Qual o remédio para Platinosomose?

Perguntado por: uornelas . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.7 / 5 8 votos

O anti-helmíntico escolhido para o tratamento do Platynosomum spp. é o Praziquantel, utilizado na dose de 20mg/kg por via oral, sendo recomendado a sua administração de 3 a 5 dias consecutivos, mesmo que apenas uma dose seja eficaz em alguns animais (TAMS, 1994).

Quais cuidados tomar para evitar a doença?

  1. Impeça que o pet vá para a rua sem supervisão. ...
  2. Siga o protocolo de vermifugação prescrito pelo médico-veterinário.
  3. Use o enriquecimento ambiental para exercitar os instintos dos felinos e evitar que ele cace as lagartixas.

A platinosomíase é uma doença que acomete o sistema hepatobiliar dos felinos domésticos, sendo causada pelo trematódeo Platynosomum fastosum. O ciclo de vida do parasita inclui a presença de três hospedeiros intermediários (caracóis, isópodos terrestres, lagartixas ou sapos).

Se você observou que seu gato comeu uma lagartixa, a recomendação é levá-lo para uma consulta ao médico-veterinário. Após uma conversa com o tutor e uma avaliação geral do pet, ele poderá recomendar o acompanhamento do quadro ou o uso de um vermífugo em momento oportuno para evitar o desenvolvimento da platinosomose.

Administrar por via oral. Pode ser misturado ao alimento. Dosagem: 0,29 g de pasta/kg de peso corporal, uma vez ao dia, durante 3 dias consecutivos repetindo após 15 dias. Pode ser administrado em gatos com idade superior a 6 semanas de idade.

Os sinais clínicos envolvem: apatia, emagrecimento, diarreia, vômito, anemia, icterícia (mucosas amareladas), ascite (acúmulo de líquido no abdome, causando aumento abdominal), aumento do tamanho do fígado e obstrução dos ductos biliares.

A lagartixa transmite alguma doença? Como comentamos acima, ela não oferece riscos para humanos, a não ser que você a coma, o que não é recomendado e pode trazer sérias consequências. A lagartixa ataca e morde somente quando se sente ameaçada. Então, se você tem um bichinho de estimação, é bom se atentar.

5 sinais que o seu pet está com vermes

  1. DIARREIA. A diarreia ocorre pela presença dos parasitas no intestino, que liberam toxinas e outras substâncias importantes para a sobrevivência deles naquele ambiente, causando um desarranjo intestinal nos pets.
  2. PERDA DE PESO. ...
  3. APATIA. ...
  4. VÔMITO. ...
  5. ANEMIA.

34 Quais as prováveis lesões observadas em um gato adulto parasitado pelo Platynosomum fastosum? a) Enterite crônica, colecistite fibrinosa e colangiossarcoma.

46 Qual o tipo de icterícia normalmente observada em gatos infectados por Platynosomum fastosum? a) Icterícia hemolítica.

A "doença da lagartixa" é uma parasitose comum em felinos, resultante do hábito natural de caça. O parasita causador é o Platinosoma, que é transportado por répteis, como lagartixas e sapos, que não adoecem com a infecção, mas o carregam em seu organismo e o disseminam através de suas fezes.

Uma casa com restos de alimentos e migalhas atrai insetos, o que atrai lagartixas. Manter a sua casa limpa mantem os insetos longe e as lagartixas também, por isso procure não deixar louça suja na pia e aspire a casa com frequência.

Evite acúmulo de lixo e mantenha a cozinha e os espaços externos bem higienizados. Outra estratégia é evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas e objetos que possam servir de abrigo para as lagartixas. Mantenha os quintais e jardins sempre bem cuidados e livre de possíveis esconderijos.

Lombriga. O grupo das lombrigas também pode ser chamado de “vermes planos”. A espécie que mais comumente ataca os gatinhos é a Toxocara cati.

Basta dissolver o carvão ativado na água limpa, colocar em uma seringa sem agulha e injetá-la no canto da boca do animal. Na sequência, é preciso apertar o êmbolo, aos poucos, de forma que o gato intoxicado vá engolindo o carvão ativado.

Após a confirmação do diagnóstico de platinosomose felina, é possível que o veterinário opte por prescrever um antiparasitário. Além disso, pode ser necessário administrar antibióticos para combater o surgimento de outras bactérias oportunistas.

A acidez presente na laranja e nas demais frutas cítricas prejudica o peludo, e os óleos essenciais encontrados nela também são muito tóxicos para os felinos. A bebida pode causar desconforto abdominal, gerando a tão desagradável dor de barriga.

Farmacodinâmica. O Praziquantel é um agente anti-helmíntico usado para combater cestódeos e trematódeos. Os mecanismos de ação contra tênias adultas e contra suas larvas diferem significativamente em princípio.

O Vermífugo Chemital®é um anti-helmíntico de amplo espectro para cães e, como tal, ajuda a combater e tratar infestações por helmintos. O produto é composto por Pamoato de Pirantel e Praziquantel, duas substâncias que atuam de maneira complementar.