Qual o remédio para dormir que não causa dependência?

Perguntado por: lsanches . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

“Lançaremos no início do ano o Prysma®, que inaugura a 1ª categoria da Anvisa como inovador diverso e é o único da 3ª geração de indutores do sono no Brasil, oferecendo aos médicos e seus pacientes uma opção para até 8 horas de sono que não causa dependência e com menos efeitos colaterais que os benzodiazepínicos”, ...

Como se livrar do vício em remédios para dormir? Se você acredita que está viciado em remédios para dormir, ou apresenta sintomas de abstinência, o ideal é que procure um médico imediatamente. O médico é quem poderá avaliar a sua situação e prescrever um tratamento que seja alinhado às suas necessidades.

Trazodona. A trazodona é um antidepressivo atípico com ação semelhante aos benzodiazepínicos e antidepressivos tricíclicos. O medicamento atua contra a depressão, ansiedade e insônia. Quando utilizado em doses mais baixas é um bom indutor de sono em pessoas que também sofrem dessas outras patologias.

Com a dependência e todos os outros efeitos colaterais, o uso prolongado dos remédios para dormir geram um aumento do comportamento de risco, seja em relação ao consumo de álcool e outras drogas ou a tentativas de suicídio.

valeriana

O chá de valeriana é um forte aliado para momentos de crises e insônia, pois tem ação calmante e sonífera e está indicada em caso de ansiedade e nervosismo.

E há uma grande variedade de remédios caseiros que prometem nos ajudar a pegar no sono sem recorrer a produtos farmacêuticos. Raiz de alcaçuz ou de valeriana; flor de camomila, de aveia ou de tília; folhas de tulsi, de alface ou de salsinha; casca de maçã ou aroma de lavanda...

Durante a noite, é importante evitar práticas que levam a uma sensação de estresse e agitação. Nesse caso, o adequado é realizar atividades relaxantes e mostrar ao corpo que está perto do momento de dormir, como ler um livro, tomar um banho relaxante, escutar uma música bem calma, beber chás, escovar os dentes etc.

Como efeitos colaterais, o medicamento pode provocar sonolência e relaxamento. Portanto, não é recomendado que o Dramin seja usado por quem tem de assumir alguma responsabilidade que pode gerar acidentes ou problemas para outros. Quem tem de dirigir, por exemplo, não deve fazer uso do Dramin.

Isso acontece principalmente quando a medicação não está ajustada (seja no tipo de medicamento ou na dose). Nesse caso, quando acordarmos ainda estamos sob efeito do remédio que foi tomado na noite anterior.

5 técnicas simples e cientificamente comprovadas para dormir...

  1. Reduza o ritmo da respiração.
  2. Aproveitar a luz da manhã
  3. Desfrutar da cama.
  4. Se esquentar para se resfriar.
  5. Prestar atenção ao corpo.

A pessoa não deve nem mesmo mexer no celular após ingerir o remédio. “Caso o zolpidem seja consumido e a pessoa exerça alguma atividade que não seja deitar para dormir, existe o risco da amnésia dos atos após o uso da medicação”, explica a neurologista Márcia Assis, vice-presidente da Associação Brasileira do Sono.

Embora possa parecer uma boa opção, tomar remédio para dormir sem indicação médica pode trazer diversos malefícios para a saúde. Esses medicamentos afetam o sistema nervoso central, permitindo maior relaxamento das estruturas corporais, que podem atrapalhar a passagem do ar.

No entanto, os medicamentos à base de extrato de Passiflora Incarnata e Valeriana officinalis são os mais utilizados.

Existem medicamentos – como o Zolpidem (Ambien) – que podem ajudar a aliviar os problemas de insônia. Mas ele tem efeitos colaterais. Estes medicamentos para indução de sono são seguros quando usados por um tempo limitado e com acompanhamento médico. O uso prolongado pode causar tolerância, dependência e alucinações.

Condições médicas - Transtornos primários do sono (apneia do sono e mioclonia noturna), dor, intoxicação ou abstinência de álcool e de drogas, tireotoxicose, dispneia, doenças neurológicas (Parkinson e Alzheimer), enfermidades médicas agudas ou crônicas (artrite, doença cardiovascular ou gastrintestinal, asma e doença ...

Camomila

Camomila, uma das plantas mais conhecidas e mais utilizadas na rotina, possui ação sobre a ansiedade e pode colaborar com a insônia, além de ajudar no sistema digestivo. Recomenda-se 2 colheres de chá da flor seca em 250 ml de água, de 3 a 4 vezes durante o dia para ansiedade.

Os ansiolíticos mais populares no Brasil

  • Fluoxetina. A fluoxetina aumenta os níveis de serotonina no cérebro e ajuda a regular o humor e o bem-estar da pessoa. ...
  • Hemitartarato de zolpidem. Publicidade.
  • Escitalopram.
  • Sertralina.
  • Clonazepam. Quando antidepressivos são indicados?