Qual o significado da palavra fluvial e pluvial?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Os nomes podem ser parecidos, mas os significados são bem diferentes. Pode até parecer a mesma coisa, mas água pluvial e água fluvial são coisas bem diferentes. A água pluvial é a água da chuva, enquanto que a água fluvial é relativa ou própria de rio.

Deriva de uma fonte Indo-Europeia pleu-, “agitar a água”. Em linguagem atual ela também gerou pluvial, “referente à chuva”.

“Fluvial” vem do latim “fluvialis”, por sua vez derivado de “fluvius, -ii”, que significa “rio” (o gentílico “fluminense”, relativo ao estado do Rio de Janeiro, tem origem semelhante, derivando do latim "flumen, -inis", que significa igualmente "rio").

O que é um sistema de drenagem de águas pluviais? Também conhecido como drenagem urbana, se trata justamente de um processo de controle e gerenciamento das águas da chuva. Seu principal objetivo é minimizar os problemas que esse excesso de água pode causar, como os deslizamentos de encostas e enchentes.

Quando a variação da quantidade de água de um determinado rio (cheias e vazantes) é proveniente das águas das precipitações, o processo é chamado de regime pluvial. Quando a oscilação do volume das águas acontece em razão do processo de derretimento de geleiras, tal fenômeno é denominado de regime nival.

4 sinônimos de fluvial para 1 sentido da palavra fluvial: Relativo ou próprio de rio: 1 fluminense, flumíneo, fluviano, fluviátil.

O transporte fluvial move cargas e passageiros através de vias navegáveis, como rios, lagos naturais, canais e reservatórios artificiais. É uma solução de transporte muito antiga, visto que as únicas maneiras que as pessoas tinham para se locomover era por terra ou água.

O turismo fluvial é uma modalidade da atividade turística que se desenvolve em ambientes aquáticos como rios e mares, canais e lagos mediante ao tráfego em embarcações.

Recipiente para coletar águas pluviais de áreas abertas como: calçadas, estacionamentos, garagens áreas de trabalhos e lavanderias residenciais, industriais ou comerciais e conduzi-los ao ramal principal.

A prática é proibida, pois danifica o sistema de afastamento do esgoto e interfere nas estações de tratamento.

A palavra fluvial tem sua origem na palavra latina fluvialis, devendo assim ser escrita com fl.

Um porto que está localizado à beira de um oceano ou de um mar é constantemente chamado de porto marítimo, como e a beira de um rio ou estuário é chamado um porto fluvial.

O transporte marítimo é o que utiliza como vias de passagem os mares abertos, para o transporte de mercadorias e de passageiros. O transporte fluvial usa os lagos e rios. Como o transporte marítimo representa a grande maioria do transporte aquático, muitas vezes é usada esta denominação como sinônimo.

Civilizações fluviais são as civilizações que tiveram sua origem graças aos rios. Como exemplo de civilização fluvial temos a Mesopotâmia. O nome Mesopotâmia é de origem grega e significa "entre rios", já que está situada entre os rios Tigre e Eufrates.

Depois de captada pelas galerias pluviais, essa água é lançada em cursos d'água. Por ser simplesmente água pluvial, ela não passa por nenhum tratamento antes de ser direcionada para a natureza. Justamente por isso, é importante destacar que não é permitido que a água da chuva e o esgoto se misturem.

As lagoas pluviais funcionam como bacias de retenção e recebem o escoamento superficial por drenagens naturais ou tradicionais. Uma característica dessas estruturas é que uma parte da água pluvial captada permanece retida entre os eventos de precipitação das chuvas.

As valas serão escavadas em formato retangular com largura mínima de 60 centímetros e profundidade mínima de 80 centímetros.