Pode olhar para trás na hora da baliza?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
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na maioria das vezes, quem está fazendo a baliza, fica olhando somente para trás e pelo retrovisor direito, tentando ver a distância da roda do seu carro em relação ao meio-fio.

Faltas na prova do Detran que podem reprovar
Ultrapassar o limite de três tentativas no tempo estabelecido para fazer a baliza (falta eliminatória); Não colocar o cinto de segurança (falta grave); Não sinalizar manobra com antecedência (falta grave); Não dar preferência ao pedestre (falta grave);

Como a baliza requer habilidade para avaliar o espaço disponível, manobrar o veículo e coordenar a velocidade, tudo isso ao mesmo tempo, não se vai ter o resultado esperado se ela não for bem orientada e supervisionada", explica. A somatória de pequenas falhas também pode levar ao revés.

A última e melhor dica para perder o medo da baliza é começar treinando em ruas menos movimentas, com um trânsito mais tranquilo. Assim você não se preocupará com a pressão de liberar a via logo para os demais carros, ou então com outras pessoas comentando o quanto você demora para fazer uma baliza.

O tempo máximo para fazer cada uma das manobras é de cinco minutos, com no máximo três tentativas. O candidato será eliminado da prova de baliza se somar 5 pontos ou mais em faltas.

A contagem do tempo começa quando a frente do carro alcança o primeiro balizador. Dentro desse tempo, cada candidato pode fazer até três tentativas de baliza, ou seja, ele pode realizar até três deslocamentos em marcha ré. Cada vez que ele engatar a ré, o examinador irá contar uma tentativa.

Finalize a baliza passo a passo alinhando o carro
Por fim, alinhe o carro adequadamente na vaga com a distância correta entre o carro da frente e o de trás. Tenha cuidado com a embreagem para não deixar o veículo “morrer”. Lembre-se também que ele deve ficar cerca de 20 cm de distância da calçada ao finalizar a baliza.

Avance pelos cones e pare o carro depois deles, com a direção em linha reta. Ligue a seta para a direita e dê o sinal de braço. Engrene a marcha à ré e movimente o carro devagar, mantendo a direção em linha reta, até a marcação do cone da baliza aparecer no vidro do passageiro (cabo verde em frente à porta branca).

Num carro com direção hidráulica, faz-se uma volta e meia no volante e, no sem direção hidráulica, duas voltas.

O primeiro passo será alinhar o seu carro de forma paralela ao veículo da frente, lado a lado. Com os retrovisores alinhados, acelere levemente, sem pisar forte no acelerador.

Esquecer de acionar a seta para indicar mudança de direção
Não sinalizar uma manobra ou conversão no exame vai te custar 3 pontos preciosos, ou seja, você não poderá cometer mais nenhuma outra falta no exame.

Segundo, sempre sinalize que você vai parar o carro; para isso, ligue a seta que indica o lado que você vai estacionar (seta para cima – seta para a direita, e para baixo – seta para a esquerda). Seta do lado direito do carro ligada (indicando que você vai parar à direita da via).

Em uma subida, o motorista deve aplicar a primeira marcha; na descida, a ré. Método para ambos os cenários: pise no acelerador – e na embreagem – de maneira constante, sem encostar no freio. Assim, você terá encontrado o ponto ideal de controle quando o veículo permanecer parado.

É muito importante que você se mantenha tranquilo, se alimente adequadamente e organize seu tempo. Evite possíveis imprevistos ou aborrecimentos e chegue com ANTECEDÊNCIA. Já na área de exame, acomode-se num local mais reservado – fuja de conversas paralelas que possam desencadear emoções apreensivas.

3 PONTOS

Pelas normas do Detran, o limite de pontos da prova prática é de 3 PONTOS. Portanto, todos os candidatos que ultrapassarem essa cota ou cometerem uma falta eliminatória, são reprovados.

Usando somente os pedais
Para sair, coloque a primeira marcha e em seguida solte a embreagem devagar até sentir o carro trepidar. Quando sentir este movimento pare de soltar a embreagem e mantenha o pé parado. Na sequência, solte o freio devagar e verifique se o carro permanece parado.

Ao avistar a vaga entre dois carros, pare-o paralelamente com da frente, de modo que os retrovisores fiquem alinhados. A distância entre os veículos deve ser de, mais ou menos, um braço. Feito isso, engate a marcha ré e vire todo o volante para o lado que pretende estacionar.