdômen enrijecido, com dor à palpação;
  5. Perda de peso,
  6. Dificuldade em evacuar.

Como identificar um cachorro com dor
Inchaço abdominal, ou seja, barriga inchada e dura; apatia e outros sintomas desagradáveis também indicam que há algo de errado e devem ser levados a sério.

Buscopan® Composto tem se mostrado eficaz na medicina veterinária, no tratamento de todos os estados espasmódicos intensamente dolorosos do trato gastrintestinal, das vias biliares e das vias urinárias. Buscopan® Composto também é eficaz e seguro em casos de gastroenterites de distinta etiologia.

Para evitar que o cachorro sofra com problemas gastrointestinais, mantenha produtos de limpeza, remédios e plantas tóxicas fora do alcance. Ofereça ração de qualidade, evite dar alimentos humanos para o pet e lembre-se de que é importante fazer mudanças na dieta de maneira gradual.

Lave arroz cru (use um copo de água para cada ½ xícara de arroz comum) e separe a terceira passagem da água. Coloque numa seringa sem agulha e dê um pouquinho do líquido ao cão várias vezes ao dia. Intercale o remedinho com chá de erva-doce. A aveia é um ótimo remédio natural, mas deve ser usada com parcimônia.

Beber chá de gengibre pode ajudar a reidratar o organismo e reabastecer os líquidos que podem ser perdidos durante uma crise de diarreia. Você pode comê-lo fresco ou usá-lo para fazer chá. Estas são as formas mais seguras de usá-lo como remédio para diarreia.

Os remédios mais recomendados para cortar a diarreia são:

  • Tiorfan;
  • Avide;
  • Magnostase;
  • Passifuril;
  • Imosec.

Quatro maneiras naturais de aliviar a dor

  1. Compressas frias (gelo) ou quentes. São excelentes analgésicos locais e podem ajudar bastante no tratamento da dor. ...
  2. Massagem terapêutica. ...
  3. Acupuntura. ...
  4. Meditação.

A termoterapia é realizada através do frio (crioterapia) ou calor (superficial ou profundo) aplicado no local lesionado. Tanto a crioterapia quanto a termoterapia de calor superficial são técnicas seguras que podem ser realizadas em casa para aliviar dores ou inflamações no pet.

O Buscopan entra como analgésico de alívio rápido para o animal. Ele é extremamente seguro porque ele não mascara nenhum outro sintoma. […] Ajuda principalmente no bem-estar animal”, exaltou.

Extremamente tóxico para os pets, as moléculas deste analgésico não são bem metabolizadas pelos gatos e, principalmente, pelos cães. Por esta razão, o seu uso é extremamente contra-indicado para tratar sintomas nos peludos.

A dieta deve ser rica em fibras e pode envolver a exclusão de alguma proteína, suspeita de causar a irritação do intestino”, explica a Dra. Renata. Alguns medicamentos que diminuem a reação alérgica do organismo e antibiótico também podem ser indicados para alguns pacientes.

Arroz branco cozido, abóbora, batata cozida, peixe na chapa ou cozido e peru e frango cozido sem pele são os alimentos que prendem o intestino do cachorro mais recomendados. O ideal é repartir a comida em 3 ou 4 refeições pequenas e oferecer ao longo do dia para não forçar uma grande quantidade no estômago.

Dentre os sintomas da Parvovirose estão:

  1. Cachorro vomitando;
  2. Diarreia com ou sem sangue;
  3. Cachorro com febre;
  4. Perda de apetite;
  5. Perda de peso, dentre outros.