Qual o segredo na hora de acelerar e tirar o pé da embreagem?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Em uma rua plana solte a embreagem lentamente e ao mesmo tempo acione o acelerador devagar para que o veículo se desloque normalmente. Se você estiver parado em uma ladeira solte quase metade da embreagem segurando por alguns segundos e acelere. Em seguida solte totalmente a embreagem.

Se o carro estiver subindo (indo para frente), seu também deve ir para frente (afunde um pouco mais a embreagem). Se o carro estiver descendo (indo para trás), seu também deve ir para trás (solte um pouco mais a embreagem).

Cuidados com a embreagem
Evite movimentos bruscos para acionar ou soltar a embreagem; Não segure a embreagem parado no semáforo, isso causa o desgaste precoce dos discos. Espere o sinal abrir; Não “queime” a embreagem, isto é, não acelere e fique com a embreagem acionada por muito tempo.

A pressa ao tirar o pé da embreagem e já pisar fundo no acelerador também pode prejudicar esse componente do carro. A situação faz com que os coxins do motor sejam forçados e danificados com o tempo. As engrenagens da caixa de câmbio também podem ser prejudicadas, além do disco da própria embreagem. Preste atenção!

Ao apertar a embreagem rapidamente e soltar (com a marcha engatada), o carro corre mais? Não. O que acontece é um tranco provocado pela retomada da aceleração do motor. Ao acionar a embreagem, ocorre o desvinculamento rápido do motor com o câmbio e, consequentemente, com as rodas.

Porém, é importante saber que pisar na embreagem antes é um procedimento incorreto, pois compromete a eficiência da frenagem e vai contra a direção defensiva. Ao pisar primeiro na embreagem, você corta o trabalho do freio motor, deixando a frenagem do veículo inteiramente sob a responsabilidade do sistema de freios.

Como usar a embreagem, freio e acelerador?

  1. Embreagem. É o pedal de uso exclusivo do pé esquerdo. Para mudar de marcha, deve-se pisar na embreagem com a metade do pé (como na imagem abaixo). ...
  2. Freio. Deve ser acionado com o pé direito. ...
  3. Acelerador. Também deve ser acionado com a ponta do pé direito.

Pisar no acelerador acionava a bomba de aceleração rápida do carburador, que era ligada ao pedal por um conjunto de alavancas e injetava o combustível mecanicamente no motor, mesmo com o carro desligado.

1ª marcha – motorista pode andar até 20 km/h. 2ª marcha – trafegar com o carro entre 40 km/h. 3ª marcha – entre 40 km/h e 50 km/h. 4ª marcha – uma velocidade confortável para o carro é 60 km/h.

Mantenha o pé firme no freio e solte a embreagem devagar, até o carro começar a tremer. Então, leve rapidamente o pé do freio para o acelerador. Para sair com o carro, aumente a aceleração aos poucos, enquanto acaba de soltar o pé esquerdo da embreagem.

Como fazer o controle da embreagem corretamente?

  1. Use um pé no pedal da embreagem e outro no acelerador.
  2. Nesse momento, o carro tem que ficar parado. ...
  3. Se ele estiver descendo, quer dizer que você pisou fundo demais na embreagem. ...
  4. Pronto!

Utilize a embreagem apenas quando for dar a partida e trocar de marchas. Evite deixar o pé no pedal por muito tempo principalmente quando estiver parado ou como “apoio” para os pés enquanto dirige. Isso superaquece o sistema e pode provocar o lixamento de disco.

– Primeiro de tudo, você precisa saber o passo a passo de como encontrá-lo: pise fundo na embreagem e engate a primeira marcha. Depois, vá soltando a embreagem bem devagar até sentir que o carro está tremendo levemente. Parabéns, você encontrou o ponto da embreagem.

Posição dos Pés
Além disso, apoiar o pé esquerdo acarreta um menor esforço feito com as mãos. Outra vantagem dessa posição dos pés é a de evitar o uso da embreagem durante uma curva. Porque usar a embreagem numa curva diminui bastante a aderência do carro com o solo.

De acordo com o supervisor técnico de Automotiva do Senai do Rio de Janeiro, Edilson Caldas, conduzir o veículo com o pé na embreagem pode deixar o carro sem ela, de uma hora para a outra.

Sim, é possível. Mas o risco de você danificar sua caixa de câmbio não compensa a artimanha.

Em uma subida, o motorista deve aplicar a primeira marcha; na descida, a ré. Método para ambos os cenários: pise no acelerador – e na embreagem – de maneira constante, sem encostar no freio. Assim, você terá encontrado o ponto ideal de controle quando o veículo permanecer parado.

Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.