Qual o segredo para passar na baliza?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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Engate a ré e comece a movimentar o veículo; Deixe o carro andar até que o seu farol dianteiro esteja alinhado ao para-choque traseiro do carro da frente; Vire o volante no sentido contrário; Por fim, coloque a primeira marcha e dê uma ajeitadinha.

Atenção na posição para começar a baliza
Um dos segredos para uma boa baliza é começar na posição certa. Para isso, você deve alinhar o seu carro com o veículo da frente, com o seu posicionado um pouco a frente. Dessa forma, as chances acertar o movimento ficam maiores.

É importante, também, lembrar-se de sinalizar o início da baliza, acionando a seta na direção em que você irá estacionar.
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  1. 1º Passo: alinhar o carro.
  2. 2º Passo: regular os espelhos.
  3. 3º Passo: girar o volante para o lado da vaga.
  4. 4º Passo: entrar na vaga.
  5. 5º Passo: desvirar o volante.
  6. 6º Passo: ajustar o veículo à vaga.

Quais são os 4 pontos da baliza?

  • Sinalização com seta e braço;
  • Alinhamento do carro e truque do retrovisor;
  • Entrada e estacionamento na vaga;
  • Finalização com alinhamento do carro.

Como a baliza requer habilidade para avaliar o espaço disponível, manobrar o veículo e coordenar a velocidade, tudo isso ao mesmo tempo, não se vai ter o resultado esperado se ela não for bem orientada e supervisionada", explica. A somatória de pequenas falhas também pode levar ao revés.

Quinto passo na baliza
na maioria das vezes, quem está fazendo a baliza, fica olhando somente para trás e pelo retrovisor direito, tentando ver a distância da roda do seu carro em relação ao meio-fio.

Mas a dica é simples: caso seu veículo seja com direção hidráulica, é necessário dar uma volta e meia (1,5) no volante; já se o carro for sem a direção hidráulica, é necessário dar duas (2) voltas completas no volante. Tome sempre muito cuidado para não encostar no meio fio, nem nos outros veículos do seu entorno.

Esquecer de acionar a seta para indicar mudança de direção
Não sinalizar uma manobra ou conversão no exame vai te custar 3 pontos preciosos, ou seja, você não poderá cometer mais nenhuma outra falta no exame.

Não colocar o veículo na área balizada, em no máximo três tentativas, no tempo estabelecido (2 minutos). Avançar sobre o balizamento demarcado ao estacionar veículo em vaga. Transitar em contramão de direção. Não completar a realização de todas as etapas do exame.

No seu exame você será reprovado se: cometer uma das faltas eliminatórias; somar mais de 3 pontos em faltas graves (3 pontos), média (2 pontos) e leve (1 ponto).

A contagem do tempo começa quando a frente do carro alcança o primeiro balizador. Dentro desse tempo, cada candidato pode fazer até três tentativas de baliza, ou seja, ele pode realizar até três deslocamentos em marcha ré. Cada vez que ele engatar a ré, o examinador irá contar uma tentativa.

Segundo, sempre sinalize que você vai parar o carro; para isso, ligue a seta que indica o lado que você vai estacionar (seta para cima – seta para a direita, e para baixo – seta para a esquerda). Seta do lado direito do carro ligada (indicando que você vai parar à direita da via).

Em uma subida, o motorista deve aplicar a primeira marcha; na descida, a ré. Método para ambos os cenários: pise no acelerador – e na embreagem – de maneira constante, sem encostar no freio. Assim, você terá encontrado o ponto ideal de controle quando o veículo permanecer parado.

O tempo máximo para fazer cada uma das manobras é de cinco minutos, com no máximo três tentativas. O candidato será eliminado da prova de baliza se somar 5 pontos ou mais em faltas.

É importante girar o volante totalmente para o lado esquerdo antes de chegar no limite da vaga com o veículo. O ideal é que a distância entre um carro e outro seja de aproximadamente 20 centímetros.

Passo 1: Comece a baliza alinhando o carro
Quando o examinador solicitar a baliza, pare o carro um pouco adiante do veículo estacionado na frente da vaga. Utilize os retrovisores como referência para o alinhamento entre o seu carro e o veículo ao seu lado.